“Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candau, Vera Maria Ferrão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21230
Resumo: A ampla produção do sociólogo português Boaventura Sousa Santos tem impactado diferentes áreas do conhecimento, assim como movimentos de iniciativa de diversos atores sociais, orientados a promover processos de transformação social e construção democrática. Consideramos que suas contribuições são de especial relevância para o debate sobre as questões educativas na sociedade atual. É neste horizonte que se situa o presente trabalho que tem por objetivo identificar aspectos especialmente mobilizadores -“ideias-força”- do seu pensamento para se aprofundar, tanto teórica como praticamente, na perspectiva da educação intercultural crítica. Está estruturado em três partes que mutuamente se exigem: uma reflexão sobre a expressão “ideias-força”, as principais tendências da educação intercultural hoje na América Latina e a apresentação de algumas das “ideias-força” do pensamento de Boaventura que permitem aprofundar e ampliar a discussão sobre a educação intercultural na perspectiva crítica. 
id UFMG-5_6904a11810f2711bd1ac75026cfb7402
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21230
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação InterculturalEducação InterculturalBoaventura Sousa Santos“ideias-força”igualdade -diferençaecologia de saberes.A ampla produção do sociólogo português Boaventura Sousa Santos tem impactado diferentes áreas do conhecimento, assim como movimentos de iniciativa de diversos atores sociais, orientados a promover processos de transformação social e construção democrática. Consideramos que suas contribuições são de especial relevância para o debate sobre as questões educativas na sociedade atual. É neste horizonte que se situa o presente trabalho que tem por objetivo identificar aspectos especialmente mobilizadores -“ideias-força”- do seu pensamento para se aprofundar, tanto teórica como praticamente, na perspectiva da educação intercultural crítica. Está estruturado em três partes que mutuamente se exigem: uma reflexão sobre a expressão “ideias-força”, as principais tendências da educação intercultural hoje na América Latina e a apresentação de algumas das “ideias-força” do pensamento de Boaventura que permitem aprofundar e ampliar a discussão sobre a educação intercultural na perspectiva crítica. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21230Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21230/30443https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21230/17151Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCandau, Vera Maria Ferrão2023-05-30T13:19:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21230Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:19:18Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural
title “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural
spellingShingle “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural
Candau, Vera Maria Ferrão
Educação Intercultural
Boaventura Sousa Santos
“ideias-força”
igualdade -diferença
ecologia de saberes.
title_short “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural
title_full “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural
title_fullStr “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural
title_full_unstemmed “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural
title_sort “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural
author Candau, Vera Maria Ferrão
author_facet Candau, Vera Maria Ferrão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candau, Vera Maria Ferrão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Intercultural
Boaventura Sousa Santos
“ideias-força”
igualdade -diferença
ecologia de saberes.
topic Educação Intercultural
Boaventura Sousa Santos
“ideias-força”
igualdade -diferença
ecologia de saberes.
description A ampla produção do sociólogo português Boaventura Sousa Santos tem impactado diferentes áreas do conhecimento, assim como movimentos de iniciativa de diversos atores sociais, orientados a promover processos de transformação social e construção democrática. Consideramos que suas contribuições são de especial relevância para o debate sobre as questões educativas na sociedade atual. É neste horizonte que se situa o presente trabalho que tem por objetivo identificar aspectos especialmente mobilizadores -“ideias-força”- do seu pensamento para se aprofundar, tanto teórica como praticamente, na perspectiva da educação intercultural crítica. Está estruturado em três partes que mutuamente se exigem: uma reflexão sobre a expressão “ideias-força”, as principais tendências da educação intercultural hoje na América Latina e a apresentação de algumas das “ideias-força” do pensamento de Boaventura que permitem aprofundar e ampliar a discussão sobre a educação intercultural na perspectiva crítica. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21230
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21230
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21230/30443
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21230/17151
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 32 n. 1 (2016)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121780768769