Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Claudio de Paiva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21115
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo revisitar o conceito de autonomia no contexto de ensino-aprendizagem de línguas e discutir, à luz da teoria complexidade, a noção de autonomia como sistema adaptativo complexo. Para contextualizar as discussões aqui propostas, começo este artigo com uma descrição do cenário brasileiro em pesquisas sobre autonomia no ensino-aprendizagem de línguas e, depois, discuto a noção de autonomia subjacente a quatro importantes teorias de aquisição de segunda língua. Em seguida, apresento as diferentes definições existentes na literatura para o termo autonomia e, com base nos pressupostos teóricos da teoria da complexidade, focalizo a visão de autonomia como sistema adaptativo complexo. Por fim, teço algumas considerações importantes para repensarmos a questão da autonomia no ensino-aprendizagem de línguas.
id UFMG-5_6ac1dfc0ce2bdd080a72b2b1b0eaad59
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21115
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexoautonomiaensino-aprendizagem de línguascomplexidadeO presente trabalho tem por objetivo revisitar o conceito de autonomia no contexto de ensino-aprendizagem de línguas e discutir, à luz da teoria complexidade, a noção de autonomia como sistema adaptativo complexo. Para contextualizar as discussões aqui propostas, começo este artigo com uma descrição do cenário brasileiro em pesquisas sobre autonomia no ensino-aprendizagem de línguas e, depois, discuto a noção de autonomia subjacente a quatro importantes teorias de aquisição de segunda língua. Em seguida, apresento as diferentes definições existentes na literatura para o termo autonomia e, com base nos pressupostos teóricos da teoria da complexidade, focalizo a visão de autonomia como sistema adaptativo complexo. Por fim, teço algumas considerações importantes para repensarmos a questão da autonomia no ensino-aprendizagem de línguas.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21115Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21115/17000Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Claudio de Paiva2023-05-29T14:38:29Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21115Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:29Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo
title Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo
spellingShingle Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo
Franco, Claudio de Paiva
autonomia
ensino-aprendizagem de línguas
complexidade
title_short Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo
title_full Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo
title_fullStr Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo
title_full_unstemmed Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo
title_sort Autonomia no ensino-aprendizagem de línguas: um sistema adaptativo complexo
author Franco, Claudio de Paiva
author_facet Franco, Claudio de Paiva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Claudio de Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv autonomia
ensino-aprendizagem de línguas
complexidade
topic autonomia
ensino-aprendizagem de línguas
complexidade
description O presente trabalho tem por objetivo revisitar o conceito de autonomia no contexto de ensino-aprendizagem de línguas e discutir, à luz da teoria complexidade, a noção de autonomia como sistema adaptativo complexo. Para contextualizar as discussões aqui propostas, começo este artigo com uma descrição do cenário brasileiro em pesquisas sobre autonomia no ensino-aprendizagem de línguas e, depois, discuto a noção de autonomia subjacente a quatro importantes teorias de aquisição de segunda língua. Em seguida, apresento as diferentes definições existentes na literatura para o termo autonomia e, com base nos pressupostos teóricos da teoria da complexidade, focalizo a visão de autonomia como sistema adaptativo complexo. Por fim, teço algumas considerações importantes para repensarmos a questão da autonomia no ensino-aprendizagem de línguas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21115
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21115/17000
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 3 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121245995008