Complexidade e aprendizagem de falantes brasileiros de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Claudio de Paiva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/11994
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma retrospectiva das principais abordagens de ensino de línguas – da teoria behaviorista de aprendizagem até a proposta fundamentada na Teoria da Complexidade. Para tal, utilizo excertos de narrativas de aprendizagem de falantes brasileiros de inglês para mostrar evidências dos princípios subjacentes a essas abordagens. Argumento que as teorias que tentam descrever o processo de aprendizagem de línguas se dedicam apenas à descrição de partes de um sistema que deve ser entendido como um fenômeno complexo. Ao apresentar a aprendizagem de línguas, a partir da Complexidade e na perspectiva do aprendiz, podemos entender o desenvolvimento da língua como um todo, descartando a adoção de teorias reducionistas.
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