Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43122 |
Resumo: | By the setting up of the indigenous schools in Minas Gerais, a new institutional reality was created the indigenous school and the indigenous teachers are part of the state educational system. This paper discusses some aspects of the theoretical approach of the research which is investigating this new institutional reality, in which the Xakriabá schools are the empirical field of investigation. It focuses the concept of culture in its different uses in educational research, in particular in those on the culture of the school and the school performance of minority children. Two directions for the analysis are pointed out: the need to take the school contexts as socio historical constructions and the importance of taking into account the cultural frame of reference production by the communities in the schooling process. |
id |
UFMG-5_6e7c1ae73c3843f42888d21b579a0c38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/43122 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas XakriabáCultura EscolarEducação IndígenaProfessores XakriabáBy the setting up of the indigenous schools in Minas Gerais, a new institutional reality was created the indigenous school and the indigenous teachers are part of the state educational system. This paper discusses some aspects of the theoretical approach of the research which is investigating this new institutional reality, in which the Xakriabá schools are the empirical field of investigation. It focuses the concept of culture in its different uses in educational research, in particular in those on the culture of the school and the school performance of minority children. Two directions for the analysis are pointed out: the need to take the school contexts as socio historical constructions and the importance of taking into account the cultural frame of reference production by the communities in the schooling process.Com a implementação do Programa de Implantação das Escolas Indígenas em Minas Gerais, foi consolidada uma nova realidade institucional: as escolas indígenas fazem parte da rede estadual de ensino, assim como os professores indígenas são contratados pelo Estado. Nesse artigo, nos propomos a discutir alguns aspectos da abordagem teórica do projeto de pesquisa que se propõe a investigar esta nova realidade institucional, tomando as escolas Xakriabá como campo empírico de investigação. Focos da discussão é o conceito de cultura e suas diferentes utilizações na pesquisa em educação, em particular nas investigações sobre a cultura escolar e sobre o desempenho de alunos das minorias. Duas as direções apontadas para a análise: a necessidade de se tomar os contextos escolares como construções sócio-históricas e a importância de se considerar a elaboração cultural produzida pelas comunidades e pelos diferentes sujeitos no processo de escolarização.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43122Educação em Revista ; v. 16 n. NUMEROESPECIAL (2000): Edição 131982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43122/33223Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Ana Maria Rabelo2023-05-29T13:43:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/43122Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:43:13Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá |
title |
Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá |
spellingShingle |
Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá Gomes, Ana Maria Rabelo Cultura Escolar Educação Indígena Professores Xakriabá |
title_short |
Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá |
title_full |
Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá |
title_fullStr |
Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá |
title_full_unstemmed |
Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá |
title_sort |
Produção e reprodução da cultura escolar: algumas delimitações para a Análise da experiência dos Professores indígenas Xakriabá |
author |
Gomes, Ana Maria Rabelo |
author_facet |
Gomes, Ana Maria Rabelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Ana Maria Rabelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Escolar Educação Indígena Professores Xakriabá |
topic |
Cultura Escolar Educação Indígena Professores Xakriabá |
description |
By the setting up of the indigenous schools in Minas Gerais, a new institutional reality was created the indigenous school and the indigenous teachers are part of the state educational system. This paper discusses some aspects of the theoretical approach of the research which is investigating this new institutional reality, in which the Xakriabá schools are the empirical field of investigation. It focuses the concept of culture in its different uses in educational research, in particular in those on the culture of the school and the school performance of minority children. Two directions for the analysis are pointed out: the need to take the school contexts as socio historical constructions and the importance of taking into account the cultural frame of reference production by the communities in the schooling process. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43122 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/43122/33223 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 16 n. NUMEROESPECIAL (2000): Edição 13 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125734948864 |