O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44682 |
Resumo: | Este artigo tem por objeto o estudo do acontecimento do ensino da leitura, em suas relações com as condições de possiblidade em que esse ensino se dá. Para isso, analisa-se a prática de estudo de textos que se realiza no ensino de Português, no segundo segmento do 1° grau. Tal análise permite concluir, por um lado, que as condições de possibilidade no ensino da leitura na escola permitem não a emergência do ensino da leitura, mas a emergência do ensino de uma mobilidade de leitura e de outros objetos, e, por outro lado e consequentemente, que a transformação do ensino da leitura é função não apenas de uma transformação no modo de conceber a leitura, mas ainda de uma transformação de suas condições de possibilidade. |
id |
UFMG-5_6f6ce0b9d6723df98d90451b2c5e82d4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/44682 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolaresEnsinoLeituraEste artigo tem por objeto o estudo do acontecimento do ensino da leitura, em suas relações com as condições de possiblidade em que esse ensino se dá. Para isso, analisa-se a prática de estudo de textos que se realiza no ensino de Português, no segundo segmento do 1° grau. Tal análise permite concluir, por um lado, que as condições de possibilidade no ensino da leitura na escola permitem não a emergência do ensino da leitura, mas a emergência do ensino de uma mobilidade de leitura e de outros objetos, e, por outro lado e consequentemente, que a transformação do ensino da leitura é função não apenas de uma transformação no modo de conceber a leitura, mas ainda de uma transformação de suas condições de possibilidade.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44682Educação em Revista ; v. 8 n. 15 (1992): Vol 8 n. 15 (1992)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44682/36774Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess Antonio Augusto Gomes Batista2023-05-29T13:13:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/44682Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:13:30Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares |
title |
O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares |
spellingShingle |
O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares Antonio Augusto Gomes Batista Ensino Leitura |
title_short |
O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares |
title_full |
O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares |
title_fullStr |
O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares |
title_full_unstemmed |
O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares |
title_sort |
O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares |
author |
Antonio Augusto Gomes Batista |
author_facet |
Antonio Augusto Gomes Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio Augusto Gomes Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Leitura |
topic |
Ensino Leitura |
description |
Este artigo tem por objeto o estudo do acontecimento do ensino da leitura, em suas relações com as condições de possiblidade em que esse ensino se dá. Para isso, analisa-se a prática de estudo de textos que se realiza no ensino de Português, no segundo segmento do 1° grau. Tal análise permite concluir, por um lado, que as condições de possibilidade no ensino da leitura na escola permitem não a emergência do ensino da leitura, mas a emergência do ensino de uma mobilidade de leitura e de outros objetos, e, por outro lado e consequentemente, que a transformação do ensino da leitura é função não apenas de uma transformação no modo de conceber a leitura, mas ainda de uma transformação de suas condições de possibilidade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44682 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44682 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44682/36774 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 8 n. 15 (1992): Vol 8 n. 15 (1992) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711126102999040 |