Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42718 |
Resumo: | Este estudo discute a pro- blemática que envolv# o aperfeiçoamento de, professores de Física de 2º Grata. Para isso, analisa-se o CEDEEN .(Curso de Especialização de Decentes e Especialistas da Escola Normal), desenvolvido nos anos 1984 e 1985 em Belo Horizonte, num convênio entre a Secretaria de: Estado da Educação de Minas Gerais e a Faculdade de Educação da Uni- versidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse Curso constituiu uma das etapas do Projeto CEFAM (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do: Magistério), que teve origem no MEC. Envolveu cerca de 600 professores-alunos de 31 escolas estaduais, de diversas regiões do Estado, e cerca de 160 professores-docentes de várias Unidades da UFMG. Este estudo :analisa a tra- jetória do CEDEEN, através da fala dos professores-alunos: da disciplina de Física, de pessoas da Coordenação e dos professores-docentes da Parte Pedagógica e da Parte Específica de Física, comparando os objetivos do Curso com os resultados alcançados. Procurou-se identificar quais foram as mudanças na prática pedagógica dos professores-alunos de Física após o Curso; e qual foi a concepção de ensino de Física por eles assumida. Finalmente, inferem- se algumas lições deste estudo para o desenvolvimento de uma proposta de cursos de aperfeiçoamento de professores de Física de 2º Grau. |
id |
UFMG-5_8372e58af0b23384af7e8d72029a9424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42718 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de casoProfessoresFísica2°grauEste estudo discute a pro- blemática que envolv# o aperfeiçoamento de, professores de Física de 2º Grata. Para isso, analisa-se o CEDEEN .(Curso de Especialização de Decentes e Especialistas da Escola Normal), desenvolvido nos anos 1984 e 1985 em Belo Horizonte, num convênio entre a Secretaria de: Estado da Educação de Minas Gerais e a Faculdade de Educação da Uni- versidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse Curso constituiu uma das etapas do Projeto CEFAM (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do: Magistério), que teve origem no MEC. Envolveu cerca de 600 professores-alunos de 31 escolas estaduais, de diversas regiões do Estado, e cerca de 160 professores-docentes de várias Unidades da UFMG. Este estudo :analisa a tra- jetória do CEDEEN, através da fala dos professores-alunos: da disciplina de Física, de pessoas da Coordenação e dos professores-docentes da Parte Pedagógica e da Parte Específica de Física, comparando os objetivos do Curso com os resultados alcançados. Procurou-se identificar quais foram as mudanças na prática pedagógica dos professores-alunos de Física após o Curso; e qual foi a concepção de ensino de Física por eles assumida. Finalmente, inferem- se algumas lições deste estudo para o desenvolvimento de uma proposta de cursos de aperfeiçoamento de professores de Física de 2º Grau.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42718Educação em Revista ; v. 6 n. 11 (1990): Edição 061982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42718/32569Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPanzera, Arjuna Casteli2023-05-29T12:59:31Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42718Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T12:59:31Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso |
title |
Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso |
spellingShingle |
Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso Panzera, Arjuna Casteli Professores Física 2°grau |
title_short |
Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso |
title_full |
Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso |
title_fullStr |
Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso |
title_sort |
Aperfeiçoamento de professores de física do 2º Grau: um estudo de caso |
author |
Panzera, Arjuna Casteli |
author_facet |
Panzera, Arjuna Casteli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Panzera, Arjuna Casteli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Física 2°grau |
topic |
Professores Física 2°grau |
description |
Este estudo discute a pro- blemática que envolv# o aperfeiçoamento de, professores de Física de 2º Grata. Para isso, analisa-se o CEDEEN .(Curso de Especialização de Decentes e Especialistas da Escola Normal), desenvolvido nos anos 1984 e 1985 em Belo Horizonte, num convênio entre a Secretaria de: Estado da Educação de Minas Gerais e a Faculdade de Educação da Uni- versidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Esse Curso constituiu uma das etapas do Projeto CEFAM (Centro de Formação e Aperfeiçoamento do: Magistério), que teve origem no MEC. Envolveu cerca de 600 professores-alunos de 31 escolas estaduais, de diversas regiões do Estado, e cerca de 160 professores-docentes de várias Unidades da UFMG. Este estudo :analisa a tra- jetória do CEDEEN, através da fala dos professores-alunos: da disciplina de Física, de pessoas da Coordenação e dos professores-docentes da Parte Pedagógica e da Parte Específica de Física, comparando os objetivos do Curso com os resultados alcançados. Procurou-se identificar quais foram as mudanças na prática pedagógica dos professores-alunos de Física após o Curso; e qual foi a concepção de ensino de Física por eles assumida. Finalmente, inferem- se algumas lições deste estudo para o desenvolvimento de uma proposta de cursos de aperfeiçoamento de professores de Física de 2º Grau. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42718 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42718/32569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 6 n. 11 (1990): Edição 06 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125702443009 |