O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reste, Carmen Domingues
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216
Resumo: Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo.Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3.º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica, como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.
id UFMG-5_8440fa1d0e002d0ebcc8f4d3175693fa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21216
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativaEntrevistaInvestigação QualitativaRepresentações SociaisEscola ReflexivaEducação InterculturalSubjaz a este artigo uma tese de doutoramento, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo.Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3.º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica, como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216/17137Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReste, Carmen Domingues2023-05-30T13:06:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21216Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:06:57Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa
title O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa
spellingShingle O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa
Reste, Carmen Domingues
Entrevista
Investigação Qualitativa
Representações Sociais
Escola Reflexiva
Educação Intercultural
title_short O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa
title_full O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa
title_fullStr O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa
title_full_unstemmed O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa
title_sort O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa
author Reste, Carmen Domingues
author_facet Reste, Carmen Domingues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reste, Carmen Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Entrevista
Investigação Qualitativa
Representações Sociais
Escola Reflexiva
Educação Intercultural
topic Entrevista
Investigação Qualitativa
Representações Sociais
Escola Reflexiva
Educação Intercultural
description Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo.Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3.º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica, como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216/17137
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121765040128