O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216 |
Resumo: | Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo.Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3.º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica, como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola. |
id |
UFMG-5_8440fa1d0e002d0ebcc8f4d3175693fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21216 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativaEntrevistaInvestigação QualitativaRepresentações SociaisEscola ReflexivaEducação InterculturalSubjaz a este artigo uma tese de doutoramento, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo.Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3.º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica, como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216/17137Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReste, Carmen Domingues2023-05-30T13:06:57Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21216Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:06:57Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa |
title |
O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa |
spellingShingle |
O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa Reste, Carmen Domingues Entrevista Investigação Qualitativa Representações Sociais Escola Reflexiva Educação Intercultural |
title_short |
O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa |
title_full |
O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa |
title_fullStr |
O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa |
title_full_unstemmed |
O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa |
title_sort |
O potencial da entrevista em contexto educativo - uma experiência investigativa |
author |
Reste, Carmen Domingues |
author_facet |
Reste, Carmen Domingues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reste, Carmen Domingues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Entrevista Investigação Qualitativa Representações Sociais Escola Reflexiva Educação Intercultural |
topic |
Entrevista Investigação Qualitativa Representações Sociais Escola Reflexiva Educação Intercultural |
description |
Subjaz a este artigo uma tese de doutoramento, recentemente concluída, que usa as representações sociais como formas de conhecimento prático que permitem a compreensão do campo educativo.Esse estudo desenvolveu-se de acordo com uma metodologia qualitativa e o instrumento principal de recolha de dados foi a entrevista individual, semiestruturada, não interventiva. Os sujeitos principais foram alunos de uma escola do Ensino Secundário com 3.º Ciclo. Os resultados que aqui apresentamos mostram-nos como a mera participação no processo de recolha de dados levou os participantes a uma metarreflexão potenciadora tanto de uma transição epistemológica, como de uma transição ecológica, assumindo-se como agentes conscientes e ativos de mudança na escola. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21216/17137 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121765040128 |