Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reste, Carmen Domingues
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Ançã, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/706
Resumo: O presente trabalho apresenta alguns dados do estudo exploratório de um projeto de doutoramento, em curso, sobre representações sociais recíprocas entre alunos estrangeiros e alunos autóctones. Este projeto de investigação e intervenção está a ser desenvolvido no Laboratório de Investigação em Educação em Português/Linha 2 (LEIP). A recolha de dados daquele estudo exploratório, de cariz qualitativo, decorreu entre janeiro e abril de 2010 e o seu principal objetivo foi analisar a complexidade interna inerente à presença de jovens estrangeiros na escola portuguesa, de modo a descobrir pistas de reflexão para um futuro projeto de intervenção. Ficou constatado que o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) como fator de integração é um aspecto onde se verificam, globalmente, boas práticas. Todavia, existe na escola uma coexistência de alunos com percursos linguísticos e culturais diversos que não parece ser valorizada de forma a proporcionar uma interação ou enriquecimento mútuo, sendo de referir, pontualmente, alguns casos em que essa presença é considerada prejudicial. Estas constatações levam-nos a defender um compromisso ético com o Outro, a consciência da incompletude cultural e a descoberta de que a diferença, existente em cada um de nós, não é mais importante que a pessoa humana que lhe subjaz.
id UESB-7_03aabb79687793eb6b06cdf0dbea289e
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/706
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?Educação InterculturalLíngua PortuguesaRepresentações SociaisO presente trabalho apresenta alguns dados do estudo exploratório de um projeto de doutoramento, em curso, sobre representações sociais recíprocas entre alunos estrangeiros e alunos autóctones. Este projeto de investigação e intervenção está a ser desenvolvido no Laboratório de Investigação em Educação em Português/Linha 2 (LEIP). A recolha de dados daquele estudo exploratório, de cariz qualitativo, decorreu entre janeiro e abril de 2010 e o seu principal objetivo foi analisar a complexidade interna inerente à presença de jovens estrangeiros na escola portuguesa, de modo a descobrir pistas de reflexão para um futuro projeto de intervenção. Ficou constatado que o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) como fator de integração é um aspecto onde se verificam, globalmente, boas práticas. Todavia, existe na escola uma coexistência de alunos com percursos linguísticos e culturais diversos que não parece ser valorizada de forma a proporcionar uma interação ou enriquecimento mútuo, sendo de referir, pontualmente, alguns casos em que essa presença é considerada prejudicial. Estas constatações levam-nos a defender um compromisso ético com o Outro, a consciência da incompletude cultural e a descoberta de que a diferença, existente em cada um de nós, não é mais importante que a pessoa humana que lhe subjaz.Edições UESB2013-01-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/706Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 31-55Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 31-55Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 31-552178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/706/592Reste, Carmen DominguesAnçã, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-22T23:02:13Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/706Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-03-22T23:02:13Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?
title Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?
spellingShingle Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?
Reste, Carmen Domingues
Educação Intercultural
Língua Portuguesa
Representações Sociais
title_short Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?
title_full Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?
title_fullStr Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?
title_full_unstemmed Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?
title_sort Diversidade linguística e cultural na escola “fraqueza” ou “riqueza”?
author Reste, Carmen Domingues
author_facet Reste, Carmen Domingues
Ançã, Maria Helena
author_role author
author2 Ançã, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reste, Carmen Domingues
Ançã, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Intercultural
Língua Portuguesa
Representações Sociais
topic Educação Intercultural
Língua Portuguesa
Representações Sociais
description O presente trabalho apresenta alguns dados do estudo exploratório de um projeto de doutoramento, em curso, sobre representações sociais recíprocas entre alunos estrangeiros e alunos autóctones. Este projeto de investigação e intervenção está a ser desenvolvido no Laboratório de Investigação em Educação em Português/Linha 2 (LEIP). A recolha de dados daquele estudo exploratório, de cariz qualitativo, decorreu entre janeiro e abril de 2010 e o seu principal objetivo foi analisar a complexidade interna inerente à presença de jovens estrangeiros na escola portuguesa, de modo a descobrir pistas de reflexão para um futuro projeto de intervenção. Ficou constatado que o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (LP) como fator de integração é um aspecto onde se verificam, globalmente, boas práticas. Todavia, existe na escola uma coexistência de alunos com percursos linguísticos e culturais diversos que não parece ser valorizada de forma a proporcionar uma interação ou enriquecimento mútuo, sendo de referir, pontualmente, alguns casos em que essa presença é considerada prejudicial. Estas constatações levam-nos a defender um compromisso ético com o Outro, a consciência da incompletude cultural e a descoberta de que a diferença, existente em cada um de nós, não é mais importante que a pessoa humana que lhe subjaz.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/706
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/706/592
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 8 n. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 31-55
Práxis Educacional; Vol. 8 Núm. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 31-55
Práxis Educacional; Vol. 8 No. 13 (2012): Currículo e Prática Pedagógica; 31-55
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068815501099008