A avaliação no âmbito do conselho de classe nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Daniela Lemos
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Barros, Demir Vieira de, Souza, Elisângela Toledo de, Gomes, Luciana Graziela P., Gonçalves, Luciene Lima
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6736
Resumo: Este trabalho discursa sobre a Avaliação Escolar e o Conselho de Classe como instância avaliativa do trabalho pedagógico escolar. Considera que a prática da avaliação escolar emerge da concepção de educação. Tem como objetivo conhecer o processo de avaliação realizado pelos Conselhos Escolares de escolas do Distrito Federal e propor sugestões para que elas garantam o padrão de qualidade do ensino e a igualdade de condições de acesso e permanência do aluno na escola. É uma a pesquisa de caráter teórico e empírico. A pesquisa empírica foi realizada, utilizando-se de um questionário aberto, que foi respondido por vinte professores de cinco escolas do Distrito Federal. Da análise dos resultados e do que dizem os autores, como: Luckesi (1996, 1997, 2002, 2003); Perrenoud (1999) e outros, constatamos que a avaliação escolar costumava ser pensada e praticada em termos de seleção e classificação. No entanto, hoje pensamos em avaliação em termos de potencial para o aprendizado. Não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem. Esta é a razão pela qual avaliamos. A pesquisa mostrou que a prática da avaliação apresenta abordagens diferentes: a avaliação tradicional e a avaliação formativa. Neste sentido, o Conselho de Classe torna-se um espaço privilegiado da prática avaliativa, verdadeiramente formativa de caráter coletivo, baseando-se na perspectiva de interestruturação do conhecimento, entendendo a ação de avaliar como processual e reveladora das possibilidades de construção de um processo educativo mais rico, dinâmico e significativo.
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Da análise dos resultados e do que dizem os autores, como: Luckesi (1996, 1997, 2002, 2003); Perrenoud (1999) e outros, constatamos que a avaliação escolar costumava ser pensada e praticada em termos de seleção e classificação. No entanto, hoje pensamos em avaliação em termos de potencial para o aprendizado. Não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem. Esta é a razão pela qual avaliamos. A pesquisa mostrou que a prática da avaliação apresenta abordagens diferentes: a avaliação tradicional e a avaliação formativa. Neste sentido, o Conselho de Classe torna-se um espaço privilegiado da prática avaliativa, verdadeiramente formativa de caráter coletivo, baseando-se na perspectiva de interestruturação do conhecimento, entendendo a ação de avaliar como processual e reveladora das possibilidades de construção de um processo educativo mais rico, dinâmico e significativo.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-17T14:16:11Z No. of bitstreams: 1 40351037.pdf: 146327 bytes, checksum: bfe01b93916277d3f34b9d737f1290b2 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-17T14:16:11Z (GMT). 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