O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Neusa Denise Marques de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300
Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar o que pensam as equipes   diretivas escolares sobre o Atendimento Educacional Especializado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário. Participam da pesquisa 7 diretores(as), 8 supervisores(as)  e 7 orientadores(as) de 7 escolas de uma cidade do Estado de Santa Catarina. A análise de conteúdo foi o método escolhido para analisar as compreensões das 7 Equipes Diretivas (ED). Os resultados sinalizaram que o AEE parece ser entendido pelas equipes diretivas como um serviço individualizado, setorizado e com pouca interlocução entre os profissionais da escola, o que pode desfavorecer o processo de escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial.                                     
id UFMG-5_89333ca581dbc936e48dbbfe685db0c3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21300
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)Gestão escolarEquipe diretiva escolar. Educação EspecialAtendimento Educacional EspecializadoO presente artigo tem por objetivo investigar o que pensam as equipes   diretivas escolares sobre o Atendimento Educacional Especializado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário. Participam da pesquisa 7 diretores(as), 8 supervisores(as)  e 7 orientadores(as) de 7 escolas de uma cidade do Estado de Santa Catarina. A análise de conteúdo foi o método escolhido para analisar as compreensões das 7 Equipes Diretivas (ED). Os resultados sinalizaram que o AEE parece ser entendido pelas equipes diretivas como um serviço individualizado, setorizado e com pouca interlocução entre os profissionais da escola, o que pode desfavorecer o processo de escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial.                                     Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/x-zipapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300/17234https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300/17235Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Neusa Denise Marques deCordeiro, Aliciene Fusca Machado2023-05-30T14:23:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21300Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:26Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
title O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
spellingShingle O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Oliveira, Neusa Denise Marques de
Gestão escolar
Equipe diretiva escolar. Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
title_short O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
title_full O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
title_fullStr O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
title_full_unstemmed O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
title_sort O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
author Oliveira, Neusa Denise Marques de
author_facet Oliveira, Neusa Denise Marques de
Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
author_role author
author2 Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Neusa Denise Marques de
Cordeiro, Aliciene Fusca Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Equipe diretiva escolar. Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
topic Gestão escolar
Equipe diretiva escolar. Educação Especial
Atendimento Educacional Especializado
description O presente artigo tem por objetivo investigar o que pensam as equipes   diretivas escolares sobre o Atendimento Educacional Especializado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário. Participam da pesquisa 7 diretores(as), 8 supervisores(as)  e 7 orientadores(as) de 7 escolas de uma cidade do Estado de Santa Catarina. A análise de conteúdo foi o método escolhido para analisar as compreensões das 7 Equipes Diretivas (ED). Os resultados sinalizaram que o AEE parece ser entendido pelas equipes diretivas como um serviço individualizado, setorizado e com pouca interlocução entre os profissionais da escola, o que pode desfavorecer o processo de escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial.                                     
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300/17234
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300/17235
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121863606272