O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300 |
Resumo: | O presente artigo tem por objetivo investigar o que pensam as equipes diretivas escolares sobre o Atendimento Educacional Especializado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário. Participam da pesquisa 7 diretores(as), 8 supervisores(as) e 7 orientadores(as) de 7 escolas de uma cidade do Estado de Santa Catarina. A análise de conteúdo foi o método escolhido para analisar as compreensões das 7 Equipes Diretivas (ED). Os resultados sinalizaram que o AEE parece ser entendido pelas equipes diretivas como um serviço individualizado, setorizado e com pouca interlocução entre os profissionais da escola, o que pode desfavorecer o processo de escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial. |
id |
UFMG-5_89333ca581dbc936e48dbbfe685db0c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21300 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)Gestão escolarEquipe diretiva escolar. Educação EspecialAtendimento Educacional EspecializadoO presente artigo tem por objetivo investigar o que pensam as equipes diretivas escolares sobre o Atendimento Educacional Especializado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário. Participam da pesquisa 7 diretores(as), 8 supervisores(as) e 7 orientadores(as) de 7 escolas de uma cidade do Estado de Santa Catarina. A análise de conteúdo foi o método escolhido para analisar as compreensões das 7 Equipes Diretivas (ED). Os resultados sinalizaram que o AEE parece ser entendido pelas equipes diretivas como um serviço individualizado, setorizado e com pouca interlocução entre os profissionais da escola, o que pode desfavorecer o processo de escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/x-zipapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300/17234https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300/17235Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Neusa Denise Marques deCordeiro, Aliciene Fusca Machado2023-05-30T14:23:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21300Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:26Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) |
title |
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) |
spellingShingle |
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) Oliveira, Neusa Denise Marques de Gestão escolar Equipe diretiva escolar. Educação Especial Atendimento Educacional Especializado |
title_short |
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) |
title_full |
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) |
title_fullStr |
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) |
title_full_unstemmed |
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) |
title_sort |
O QUE PENSAM AS EQUIPES DIRETIVAS ESCOLARES SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) |
author |
Oliveira, Neusa Denise Marques de |
author_facet |
Oliveira, Neusa Denise Marques de Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
author_role |
author |
author2 |
Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Neusa Denise Marques de Cordeiro, Aliciene Fusca Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Equipe diretiva escolar. Educação Especial Atendimento Educacional Especializado |
topic |
Gestão escolar Equipe diretiva escolar. Educação Especial Atendimento Educacional Especializado |
description |
O presente artigo tem por objetivo investigar o que pensam as equipes diretivas escolares sobre o Atendimento Educacional Especializado. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se o questionário. Participam da pesquisa 7 diretores(as), 8 supervisores(as) e 7 orientadores(as) de 7 escolas de uma cidade do Estado de Santa Catarina. A análise de conteúdo foi o método escolhido para analisar as compreensões das 7 Equipes Diretivas (ED). Os resultados sinalizaram que o AEE parece ser entendido pelas equipes diretivas como um serviço individualizado, setorizado e com pouca interlocução entre os profissionais da escola, o que pode desfavorecer o processo de escolarização dos estudantes público-alvo da Educação Especial. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300/17234 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21300/17235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/x-zip application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121863606272 |