Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42379 |
Resumo: | O estudo constitui uma análise que “desentoca” a prática educativa de um grupo de trabalhadores da Região Industrial Belo Horizonte/Contagem. Representa um momento da caleidoscópica imagem do cotidiano dos trabalhadores, no qual criam seu espaço educativo específico. A análise mostra que, em um movimento que se autoconstitui, aqueles sujeitos se autogovernam, ao expressarem os cuidados que têm com sua educação. Demonstra, a partir dos próprios protagonistas, os caminhos, as formas de organização e as relações pedagógicas que são construídas no processo educativo ali desenvolvido. Revela, na sua dinâmica interna e na prática educativa mais geral, que eles buscam, nessa experiência, resgatar o passado pela redescoberta do tempo, afirmando sua diferença e compreendendo suas vivências cotidianas fragmentadas. O dia-a-dia da sala de aula daqueles trqabalhadores, pelo cruzamento das experiências vividas e narradas, expressa a possibilidade da reelaboração da sua identidade. A partir da emergência desses sujeitos, a prática educativa ali desenvolvida explicita formas de relação que permitem pensar aquele espaço como o lugar da constituição permanente da memória daqueles agentes. Enfim, as práticas ali desenvolvidas revelam as formas expressivas de autonomia como imprescindíveis à gestação da pedagogia dos trabalhadores. Vale dizer, ainda que tal espaço educativo constitui um lugar privilegiado, em que a racinalização da vida se tem curvado frente à “experiência humana”, enquanto a educação do humano emerge, ajuntando os fragmentos da identidade daqueles sujeitos trabalhadores. |
id |
UFMG-5_9bb1a9616718b3b5bbf6072b6bf2f3eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/42379 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadoresEducaçãoAutonomiaTrabalhadoresO estudo constitui uma análise que “desentoca” a prática educativa de um grupo de trabalhadores da Região Industrial Belo Horizonte/Contagem. Representa um momento da caleidoscópica imagem do cotidiano dos trabalhadores, no qual criam seu espaço educativo específico. A análise mostra que, em um movimento que se autoconstitui, aqueles sujeitos se autogovernam, ao expressarem os cuidados que têm com sua educação. Demonstra, a partir dos próprios protagonistas, os caminhos, as formas de organização e as relações pedagógicas que são construídas no processo educativo ali desenvolvido. Revela, na sua dinâmica interna e na prática educativa mais geral, que eles buscam, nessa experiência, resgatar o passado pela redescoberta do tempo, afirmando sua diferença e compreendendo suas vivências cotidianas fragmentadas. O dia-a-dia da sala de aula daqueles trqabalhadores, pelo cruzamento das experiências vividas e narradas, expressa a possibilidade da reelaboração da sua identidade. A partir da emergência desses sujeitos, a prática educativa ali desenvolvida explicita formas de relação que permitem pensar aquele espaço como o lugar da constituição permanente da memória daqueles agentes. Enfim, as práticas ali desenvolvidas revelam as formas expressivas de autonomia como imprescindíveis à gestação da pedagogia dos trabalhadores. Vale dizer, ainda que tal espaço educativo constitui um lugar privilegiado, em que a racinalização da vida se tem curvado frente à “experiência humana”, enquanto a educação do humano emerge, ajuntando os fragmentos da identidade daqueles sujeitos trabalhadores. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42379Educação em Revista ; v. 4 n. 07 (1988): Edição 041982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42379/32275Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScaldo, Gildo 2023-05-29T13:04:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42379Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:04:53Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores |
title |
Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores |
spellingShingle |
Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores Scaldo, Gildo Educação Autonomia Trabalhadores |
title_short |
Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores |
title_full |
Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores |
title_fullStr |
Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores |
title_full_unstemmed |
Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores |
title_sort |
Educação e Autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores |
author |
Scaldo, Gildo |
author_facet |
Scaldo, Gildo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scaldo, Gildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Autonomia Trabalhadores |
topic |
Educação Autonomia Trabalhadores |
description |
O estudo constitui uma análise que “desentoca” a prática educativa de um grupo de trabalhadores da Região Industrial Belo Horizonte/Contagem. Representa um momento da caleidoscópica imagem do cotidiano dos trabalhadores, no qual criam seu espaço educativo específico. A análise mostra que, em um movimento que se autoconstitui, aqueles sujeitos se autogovernam, ao expressarem os cuidados que têm com sua educação. Demonstra, a partir dos próprios protagonistas, os caminhos, as formas de organização e as relações pedagógicas que são construídas no processo educativo ali desenvolvido. Revela, na sua dinâmica interna e na prática educativa mais geral, que eles buscam, nessa experiência, resgatar o passado pela redescoberta do tempo, afirmando sua diferença e compreendendo suas vivências cotidianas fragmentadas. O dia-a-dia da sala de aula daqueles trqabalhadores, pelo cruzamento das experiências vividas e narradas, expressa a possibilidade da reelaboração da sua identidade. A partir da emergência desses sujeitos, a prática educativa ali desenvolvida explicita formas de relação que permitem pensar aquele espaço como o lugar da constituição permanente da memória daqueles agentes. Enfim, as práticas ali desenvolvidas revelam as formas expressivas de autonomia como imprescindíveis à gestação da pedagogia dos trabalhadores. Vale dizer, ainda que tal espaço educativo constitui um lugar privilegiado, em que a racinalização da vida se tem curvado frente à “experiência humana”, enquanto a educação do humano emerge, ajuntando os fragmentos da identidade daqueles sujeitos trabalhadores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42379 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42379/32275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 4 n. 07 (1988): Edição 04 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711125272526848 |