A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sawaya, Sawaya Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21003
Resumo: O artigo traz alguns dados de uma investigação cujo objetivo foi o de contribuir para a compreensão das formas por meio das quais a Psicologia vem sendo apropriada pelos projetos de formação de professores em serviço. Mediante o exame do projeto de formação do município de São Paulo, o “Programa Ler e Escrever, Prioridade na escola. Projeto Toda Força ao 1º. Ano”, analisam-se as concepções psicológicas em suas formas de conceber as crianças, a sua aprendizagem e o projeto de sua iniciação na cultura escrita. A partir das reconceitualizações sobre a aprendizagem, em que esta é considerada uma decorrência da natureza construtiva da mente infantil, é pertinente perguntar em que medida essas idéias rompem com aquelas anteriores, pertencentes ao assim chamado “ensino tradicional”. Para responder a essas perguntas, recorreu-se a algumas das contribuições da história da leitura. Palavras chaves: Psicologia e formação de professores; psicologia e alfabetização
id UFMG-5_9c449d4fa268aeea4a3687fd73884233
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21003
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”O artigo traz alguns dados de uma investigação cujo objetivo foi o de contribuir para a compreensão das formas por meio das quais a Psicologia vem sendo apropriada pelos projetos de formação de professores em serviço. Mediante o exame do projeto de formação do município de São Paulo, o “Programa Ler e Escrever, Prioridade na escola. Projeto Toda Força ao 1º. Ano”, analisam-se as concepções psicológicas em suas formas de conceber as crianças, a sua aprendizagem e o projeto de sua iniciação na cultura escrita. A partir das reconceitualizações sobre a aprendizagem, em que esta é considerada uma decorrência da natureza construtiva da mente infantil, é pertinente perguntar em que medida essas idéias rompem com aquelas anteriores, pertencentes ao assim chamado “ensino tradicional”. Para responder a essas perguntas, recorreu-se a algumas das contribuições da história da leitura. Palavras chaves: Psicologia e formação de professores; psicologia e alfabetizaçãoEducação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21003Educação em Revista ; v. 28 n. 1 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21003/30518https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21003/16888Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSawaya, Sawaya Maria2023-05-29T14:21:32Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21003Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:21:32Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”
title A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”
spellingShingle A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”
Sawaya, Sawaya Maria
title_short A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”
title_full A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”
title_fullStr A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”
title_full_unstemmed A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”
title_sort A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”
author Sawaya, Sawaya Maria
author_facet Sawaya, Sawaya Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sawaya, Sawaya Maria
description O artigo traz alguns dados de uma investigação cujo objetivo foi o de contribuir para a compreensão das formas por meio das quais a Psicologia vem sendo apropriada pelos projetos de formação de professores em serviço. Mediante o exame do projeto de formação do município de São Paulo, o “Programa Ler e Escrever, Prioridade na escola. Projeto Toda Força ao 1º. Ano”, analisam-se as concepções psicológicas em suas formas de conceber as crianças, a sua aprendizagem e o projeto de sua iniciação na cultura escrita. A partir das reconceitualizações sobre a aprendizagem, em que esta é considerada uma decorrência da natureza construtiva da mente infantil, é pertinente perguntar em que medida essas idéias rompem com aquelas anteriores, pertencentes ao assim chamado “ensino tradicional”. Para responder a essas perguntas, recorreu-se a algumas das contribuições da história da leitura. Palavras chaves: Psicologia e formação de professores; psicologia e alfabetização
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21003
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21003/30518
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21003/16888
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 1 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120756310016