A formação de professores alfabetizadores e o Programa Ler e Escrever

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tassoni, Elvira Cristina Martins
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8634826
Resumo: Este artigo apresenta resultados de pesquisa que investigou a forma como os gestores e as professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola estadual em Campinas (SP), vêm compreendendo e se apropriando do material didático que compõe o Programa Ler e Escrever, elaborado e distribuído pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. A pesquisa contou com entrevistas com as professoras e equipe gestora sobre o Programa e as atividades previstas em seu material; observações em sala de aula e encontros periódicos durante dois semestres letivos, com as professoras da escola, em uma perspectiva de formação em serviço. Os resultados apontaram: (i) para a importância de se promover maior aproximação entre as práticas pedagógicas e os conhecimentos produzidos, visando o fortalecimento da ação docente; (ii) que a experiência acumulada do professor pode ser um caminho para tê-lo como protagonista e não como repetidor de estratégias e técnicas pensadas por outros; (iii) que o fortalecimento da escola como um espaço de produção de conhecimento para alunos e professores pode se constituir em possibilidade para a concretização de mudanças necessárias nas práticas pedagógicas. No que se refere aos Programas de Formação de Professores, ao pretenderem atingir toda uma rede de ensino, acabam secundarizando as desigualdades sociais e educativas.
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