Em educação histórica, a memória não vale a razão!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Laville, Christian
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45173
Resumo: Há alguns anos a memória, em suas diversas formas, parece encontrar-se em todod lugar, tanto no espaço p´´ublico quanto no campo específico da história. Agora, percebe-se que a memória está rondando o ensino da história. Agora, percebe-se que a memória está rodando o ensino da história. Qual proveito poder-se-ia esperar da memória? Após lembrar a concepção que se tem habitualmente  da educação histórica e dos seus objetivos, o artigo examina, primeiramente, o lugar e o papel da memória no campo histórico e, em seguida, o que poderia ser a a sua contribuição para o ensino da história. Em conclusão, veremos que as vantagens da contribuição da memória não são tão evidentes e que, considerando o que se espera atuamente do ensino da história, precisaríamos provavelmente desconfiar de seus possíveis efeitos adversos.
id UFMG-5_a8e4dd9c4e1a10e12e2edba4397545ba
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45173
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Em educação histórica, a memória não vale a razão!MemóriaHistóriaEnsino da históriaHá alguns anos a memória, em suas diversas formas, parece encontrar-se em todod lugar, tanto no espaço p´´ublico quanto no campo específico da história. Agora, percebe-se que a memória está rondando o ensino da história. Agora, percebe-se que a memória está rodando o ensino da história. Qual proveito poder-se-ia esperar da memória? Após lembrar a concepção que se tem habitualmente  da educação histórica e dos seus objetivos, o artigo examina, primeiramente, o lugar e o papel da memória no campo histórico e, em seguida, o que poderia ser a a sua contribuição para o ensino da história. Em conclusão, veremos que as vantagens da contribuição da memória não são tão evidentes e que, considerando o que se espera atuamente do ensino da história, precisaríamos provavelmente desconfiar de seus possíveis efeitos adversos.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTexto application/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45173Educação em Revista ; v. 21 n. 41 (2005): Edição 181982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45173/37071Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLaville, Christian2023-05-29T14:38:14Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45173Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:38:14Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Em educação histórica, a memória não vale a razão!
title Em educação histórica, a memória não vale a razão!
spellingShingle Em educação histórica, a memória não vale a razão!
Laville, Christian
Memória
História
Ensino da história
title_short Em educação histórica, a memória não vale a razão!
title_full Em educação histórica, a memória não vale a razão!
title_fullStr Em educação histórica, a memória não vale a razão!
title_full_unstemmed Em educação histórica, a memória não vale a razão!
title_sort Em educação histórica, a memória não vale a razão!
author Laville, Christian
author_facet Laville, Christian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Laville, Christian
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
História
Ensino da história
topic Memória
História
Ensino da história
description Há alguns anos a memória, em suas diversas formas, parece encontrar-se em todod lugar, tanto no espaço p´´ublico quanto no campo específico da história. Agora, percebe-se que a memória está rondando o ensino da história. Agora, percebe-se que a memória está rodando o ensino da história. Qual proveito poder-se-ia esperar da memória? Após lembrar a concepção que se tem habitualmente  da educação histórica e dos seus objetivos, o artigo examina, primeiramente, o lugar e o papel da memória no campo histórico e, em seguida, o que poderia ser a a sua contribuição para o ensino da história. Em conclusão, veremos que as vantagens da contribuição da memória não são tão evidentes e que, considerando o que se espera atuamente do ensino da história, precisaríamos provavelmente desconfiar de seus possíveis efeitos adversos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45173
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45173/37071
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 21 n. 41 (2005): Edição 18
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711126993240065