Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Angela Maria
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45244
Resumo: Analisam-se neste artigo dados obtidos em um levantamento de tesses e dissertações do banco da Capes, feito entre 19992 e 2003. O estudo apresentou, como um de seus principais objetivos, a possibilidade de contribuir para o debate instaurado em torno do tema "formação docente", com base em recorte nas questões étnico-raciais. Tomou-se como referência inicial para realização do levantamento o EStado da Arte realizado pelo INEP/MEC, em 2002. Buscou-se analisar, de modo geral, de forma o campo de conhecimento que gira em torno das práticas de discriminação racial na sociedade brasileira se aproxima da literatura da área de formação de professores.
id UFMG-5_b11d52ad492f40b1828ef2546356cb67
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/45244
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)Étnico-raciaisPrática docenteAnalisam-se neste artigo dados obtidos em um levantamento de tesses e dissertações do banco da Capes, feito entre 19992 e 2003. O estudo apresentou, como um de seus principais objetivos, a possibilidade de contribuir para o debate instaurado em torno do tema "formação docente", com base em recorte nas questões étnico-raciais. Tomou-se como referência inicial para realização do levantamento o EStado da Arte realizado pelo INEP/MEC, em 2002. Buscou-se analisar, de modo geral, de forma o campo de conhecimento que gira em torno das práticas de discriminação racial na sociedade brasileira se aproxima da literatura da área de formação de professores.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45244Educação em Revista ; v. 21 n. 42 (2005): Edição 181982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45244/37093Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Angela Maria2023-05-29T14:12:56Zoai:periodicos.ufmg.br:article/45244Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:12:56Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)
title Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)
spellingShingle Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)
Martins, Angela Maria
Étnico-raciais
Prática docente
title_short Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)
title_full Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)
title_fullStr Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)
title_full_unstemmed Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)
title_sort Questões étnico-raciais, a formação e a prática docente: um balanço de teses e dissertações (1992/2001)
author Martins, Angela Maria
author_facet Martins, Angela Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Angela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Étnico-raciais
Prática docente
topic Étnico-raciais
Prática docente
description Analisam-se neste artigo dados obtidos em um levantamento de tesses e dissertações do banco da Capes, feito entre 19992 e 2003. O estudo apresentou, como um de seus principais objetivos, a possibilidade de contribuir para o debate instaurado em torno do tema "formação docente", com base em recorte nas questões étnico-raciais. Tomou-se como referência inicial para realização do levantamento o EStado da Arte realizado pelo INEP/MEC, em 2002. Buscou-se analisar, de modo geral, de forma o campo de conhecimento que gira em torno das práticas de discriminação racial na sociedade brasileira se aproxima da literatura da área de formação de professores.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45244
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45244
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45244/37093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 21 n. 42 (2005): Edição 18
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711127347658752