Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Peres, Élida de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza Filho, Erasmo Borges de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/205
Resumo: Este artigo aborda resultados da pesquisa desenvolvida pelo ateliê sobre Cultura, Sociedade e Educação Matemática e Cientifica que sistematizou e analisou os principais temas discutidos em teses e dissertações sobre relações étnico raciais e etnomatemática, realizadas em programas de pós-graduação brasileiras. Identificamos 34 estudos relacionados sobre a temática racial em oito áreas de conhecimentos, dentre elas, 12 trabalhos são da área de edu- cação matemática. Tendo como objetivo verificar a interface entre relações étnico raciais e etnomatemática. Como resultado, compilamos as pesquisas em 4 categorias: Implementação da lei 10.639/2003; Relações étnico raciais e cultura; Identidade negra e Currículo. Este texto refletirá os desafios da história e cultura negra nas práticas esco- lares no ensino de matemática.
id UFPA-6_54979b785ea9af89cef489c179605ca2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/205
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolarRelações étnico raciaisEtnomatemáticaEducaçãoEste artigo aborda resultados da pesquisa desenvolvida pelo ateliê sobre Cultura, Sociedade e Educação Matemática e Cientifica que sistematizou e analisou os principais temas discutidos em teses e dissertações sobre relações étnico raciais e etnomatemática, realizadas em programas de pós-graduação brasileiras. Identificamos 34 estudos relacionados sobre a temática racial em oito áreas de conhecimentos, dentre elas, 12 trabalhos são da área de edu- cação matemática. Tendo como objetivo verificar a interface entre relações étnico raciais e etnomatemática. Como resultado, compilamos as pesquisas em 4 categorias: Implementação da lei 10.639/2003; Relações étnico raciais e cultura; Identidade negra e Currículo. Este texto refletirá os desafios da história e cultura negra nas práticas esco- lares no ensino de matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/20510.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29.p%p.id153REMATEC; v. 13 n. 29 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/205/204Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Peres, Élida deSouza Filho, Erasmo Borges de2022-10-05T19:58:59Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/205Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-05T19:58:59Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar
title Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar
spellingShingle Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar
Sousa Peres, Élida de
Relações étnico raciais
Etnomatemática
Educação
title_short Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar
title_full Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar
title_fullStr Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar
title_full_unstemmed Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar
title_sort Relações étnico raciais e etnomatemática nas teses e dissertações brasileiras (2008-2018): desafios da história e cultura negra como prática escolar
author Sousa Peres, Élida de
author_facet Sousa Peres, Élida de
Souza Filho, Erasmo Borges de
author_role author
author2 Souza Filho, Erasmo Borges de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Peres, Élida de
Souza Filho, Erasmo Borges de
dc.subject.por.fl_str_mv Relações étnico raciais
Etnomatemática
Educação
topic Relações étnico raciais
Etnomatemática
Educação
description Este artigo aborda resultados da pesquisa desenvolvida pelo ateliê sobre Cultura, Sociedade e Educação Matemática e Cientifica que sistematizou e analisou os principais temas discutidos em teses e dissertações sobre relações étnico raciais e etnomatemática, realizadas em programas de pós-graduação brasileiras. Identificamos 34 estudos relacionados sobre a temática racial em oito áreas de conhecimentos, dentre elas, 12 trabalhos são da área de edu- cação matemática. Tendo como objetivo verificar a interface entre relações étnico raciais e etnomatemática. Como resultado, compilamos as pesquisas em 4 categorias: Implementação da lei 10.639/2003; Relações étnico raciais e cultura; Identidade negra e Currículo. Este texto refletirá os desafios da história e cultura negra nas práticas esco- lares no ensino de matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/205
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29.p%p.id153
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/205
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29.p%p.id153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/205/204
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 13 n. 29 (2018)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003503435776