Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267 |
Resumo: | O artigo apresenta os elementos que mais se destacam na concepção de qualidade dos cursos de graduação com conceitos 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Focalizam-se quatro cursos com maior expansão e com três ciclos avaliativos entre 2004 e 2012. A análise evidencia que da população brasileira, 17,3% residem em lugares com oferta de cursos de alto padrão e catorze Estados com 2,1% a 20% dos habitantes em locais com esta oferta, contudo seis não oferecem nenhum. Em 2012, dos 31.866 cursos, 344 (1,8%) eram de alto nível segundo o Enade, ofertados em 179 (7,6%) das Instituições de Educação Superior (IES). Outros indicadores evidenciam um elevado nível na qualificação e titulação docente e pesquisa consolidada nas respectivas áreas desse nicho de cursos. O Enade consolida-se como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores. |
id |
UFMG-5_b59a2b3bd249c4abf7b4bff760f0c694 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21267 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superioreducação superioravaliação de qualidadeacessoexpansãoEnade.O artigo apresenta os elementos que mais se destacam na concepção de qualidade dos cursos de graduação com conceitos 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Focalizam-se quatro cursos com maior expansão e com três ciclos avaliativos entre 2004 e 2012. A análise evidencia que da população brasileira, 17,3% residem em lugares com oferta de cursos de alto padrão e catorze Estados com 2,1% a 20% dos habitantes em locais com esta oferta, contudo seis não oferecem nenhum. Em 2012, dos 31.866 cursos, 344 (1,8%) eram de alto nível segundo o Enade, ofertados em 179 (7,6%) das Instituições de Educação Superior (IES). Outros indicadores evidenciam um elevado nível na qualificação e titulação docente e pesquisa consolidada nas respectivas áreas desse nicho de cursos. O Enade consolida-se como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores.Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/mswordapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267/17188https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267/30435Copyright (c) 2016 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, José Vieira deFernandes, Ivanildo RamosSeiffert, Otilia M L Barbosa2023-05-31T10:51:00Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21267Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-31T10:51Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior |
title |
Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior |
spellingShingle |
Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior Sousa, José Vieira de educação superior avaliação de qualidade acesso expansão Enade. |
title_short |
Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior |
title_full |
Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior |
title_fullStr |
Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior |
title_full_unstemmed |
Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior |
title_sort |
Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior |
author |
Sousa, José Vieira de |
author_facet |
Sousa, José Vieira de Fernandes, Ivanildo Ramos Seiffert, Otilia M L Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Ivanildo Ramos Seiffert, Otilia M L Barbosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, José Vieira de Fernandes, Ivanildo Ramos Seiffert, Otilia M L Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação superior avaliação de qualidade acesso expansão Enade. |
topic |
educação superior avaliação de qualidade acesso expansão Enade. |
description |
O artigo apresenta os elementos que mais se destacam na concepção de qualidade dos cursos de graduação com conceitos 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Focalizam-se quatro cursos com maior expansão e com três ciclos avaliativos entre 2004 e 2012. A análise evidencia que da população brasileira, 17,3% residem em lugares com oferta de cursos de alto padrão e catorze Estados com 2,1% a 20% dos habitantes em locais com esta oferta, contudo seis não oferecem nenhum. Em 2012, dos 31.866 cursos, 344 (1,8%) eram de alto nível segundo o Enade, ofertados em 179 (7,6%) das Instituições de Educação Superior (IES). Outros indicadores evidenciam um elevado nível na qualificação e titulação docente e pesquisa consolidada nas respectivas áreas desse nicho de cursos. O Enade consolida-se como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267/17188 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267/30435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 32 n. 4 (2017) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121817468928 |