Expansão e acesso em cursos de graduação de alta qualidade no Brasil, após a lei do Sinaes/2004: outros indicadores à educação superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, José Vieira de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernandes, Ivanildo Ramos, Seiffert, Otilia M L Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21267
Resumo: O artigo apresenta os elementos que mais se destacam na concepção de qualidade dos cursos de graduação com conceitos 4 e 5 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Focalizam-se quatro cursos com maior expansão e com três ciclos avaliativos entre 2004 e 2012. A análise evidencia que da população brasileira, 17,3% residem em lugares com oferta de cursos de alto padrão e catorze Estados com 2,1% a 20% dos habitantes em locais com esta oferta, contudo seis não oferecem nenhum. Em 2012, dos 31.866 cursos, 344 (1,8%) eram de alto nível segundo o Enade, ofertados em 179 (7,6%) das Instituições de Educação Superior (IES). Outros indicadores evidenciam um elevado nível na qualificação e titulação docente e pesquisa consolidada nas respectivas áreas desse nicho de cursos. O Enade consolida-se como métrica eficaz de qualidade, mas requer associação a outros indicadores.
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