A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21296 |
Resumo: | RESUMO: O Programa Ciência sem Fronteiras é uma ação do governo federal brasileiro que tem por objetivo internacionalizar a educação. Esse artigo tem por objetivo compreender o programa Ciência sem Fronteiras na UTFPR-FB como um acontecimento e dispositivo de governamentalidade. Como metodologia, utilizamos levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas narrativas (BAUER & GASKEL, 2002) e método arquegenealógico (FOUCAULT, 2014). Nossas discussões têm suporte teórico em Foucault (1999, 2008, 2014, 2015), Deleuze (2011), Navarro (2004, 2011, 2015), Veyne (2011) entre outros. Observamos que o programa Ciência sem Fronteiras pode ser considerado um acontecimento e dispositivo de governamentalidade na UTFPR-FB. |
id |
UFMG-5_b677bc52eac164bff5c124e57b05fb55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21296 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVODiscursoAcontecimentoDispositivoGovernamentalidadePrograma Ciência sem Fronteiras.RESUMO: O Programa Ciência sem Fronteiras é uma ação do governo federal brasileiro que tem por objetivo internacionalizar a educação. Esse artigo tem por objetivo compreender o programa Ciência sem Fronteiras na UTFPR-FB como um acontecimento e dispositivo de governamentalidade. Como metodologia, utilizamos levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas narrativas (BAUER & GASKEL, 2002) e método arquegenealógico (FOUCAULT, 2014). Nossas discussões têm suporte teórico em Foucault (1999, 2008, 2014, 2015), Deleuze (2011), Navarro (2004, 2011, 2015), Veyne (2011) entre outros. Observamos que o programa Ciência sem Fronteiras pode ser considerado um acontecimento e dispositivo de governamentalidade na UTFPR-FB. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/pdfapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21296Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21296/17226https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21296/17227Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLingnau, Carina MerkleNavarro, Pedro Luis Barbosa2023-05-30T14:22:49Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21296Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:22:49Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO |
title |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO |
spellingShingle |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO Lingnau, Carina Merkle Discurso Acontecimento Dispositivo Governamentalidade Programa Ciência sem Fronteiras. |
title_short |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO |
title_full |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO |
title_fullStr |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO |
title_full_unstemmed |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO |
title_sort |
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS COMO ACONTECIMENTO E DISPOSITIVO |
author |
Lingnau, Carina Merkle |
author_facet |
Lingnau, Carina Merkle Navarro, Pedro Luis Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Navarro, Pedro Luis Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lingnau, Carina Merkle Navarro, Pedro Luis Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Discurso Acontecimento Dispositivo Governamentalidade Programa Ciência sem Fronteiras. |
topic |
Discurso Acontecimento Dispositivo Governamentalidade Programa Ciência sem Fronteiras. |
description |
RESUMO: O Programa Ciência sem Fronteiras é uma ação do governo federal brasileiro que tem por objetivo internacionalizar a educação. Esse artigo tem por objetivo compreender o programa Ciência sem Fronteiras na UTFPR-FB como um acontecimento e dispositivo de governamentalidade. Como metodologia, utilizamos levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas narrativas (BAUER & GASKEL, 2002) e método arquegenealógico (FOUCAULT, 2014). Nossas discussões têm suporte teórico em Foucault (1999, 2008, 2014, 2015), Deleuze (2011), Navarro (2004, 2011, 2015), Veyne (2011) entre outros. Observamos que o programa Ciência sem Fronteiras pode ser considerado um acontecimento e dispositivo de governamentalidade na UTFPR-FB. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21296 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21296 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21296/17226 https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21296/17227 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121857314816 |