Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281 |
Resumo: | O estudo analisou as relações entre a percepção de aprendizagem de competências e de desempenho de docentes de nível superior. Além disso, testou o papel moderador do suporte organizacional na relação entre a aprendizagem individual e desempenho docente. Participaram do estudo correlacional 275 docentes de uma universidade pública federal, que responderam ao inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente (ASOD). Foram realizadas análises confirmatórias e testados os modelos de predição e moderação. Um das conclusões do estudo foi que a aprendizagem docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão predizem a percepção de desempenho em cada uma das atividades respectivamente. O suporte organizacional também se mostrou preditor do desempenho percebido pelo docente nas quatro atividades. Não foram encontradas evidências de que o suporte modera as relações entre as aprendizagens e a percepção de desempenho docente |
id |
UFMG-5_bfca3b0c5ca8bf7f25c4445629534619 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21281 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitáriosaprendizagem individualsuporte organizacionaldesempenho docenteO estudo analisou as relações entre a percepção de aprendizagem de competências e de desempenho de docentes de nível superior. Além disso, testou o papel moderador do suporte organizacional na relação entre a aprendizagem individual e desempenho docente. Participaram do estudo correlacional 275 docentes de uma universidade pública federal, que responderam ao inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente (ASOD). Foram realizadas análises confirmatórias e testados os modelos de predição e moderação. Um das conclusões do estudo foi que a aprendizagem docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão predizem a percepção de desempenho em cada uma das atividades respectivamente. O suporte organizacional também se mostrou preditor do desempenho percebido pelo docente nas quatro atividades. Não foram encontradas evidências de que o suporte modera as relações entre as aprendizagens e a percepção de desempenho docenteEducação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281/17203Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDourado, Pérola CavalcanteGondim, Sônia Maria GuedesSouza, Elisabeth LoiolaFerreira, Aleciane da Silva MoreiraAlberton, Gisele Debiasi2023-05-30T14:23:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21281Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:07Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários |
title |
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários |
spellingShingle |
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários Dourado, Pérola Cavalcante aprendizagem individual suporte organizacional desempenho docente |
title_short |
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários |
title_full |
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários |
title_fullStr |
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários |
title_sort |
Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários |
author |
Dourado, Pérola Cavalcante |
author_facet |
Dourado, Pérola Cavalcante Gondim, Sônia Maria Guedes Souza, Elisabeth Loiola Ferreira, Aleciane da Silva Moreira Alberton, Gisele Debiasi |
author_role |
author |
author2 |
Gondim, Sônia Maria Guedes Souza, Elisabeth Loiola Ferreira, Aleciane da Silva Moreira Alberton, Gisele Debiasi |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dourado, Pérola Cavalcante Gondim, Sônia Maria Guedes Souza, Elisabeth Loiola Ferreira, Aleciane da Silva Moreira Alberton, Gisele Debiasi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
aprendizagem individual suporte organizacional desempenho docente |
topic |
aprendizagem individual suporte organizacional desempenho docente |
description |
O estudo analisou as relações entre a percepção de aprendizagem de competências e de desempenho de docentes de nível superior. Além disso, testou o papel moderador do suporte organizacional na relação entre a aprendizagem individual e desempenho docente. Participaram do estudo correlacional 275 docentes de uma universidade pública federal, que responderam ao inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente (ASOD). Foram realizadas análises confirmatórias e testados os modelos de predição e moderação. Um das conclusões do estudo foi que a aprendizagem docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão predizem a percepção de desempenho em cada uma das atividades respectivamente. O suporte organizacional também se mostrou preditor do desempenho percebido pelo docente nas quatro atividades. Não foram encontradas evidências de que o suporte modera as relações entre as aprendizagens e a percepção de desempenho docente |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281/17203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/x-zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121837391872 |