Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dourado, Pérola Cavalcante
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gondim, Sônia Maria Guedes, Souza, Elisabeth Loiola, Ferreira, Aleciane da Silva Moreira, Alberton, Gisele Debiasi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281
Resumo: O estudo analisou as relações entre a percepção de aprendizagem de competências e de desempenho de docentes de nível superior. Além disso, testou o papel moderador do suporte organizacional na relação entre a aprendizagem individual e desempenho docente. Participaram do estudo correlacional 275 docentes de uma universidade pública federal, que responderam ao inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente (ASOD). Foram realizadas análises confirmatórias e testados os modelos de predição e moderação. Um das conclusões do estudo foi que a aprendizagem docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão predizem a percepção de desempenho em cada uma das atividades respectivamente. O suporte organizacional também se mostrou preditor do desempenho percebido pelo docente nas quatro atividades. Não foram encontradas evidências de que o suporte modera as relações entre as aprendizagens e a percepção de desempenho docente
id UFMG-5_bfca3b0c5ca8bf7f25c4445629534619
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21281
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitáriosaprendizagem individualsuporte organizacionaldesempenho docenteO estudo analisou as relações entre a percepção de aprendizagem de competências e de desempenho de docentes de nível superior. Além disso, testou o papel moderador do suporte organizacional na relação entre a aprendizagem individual e desempenho docente. Participaram do estudo correlacional 275 docentes de uma universidade pública federal, que responderam ao inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente (ASOD). Foram realizadas análises confirmatórias e testados os modelos de predição e moderação. Um das conclusões do estudo foi que a aprendizagem docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão predizem a percepção de desempenho em cada uma das atividades respectivamente. O suporte organizacional também se mostrou preditor do desempenho percebido pelo docente nas quatro atividades. Não foram encontradas evidências de que o suporte modera as relações entre as aprendizagens e a percepção de desempenho docenteEducação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/x-ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281/17203Copyright (c) 2018 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDourado, Pérola CavalcanteGondim, Sônia Maria GuedesSouza, Elisabeth LoiolaFerreira, Aleciane da Silva MoreiraAlberton, Gisele Debiasi2023-05-30T14:23:07Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21281Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T14:23:07Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
title Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
spellingShingle Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
Dourado, Pérola Cavalcante
aprendizagem individual
suporte organizacional
desempenho docente
title_short Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
title_full Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
title_fullStr Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
title_full_unstemmed Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
title_sort Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários
author Dourado, Pérola Cavalcante
author_facet Dourado, Pérola Cavalcante
Gondim, Sônia Maria Guedes
Souza, Elisabeth Loiola
Ferreira, Aleciane da Silva Moreira
Alberton, Gisele Debiasi
author_role author
author2 Gondim, Sônia Maria Guedes
Souza, Elisabeth Loiola
Ferreira, Aleciane da Silva Moreira
Alberton, Gisele Debiasi
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dourado, Pérola Cavalcante
Gondim, Sônia Maria Guedes
Souza, Elisabeth Loiola
Ferreira, Aleciane da Silva Moreira
Alberton, Gisele Debiasi
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem individual
suporte organizacional
desempenho docente
topic aprendizagem individual
suporte organizacional
desempenho docente
description O estudo analisou as relações entre a percepção de aprendizagem de competências e de desempenho de docentes de nível superior. Além disso, testou o papel moderador do suporte organizacional na relação entre a aprendizagem individual e desempenho docente. Participaram do estudo correlacional 275 docentes de uma universidade pública federal, que responderam ao inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente (ASOD). Foram realizadas análises confirmatórias e testados os modelos de predição e moderação. Um das conclusões do estudo foi que a aprendizagem docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão predizem a percepção de desempenho em cada uma das atividades respectivamente. O suporte organizacional também se mostrou preditor do desempenho percebido pelo docente nas quatro atividades. Não foram encontradas evidências de que o suporte modera as relações entre as aprendizagens e a percepção de desempenho docente
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281/17203
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/x-zip
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 34 (2018): DOSSIÊ EDUCAÇÃO NA DÉCADA INTERNACIONAL DOS AFRODESCENDENTES (2015-2024)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121837391872