Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219 |
Resumo: | Apresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência dos docentes do primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes “generalistas” e “especialistas”. A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente. |
id |
UFMG-5_d34431342fee0cdf53401b4e4db21fac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21219 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuadaPrograma de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEBEnsino FundamentalIdentidade DocenteEducação MatemáticaFormação Continuada de ProfessoresApresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência dos docentes do primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes “generalistas” e “especialistas”. A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente. Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219/17140Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Maria Laura MagalhãesCardoso, Sandra de LacerdaZaidan, SamiraGino, Andréa da Silva2023-05-30T13:06:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21219Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:06:41Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada |
title |
Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada |
spellingShingle |
Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada Gomes, Maria Laura Magalhães Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEB Ensino Fundamental Identidade Docente Educação Matemática Formação Continuada de Professores |
title_short |
Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada |
title_full |
Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada |
title_fullStr |
Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada |
title_full_unstemmed |
Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada |
title_sort |
Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada |
author |
Gomes, Maria Laura Magalhães |
author_facet |
Gomes, Maria Laura Magalhães Cardoso, Sandra de Lacerda Zaidan, Samira Gino, Andréa da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Sandra de Lacerda Zaidan, Samira Gino, Andréa da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Maria Laura Magalhães Cardoso, Sandra de Lacerda Zaidan, Samira Gino, Andréa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEB Ensino Fundamental Identidade Docente Educação Matemática Formação Continuada de Professores |
topic |
Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEB Ensino Fundamental Identidade Docente Educação Matemática Formação Continuada de Professores |
description |
Apresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência dos docentes do primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes “generalistas” e “especialistas”. A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares Artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219/17140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711121769234432 |