Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria Laura Magalhães
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Cardoso, Sandra de Lacerda, Zaidan, Samira, Gino, Andréa da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219
Resumo: Apresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência dos docentes do primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes “generalistas” e “especialistas”. A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente.  
id UFMG-5_d34431342fee0cdf53401b4e4db21fac
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21219
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuadaPrograma de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEBEnsino FundamentalIdentidade DocenteEducação MatemáticaFormação Continuada de ProfessoresApresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência dos docentes do primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes “generalistas” e “especialistas”. A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente.  Educação em Revista 2023-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por ParesArtigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219/17140Copyright (c) 2015 Educação em Revistahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Maria Laura MagalhãesCardoso, Sandra de LacerdaZaidan, SamiraGino, Andréa da Silva2023-05-30T13:06:41Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21219Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-30T13:06:41Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
title Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
spellingShingle Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
Gomes, Maria Laura Magalhães
Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEB
Ensino Fundamental
Identidade Docente
Educação Matemática
Formação Continuada de Professores
title_short Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
title_full Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
title_fullStr Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
title_full_unstemmed Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
title_sort Encontros e desencontros entre professores de Matemática e professores que ensinam Matemática em um curso de formação continuada
author Gomes, Maria Laura Magalhães
author_facet Gomes, Maria Laura Magalhães
Cardoso, Sandra de Lacerda
Zaidan, Samira
Gino, Andréa da Silva
author_role author
author2 Cardoso, Sandra de Lacerda
Zaidan, Samira
Gino, Andréa da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Maria Laura Magalhães
Cardoso, Sandra de Lacerda
Zaidan, Samira
Gino, Andréa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEB
Ensino Fundamental
Identidade Docente
Educação Matemática
Formação Continuada de Professores
topic Programa de Pós Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – LASEB
Ensino Fundamental
Identidade Docente
Educação Matemática
Formação Continuada de Professores
description Apresentamos um estudo a partir de duas investigações sobre o LASEB-FaE-UFMG, curso de especialização que contemplava uma turma de Educação Matemática, no qual analisamos as relações construídas entre professores que ensinam Matemática e professores licenciados em Matemática. As pesquisas, concluídas em 2013, abordam a convivência dos docentes do primeiro e no segundo segmentos do Ensino Fundamental, explicitando diferenciações e identidades. Os docentes mostraram ter aprendido uns com os outros, ampliando sua formação nos conteúdos e no seu ensino, o que foi possibilitado pela abordagem eleita para o curso. Percebemos ter se evidenciado, nos contatos, a afirmação das identidades dos docentes “generalistas” e “especialistas”. A experiência se mostrou rica na construção de interações e aprendizagens sobre cada um, bem como sobre os processos formativos do Ensino Fundamental, remetendo-se a reflexões sobre a formação inicial docente.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21219/17140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 31 n. 4 (2015)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121769234432