As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo explorar questões relativas às repercussões na prática pedagógica, a partir da visão do docente, sobre a disciplina por ele ministrada. Surge como parte dos resultados gerados por uma pesquisa, de cunho qualitativo (CARDOSO, 2013), sobre repercussões na prática pedagógica que professores egressos atribuem a uma especialização em Educação Matemática. O Curso analisado consiste em uma das áreas de concentração do Laseb - Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica, uma parceria entre a Faculdade de Educação-UFMG e a Secretaria Municipal de Educação-SMED/BH. O material empírico constou da consulta a documentos do Laseb e questionário/entrevista com treze professores egressos. Neste artigo, exploraremos algumas relações que podem ser inferidas, quais sejam: entre uma visão mais formal da matemática e, também, da relação mais formal entre professor-aluno, em contrapartida a uma visão mais flexível da matemática e uma relação mais interativa com os alunos. |
id |
UEMG-2_f0a3b638ab82af18ace5b782ea21d4b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/584 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógicaPalavras-chaveFormação docenteLasebEducação Matemática.Este trabalho tem por objetivo explorar questões relativas às repercussões na prática pedagógica, a partir da visão do docente, sobre a disciplina por ele ministrada. Surge como parte dos resultados gerados por uma pesquisa, de cunho qualitativo (CARDOSO, 2013), sobre repercussões na prática pedagógica que professores egressos atribuem a uma especialização em Educação Matemática. O Curso analisado consiste em uma das áreas de concentração do Laseb - Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica, uma parceria entre a Faculdade de Educação-UFMG e a Secretaria Municipal de Educação-SMED/BH. O material empírico constou da consulta a documentos do Laseb e questionário/entrevista com treze professores egressos. Neste artigo, exploraremos algumas relações que podem ser inferidas, quais sejam: entre uma visão mais formal da matemática e, também, da relação mais formal entre professor-aluno, em contrapartida a uma visão mais flexível da matemática e uma relação mais interativa com os alunos.EDUEMG2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/58410.24934/eef.v17i24.584Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 145-1692317-00931519-332210.24934/eef.v17i24reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584/413Zaidan, SamiraCardoso, Sandra de Lacerdainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/584Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:05Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica |
title |
As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica |
spellingShingle |
As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica Zaidan, Samira Palavras-chave Formação docente Laseb Educação Matemática. |
title_short |
As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica |
title_full |
As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica |
title_fullStr |
As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica |
title_sort |
As visões do conhecimento matemático e as repercussões na prática pedagógica |
author |
Zaidan, Samira |
author_facet |
Zaidan, Samira Cardoso, Sandra de Lacerda |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Sandra de Lacerda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zaidan, Samira Cardoso, Sandra de Lacerda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave Formação docente Laseb Educação Matemática. |
topic |
Palavras-chave Formação docente Laseb Educação Matemática. |
description |
Este trabalho tem por objetivo explorar questões relativas às repercussões na prática pedagógica, a partir da visão do docente, sobre a disciplina por ele ministrada. Surge como parte dos resultados gerados por uma pesquisa, de cunho qualitativo (CARDOSO, 2013), sobre repercussões na prática pedagógica que professores egressos atribuem a uma especialização em Educação Matemática. O Curso analisado consiste em uma das áreas de concentração do Laseb - Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica, uma parceria entre a Faculdade de Educação-UFMG e a Secretaria Municipal de Educação-SMED/BH. O material empírico constou da consulta a documentos do Laseb e questionário/entrevista com treze professores egressos. Neste artigo, exploraremos algumas relações que podem ser inferidas, quais sejam: entre uma visão mais formal da matemática e, também, da relação mais formal entre professor-aluno, em contrapartida a uma visão mais flexível da matemática e uma relação mais interativa com os alunos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584 10.24934/eef.v17i24.584 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v17i24.584 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/584/413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 17 No. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169 Educação em Foco; Vol. 17 Núm. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169 Educação em Foco; v. 17 n. 24 (2014): Educação em Foco; 145-169 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v17i24 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468921233408 |