Relações raciais, cultura acadêmica e os tensionamentos após as ações afirmativas
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21185 |
Resumo: | As assimetrias dascondições de vida de brancos e negros no Brasil deixaram de ser denúncias domovimento negro e passaram e ser explicitadas em indicadores sociais.Destaca-se a distância entre os dois grupos quando o foco é o ensino superior. Éno bojo do debate público e das exigências e demandas colocadas pelo movimentonegro e na conjuntura de mobilizações em âmbito nacional e internacional sobrea necessidade de ações afirmativas nas universidades que se coloca a pesquisaque aqui apresentamos. Nesta, examinamosa cultura acadêmica de uma universidade e suas configurações derivadas dapresença de estudantes negros em seu cotidiano, após a implantação das açõesafirmativas. A pesquisa permitiu identificar os desafios etensionamentos que a implantação das ações afirmativas traz ao cotidiano davida acadêmica universitária para assegurar o acesso e a permanência comqualidade social aos estudantes cotistas negros. |
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