Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cainelli, Marlene Rosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Ferreira de Oliveira, Sandra Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Na pesquisa empírica realizada participaram dezessete professoras e vinte e seis alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Nossa intenção foi investigar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre a história local. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e analise dos resultados nos baseamos em investigações realizadas por pesquisadores como Lee (2001) Cooper (2002), Barton (2004) Barca (2007) Schmidt (2010). Os resultados indicam possibilidades para compreensão das ideias dos sujeitos acerca de conceitos para a construção do conhecimento histórico. 
id UFMG-5_d44136e36ec1ad2d146b540dda9ea828
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21093
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileiraensino de históriaensino fundamentalEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Na pesquisa empírica realizada participaram dezessete professoras e vinte e seis alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Nossa intenção foi investigar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre a história local. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e analise dos resultados nos baseamos em investigações realizadas por pesquisadores como Lee (2001) Cooper (2002), Barton (2004) Barca (2007) Schmidt (2010). Os resultados indicam possibilidades para compreensão das ideias dos sujeitos acerca de conceitos para a construção do conhecimento histórico. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093/16980Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCainelli, Marlene RosaFerreira de Oliveira, Sandra Regina2023-05-29T14:40:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21093Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:40:44Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
title Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
spellingShingle Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
Cainelli, Marlene Rosa
ensino de história
ensino fundamental
title_short Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
title_full Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
title_fullStr Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
title_full_unstemmed Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
title_sort Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
author Cainelli, Marlene Rosa
author_facet Cainelli, Marlene Rosa
Ferreira de Oliveira, Sandra Regina
author_role author
author2 Ferreira de Oliveira, Sandra Regina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cainelli, Marlene Rosa
Ferreira de Oliveira, Sandra Regina
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de história
ensino fundamental
topic ensino de história
ensino fundamental
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Na pesquisa empírica realizada participaram dezessete professoras e vinte e seis alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Nossa intenção foi investigar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre a história local. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e analise dos resultados nos baseamos em investigações realizadas por pesquisadores como Lee (2001) Cooper (2002), Barton (2004) Barca (2007) Schmidt (2010). Os resultados indicam possibilidades para compreensão das ideias dos sujeitos acerca de conceitos para a construção do conhecimento histórico. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093/16980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120856973312