Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Na pesquisa empírica realizada participaram dezessete professoras e vinte e seis alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Nossa intenção foi investigar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre a história local. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e analise dos resultados nos baseamos em investigações realizadas por pesquisadores como Lee (2001) Cooper (2002), Barton (2004) Barca (2007) Schmidt (2010). Os resultados indicam possibilidades para compreensão das ideias dos sujeitos acerca de conceitos para a construção do conhecimento histórico. |
id |
UFMG-5_d44136e36ec1ad2d146b540dda9ea828 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21093 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileiraensino de históriaensino fundamentalEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Na pesquisa empírica realizada participaram dezessete professoras e vinte e seis alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Nossa intenção foi investigar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre a história local. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e analise dos resultados nos baseamos em investigações realizadas por pesquisadores como Lee (2001) Cooper (2002), Barton (2004) Barca (2007) Schmidt (2010). Os resultados indicam possibilidades para compreensão das ideias dos sujeitos acerca de conceitos para a construção do conhecimento histórico. Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093/16980Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCainelli, Marlene RosaFerreira de Oliveira, Sandra Regina2023-05-29T14:40:44Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21093Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:40:44Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira |
title |
Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira |
spellingShingle |
Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira Cainelli, Marlene Rosa ensino de história ensino fundamental |
title_short |
Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira |
title_full |
Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira |
title_fullStr |
Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira |
title_full_unstemmed |
Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira |
title_sort |
Entre o passado e a História: investigando os conhecimentos históricos de crianças das séries iniciais em uma escola pública brasileira |
author |
Cainelli, Marlene Rosa |
author_facet |
Cainelli, Marlene Rosa Ferreira de Oliveira, Sandra Regina |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira de Oliveira, Sandra Regina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cainelli, Marlene Rosa Ferreira de Oliveira, Sandra Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de história ensino fundamental |
topic |
ensino de história ensino fundamental |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar como a escola atua no confronto entre os conhecimentos prévios e os escolarizados na aprendizagem da História. Na pesquisa empírica realizada participaram dezessete professoras e vinte e seis alunos da rede municipal de ensino da cidade de Londrina, Estado do Paraná, Brasil. Nossa intenção foi investigar os conhecimentos prévios que as crianças possuem sobre a história local. Para tanto, os alunos foram entrevistados em dois momentos: quando frequentavam a segunda série (antes do estudo da História de Londrina) e quando estavam cursando a terceira série (durante o estudo da História de Londrina). Para investigação e analise dos resultados nos baseamos em investigações realizadas por pesquisadores como Lee (2001) Cooper (2002), Barton (2004) Barca (2007) Schmidt (2010). Os resultados indicam possibilidades para compreensão das ideias dos sujeitos acerca de conceitos para a construção do conhecimento histórico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21093/16980 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 29 n. 4 (2013) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120856973312 |