INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Davoglio, Rosane Silvia, Lemos, Vania Maria Aita de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043
Resumo: O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência em saúde nos serviços de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes. Os participantes da foram estudantes do curso de Odontologia/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além do ganho de autonomia técnica, o período do Estágio possibilitou o fortalecimento da comunicação e tomada de decisão do estudante. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e comunidade. 
id UFMG-5_d7776feefcaa5d330994576b6749c875
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21043
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIAatenção básica à saúdeeducação superior em odontologiaensino em odontologiaeducação e saúdeO artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência em saúde nos serviços de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes. Os participantes da foram estudantes do curso de Odontologia/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além do ganho de autonomia técnica, o período do Estágio possibilitou o fortalecimento da comunicação e tomada de decisão do estudante. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e comunidade.  Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16934https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16935https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16936https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16937https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16938Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessToassi, Ramona Fernanda CeriottiDavoglio, Rosane SilviaLemos, Vania Maria Aita de2023-05-29T14:24:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21043Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:24:48Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
title INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
spellingShingle INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
atenção básica à saúde
educação superior em odontologia
ensino em odontologia
educação e saúde
title_short INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
title_full INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
title_fullStr INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
title_full_unstemmed INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
title_sort INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: O ESTÁGIO NA ATENÇÃO BÁSICA NA GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
author Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Davoglio, Rosane Silvia
Lemos, Vania Maria Aita de
author_role author
author2 Davoglio, Rosane Silvia
Lemos, Vania Maria Aita de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Davoglio, Rosane Silvia
Lemos, Vania Maria Aita de
dc.subject.por.fl_str_mv atenção básica à saúde
educação superior em odontologia
ensino em odontologia
educação e saúde
topic atenção básica à saúde
educação superior em odontologia
ensino em odontologia
educação e saúde
description O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência em saúde nos serviços de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde. A abordagem metodológica foi qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes. Os participantes da foram estudantes do curso de Odontologia/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além do ganho de autonomia técnica, o período do Estágio possibilitou o fortalecimento da comunicação e tomada de decisão do estudante. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e comunidade. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16934
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16935
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16936
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16937
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21043/16938
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120803495936