Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/98947 |
Resumo: | O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência da prática em saúde nos serviços de Atenção Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes registrados nos diários de campo escritos semanalmente. Os participantes foram estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além da possibilidade de aprendizado clínico, o período do estágio tem contribuído para o fortalecimento da autonomia, comunicação e tomada de decisões do estudante, capacitando-o para a compreensão das formas de organização e gestão do trabalho em saúde. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e da comunidade. |
id |
UFRGS-2_202c91c68dec2328dcba8ebdcc40dc99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98947 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Toassi, Ramona Fernanda CeriottiDavoglio, Rosane SilviaLemos, Vania Maria Aita de2014-07-30T02:04:31Z20120102-4698http://hdl.handle.net/10183/98947000878402O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência da prática em saúde nos serviços de Atenção Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes registrados nos diários de campo escritos semanalmente. Os participantes foram estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além da possibilidade de aprendizado clínico, o período do estágio tem contribuído para o fortalecimento da autonomia, comunicação e tomada de decisões do estudante, capacitando-o para a compreensão das formas de organização e gestão do trabalho em saúde. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e da comunidade.This article deals with the perception and understanding of undergraduate students about the importance of the experience and practice in Primary Health Care. A qualitative case study method was used to keep coherence with the research problem. The participants were students who had their Curriculum Training in the Primary Health Care of the School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul, from 2006 to 2009. Data collection not only included document analysis but also the reports on students’ field diaries written weekly. Data were analyzed through Discursive Textual Analysis. The possibility of practical learning and the situations and difficulties experienced in the traineeship have strengthened students’ autonomy, communication, and decision-making, enabling them to understand the ways of organizing and managing health work. Finally, the students’ presences in the Primary Health Care have been decisive in advancing the curriculum proposal, approximating the University to the community and service.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 28, n. 4 (dez. 2012), p. 223-242Atenção primária à saúdeEducação em odontologiaPrimary health careHigher education in dentistryDental educationEducation and healthIntegração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em OdontologiaIntegrating service, learning and community : the curricular training in primary health care for the graduation in dentistryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000878402.pdf000878402.pdfTexto completoapplication/pdf355358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/1/000878402.pdf88b93d9d739b20faeefef76668fcadbaMD51TEXT000878402.pdf.txt000878402.pdf.txtExtracted Texttext/plain52534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/2/000878402.pdf.txtbe0ee55d9e3b6e8725b9bea0c05acba6MD52THUMBNAIL000878402.pdf.jpg000878402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/3/000878402.pdf.jpge21a2a158ab73636daa6295db6a1020aMD5310183/989472018-10-22 08:02:10.441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:02:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Integrating service, learning and community : the curricular training in primary health care for the graduation in dentistry |
title |
Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia |
spellingShingle |
Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Atenção primária à saúde Educação em odontologia Primary health care Higher education in dentistry Dental education Education and health |
title_short |
Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia |
title_full |
Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia |
title_fullStr |
Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia |
title_full_unstemmed |
Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia |
title_sort |
Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia |
author |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti |
author_facet |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Davoglio, Rosane Silvia Lemos, Vania Maria Aita de |
author_role |
author |
author2 |
Davoglio, Rosane Silvia Lemos, Vania Maria Aita de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti Davoglio, Rosane Silvia Lemos, Vania Maria Aita de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atenção primária à saúde Educação em odontologia |
topic |
Atenção primária à saúde Educação em odontologia Primary health care Higher education in dentistry Dental education Education and health |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Primary health care Higher education in dentistry Dental education Education and health |
description |
O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência da prática em saúde nos serviços de Atenção Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes registrados nos diários de campo escritos semanalmente. Os participantes foram estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além da possibilidade de aprendizado clínico, o período do estágio tem contribuído para o fortalecimento da autonomia, comunicação e tomada de decisões do estudante, capacitando-o para a compreensão das formas de organização e gestão do trabalho em saúde. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e da comunidade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-30T02:04:31Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/98947 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0102-4698 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000878402 |
identifier_str_mv |
0102-4698 000878402 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/98947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 28, n. 4 (dez. 2012), p. 223-242 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/1/000878402.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/2/000878402.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/3/000878402.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
88b93d9d739b20faeefef76668fcadba be0ee55d9e3b6e8725b9bea0c05acba6 e21a2a158ab73636daa6295db6a1020a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447551869976576 |