Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Davoglio, Rosane Silvia, Lemos, Vania Maria Aita de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98947
Resumo: O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência da prática em saúde nos serviços de Atenção Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes registrados nos diários de campo escritos semanalmente. Os participantes foram estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além da possibilidade de aprendizado clínico, o período do estágio tem contribuído para o fortalecimento da autonomia, comunicação e tomada de decisões do estudante, capacitando-o para a compreensão das formas de organização e gestão do trabalho em saúde. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e da comunidade.
id UFRGS-2_202c91c68dec2328dcba8ebdcc40dc99
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98947
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Toassi, Ramona Fernanda CeriottiDavoglio, Rosane SilviaLemos, Vania Maria Aita de2014-07-30T02:04:31Z20120102-4698http://hdl.handle.net/10183/98947000878402O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência da prática em saúde nos serviços de Atenção Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes registrados nos diários de campo escritos semanalmente. Os participantes foram estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além da possibilidade de aprendizado clínico, o período do estágio tem contribuído para o fortalecimento da autonomia, comunicação e tomada de decisões do estudante, capacitando-o para a compreensão das formas de organização e gestão do trabalho em saúde. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e da comunidade.This article deals with the perception and understanding of undergraduate students about the importance of the experience and practice in Primary Health Care. A qualitative case study method was used to keep coherence with the research problem. The participants were students who had their Curriculum Training in the Primary Health Care of the School of Dentistry, Federal University of Rio Grande do Sul, from 2006 to 2009. Data collection not only included document analysis but also the reports on students’ field diaries written weekly. Data were analyzed through Discursive Textual Analysis. The possibility of practical learning and the situations and difficulties experienced in the traineeship have strengthened students’ autonomy, communication, and decision-making, enabling them to understand the ways of organizing and managing health work. Finally, the students’ presences in the Primary Health Care have been decisive in advancing the curriculum proposal, approximating the University to the community and service.application/pdfporEducação em revista (Belo Horizonte). Vol. 28, n. 4 (dez. 2012), p. 223-242Atenção primária à saúdeEducação em odontologiaPrimary health careHigher education in dentistryDental educationEducation and healthIntegração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em OdontologiaIntegrating service, learning and community : the curricular training in primary health care for the graduation in dentistryinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000878402.pdf000878402.pdfTexto completoapplication/pdf355358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/1/000878402.pdf88b93d9d739b20faeefef76668fcadbaMD51TEXT000878402.pdf.txt000878402.pdf.txtExtracted Texttext/plain52534http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/2/000878402.pdf.txtbe0ee55d9e3b6e8725b9bea0c05acba6MD52THUMBNAIL000878402.pdf.jpg000878402.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1467http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/3/000878402.pdf.jpge21a2a158ab73636daa6295db6a1020aMD5310183/989472018-10-22 08:02:10.441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98947Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T11:02:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Integrating service, learning and community : the curricular training in primary health care for the graduation in dentistry
title Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
spellingShingle Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Atenção primária à saúde
Educação em odontologia
Primary health care
Higher education in dentistry
Dental education
Education and health
title_short Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
title_full Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
title_fullStr Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
title_full_unstemmed Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
title_sort Integração ensino-serviço-comunidade : o estágio na atenção básica da graduação em Odontologia
author Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
author_facet Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Davoglio, Rosane Silvia
Lemos, Vania Maria Aita de
author_role author
author2 Davoglio, Rosane Silvia
Lemos, Vania Maria Aita de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toassi, Ramona Fernanda Ceriotti
Davoglio, Rosane Silvia
Lemos, Vania Maria Aita de
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção primária à saúde
Educação em odontologia
topic Atenção primária à saúde
Educação em odontologia
Primary health care
Higher education in dentistry
Dental education
Education and health
dc.subject.eng.fl_str_mv Primary health care
Higher education in dentistry
Dental education
Education and health
description O artigo trata da compreensão sobre a percepção do estudante da graduação em Odontologia em relação à vivência da prática em saúde nos serviços de Atenção Básica. A abordagem metodológica escolhida foi a qualitativa (estudo de caso), por meio da análise de documentos e relatos dos estudantes registrados nos diários de campo escritos semanalmente. Os participantes foram estudantes do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realizaram o Estágio Curricular na Atenção Básica, de 2006 a 2009. Os dados foram interpretados pela Análise Textual Discursiva. Além da possibilidade de aprendizado clínico, o período do estágio tem contribuído para o fortalecimento da autonomia, comunicação e tomada de decisões do estudante, capacitando-o para a compreensão das formas de organização e gestão do trabalho em saúde. A presença dos estudantes nos serviços tem sido determinante para o avanço da proposta curricular, aproximando a Universidade do serviço e da comunidade.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98947
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0102-4698
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000878402
identifier_str_mv 0102-4698
000878402
url http://hdl.handle.net/10183/98947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação em revista (Belo Horizonte). Vol. 28, n. 4 (dez. 2012), p. 223-242
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/1/000878402.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/2/000878402.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98947/3/000878402.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88b93d9d739b20faeefef76668fcadba
be0ee55d9e3b6e8725b9bea0c05acba6
e21a2a158ab73636daa6295db6a1020a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447551869976576