Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21061
Resumo: Neste texto examino questões relativas à construção de conhecimentos em ambiente escolar. Para isso percorro diferentes formas de conhecimento e os embates entre ciência e sociedade. Alguns aportes epistemológicos recorrentes na educação em ciências são mobilizados para analisar tensões emergentes nas universidades em decorrência da pressão por expansão de vagas no ensino superior que culminaram com o Projeto REUNI. Localizo este projeto em um contexto mais geral de massificação da educação superior. Faço uma digressão quanto ao significado do projeto moderno de sociedade, aponto elementos para compreensão da crise desse projeto, valendo-me de uma sociologia do conhecimento científico. Abordo tensões de ordem institucional, epistemológica e das práticas docentes. Valho-me, mais especificamente, da experiência de formação de educadores do campo na área de Ciências da Vida e da Natureza, na Universidade XXX.
id UFMG-5_e41bfe31805bd0e7413e6f7a35046215
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21061
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferençasNeste texto examino questões relativas à construção de conhecimentos em ambiente escolar. Para isso percorro diferentes formas de conhecimento e os embates entre ciência e sociedade. Alguns aportes epistemológicos recorrentes na educação em ciências são mobilizados para analisar tensões emergentes nas universidades em decorrência da pressão por expansão de vagas no ensino superior que culminaram com o Projeto REUNI. Localizo este projeto em um contexto mais geral de massificação da educação superior. Faço uma digressão quanto ao significado do projeto moderno de sociedade, aponto elementos para compreensão da crise desse projeto, valendo-me de uma sociologia do conhecimento científico. Abordo tensões de ordem institucional, epistemológica e das práticas docentes. Valho-me, mais especificamente, da experiência de formação de educadores do campo na área de Ciências da Vida e da Natureza, na Universidade XXX.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21061Educação em Revista ; v. 29 n. 1 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21061/16955Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Maria Emília Caixeta de Castro2023-05-29T14:36:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21061Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:36:28Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças
title Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças
spellingShingle Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças
Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
title_short Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças
title_full Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças
title_fullStr Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças
title_full_unstemmed Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças
title_sort Educação do campo e construção do conhecimento: Tensões inevitáveis no trato com as diferenças
author Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
author_facet Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Emília Caixeta de Castro
description Neste texto examino questões relativas à construção de conhecimentos em ambiente escolar. Para isso percorro diferentes formas de conhecimento e os embates entre ciência e sociedade. Alguns aportes epistemológicos recorrentes na educação em ciências são mobilizados para analisar tensões emergentes nas universidades em decorrência da pressão por expansão de vagas no ensino superior que culminaram com o Projeto REUNI. Localizo este projeto em um contexto mais geral de massificação da educação superior. Faço uma digressão quanto ao significado do projeto moderno de sociedade, aponto elementos para compreensão da crise desse projeto, valendo-me de uma sociologia do conhecimento científico. Abordo tensões de ordem institucional, epistemológica e das práticas docentes. Valho-me, mais especificamente, da experiência de formação de educadores do campo na área de Ciências da Vida e da Natureza, na Universidade XXX.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21061
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21061
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21061/16955
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 1 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120825516032