MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergamaschi, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Almeida, Dóris Bittencourt
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21064
Resumo: Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de quatorze estudantes do Curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro “Iniciação à Docência em Pedagogia: memórias que contam histórias”, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o Programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.
id UFMG-5_e8a6ebefa9289e6fca41acfddca8d8f5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21064
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIAhistórias de vidamemóriasformação de professoresPIBIDNeste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de quatorze estudantes do Curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro “Iniciação à Docência em Pedagogia: memórias que contam histórias”, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o Programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21064Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21064/16958Copyright (c) 2013 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBergamaschi, Maria AparecidaAlmeida, Dóris Bittencourt2023-05-29T14:37:37Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21064Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:37:37Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
title MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
spellingShingle MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
Bergamaschi, Maria Aparecida
histórias de vida
memórias
formação de professores
PIBID
title_short MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
title_full MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
title_fullStr MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
title_full_unstemmed MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
title_sort MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
author Bergamaschi, Maria Aparecida
author_facet Bergamaschi, Maria Aparecida
Almeida, Dóris Bittencourt
author_role author
author2 Almeida, Dóris Bittencourt
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bergamaschi, Maria Aparecida
Almeida, Dóris Bittencourt
dc.subject.por.fl_str_mv histórias de vida
memórias
formação de professores
PIBID
topic histórias de vida
memórias
formação de professores
PIBID
description Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de quatorze estudantes do Curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro “Iniciação à Docência em Pedagogia: memórias que contam histórias”, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o Programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21064
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21064/16958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 29 n. 2 (2013)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711120828661760