A escola e o adolescente em conflito com a lei: desvelando as tramas de uma difícil relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Eliseu de Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Dazzani, Maria Virgínia Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21239
Resumo: O artigo analisa os processos histórico-sociais que conferem sentido à frequente hostilidade das instituições escolares em relação a adolescentes autores de ato infracional. Tal inamistosidade se materializa em dois mal-estares característicos do percurso escolar desses indivíduos. No primeiro, anterior à infração, o adolescente, por se encontrar em um ambiente educativo adverso, protagoniza episódios de desinteresse, insucesso e evasão escolar. No segundo, posterior à sua autuação, é compelido a retornar à escola, onde vivencia experiências de rejeição, discriminação e hostilização. O histórico alinhamento da escola com a cultura das classes abastadas, correlato à sua típica repulsa pelos estratos populares, revelou-se a espinha dorsal do fenômeno, uma vez que a maioria dos adolescentes advém desta classe social, sendo alvo privilegiado dos preconceitos, estigmas e estereótipos tipicamente atribuídos aos jovens de baixa renda. Para a atenuação desse quadro, a requalificação das práticas escolares para um efetivo acolhimento do adolescente mostra-se imprescindível.
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