História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Cynthia Greive
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42579
Resumo: A   dissertação   pretende   analisar formas de mistificação do professor enquanto expressão de uma idealização mais ampla do povo, da sociedade e da História, como forma de ocultamento da materialidade das relações sociais. Propõe-se ainda captar o movimento real da História no desenrolar dessa mistificação, de como a História da Educação se posiciona frente à constituição de um povo e de um professor inseridos em relação concretas de trabalho. Finalmente, pretende abordar novas perspectivas de investigação necessárias ao avanço da História da Educação, enquanto comprometida com um projeto de transformação da realidade.
id UFMG-5_f9b85acbfae2d1808b4bdde4b9d7536e
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/42579
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o realHistóriaEducaçãoProfessorA   dissertação   pretende   analisar formas de mistificação do professor enquanto expressão de uma idealização mais ampla do povo, da sociedade e da História, como forma de ocultamento da materialidade das relações sociais. Propõe-se ainda captar o movimento real da História no desenrolar dessa mistificação, de como a História da Educação se posiciona frente à constituição de um povo e de um professor inseridos em relação concretas de trabalho. Finalmente, pretende abordar novas perspectivas de investigação necessárias ao avanço da História da Educação, enquanto comprometida com um projeto de transformação da realidade.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42579Educação em Revista ; v. 4 n. 07 (1988): Edição 041982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42579/32423Copyright (c) 2023 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVeiga, Cynthia Greive 2023-05-29T13:04:53Zoai:periodicos.ufmg.br:article/42579Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T13:04:53Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o real
title História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o real
spellingShingle História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o real
Veiga, Cynthia Greive
História
Educação
Professor
title_short História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o real
title_full História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o real
title_fullStr História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o real
title_full_unstemmed História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o real
title_sort História da educação na História: povo-professor-trabalhador, entre o imaginário e o real
author Veiga, Cynthia Greive
author_facet Veiga, Cynthia Greive
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Cynthia Greive
dc.subject.por.fl_str_mv História
Educação
Professor
topic História
Educação
Professor
description A   dissertação   pretende   analisar formas de mistificação do professor enquanto expressão de uma idealização mais ampla do povo, da sociedade e da História, como forma de ocultamento da materialidade das relações sociais. Propõe-se ainda captar o movimento real da História no desenrolar dessa mistificação, de como a História da Educação se posiciona frente à constituição de um povo e de um professor inseridos em relação concretas de trabalho. Finalmente, pretende abordar novas perspectivas de investigação necessárias ao avanço da História da Educação, enquanto comprometida com um projeto de transformação da realidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42579
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42579
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42579/32423
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 4 n. 07 (1988): Edição 04
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711125358510080