História da educação e formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100007 |
Resumo: | Nos últimos trinta anos, a história da educação na Inglaterra, como em muitos outros países, tem sido excluída do currículo de formação de professores. Este encaminhamento tem implicações significativas para a natureza da formação de professores no que diz respeito à relação entre a prática e a teoria. Nesse sentido, o presente estudo avalia a mudança de posição da história da educação como campo de estudo e de pesquisa em relação às suas contribuições para a formação de professores. Demonstramos, a partir da revisão da literatura especializada, que a pesquisa em história da educação tem se desenvolvido de forma exemplar em nível internacional, porém, o resultado desse empreendimento não chega aos programas de formação de professores, tendo como consequência a falta entre os professores de uma compreensão crítica da história da profissão docente, dos professores e da pedagogia e da educação em geral. Dessa forma, este paradoxo que envolve, por um lado, o crescimento da pesquisa sobre a história da profissão docente entre os especialistas e, por outro, a sua ausência nos cursos de formação de professores é o tema principal dessa reflexão. Nas conclusões desse artigo argumenta-se no sentido de que esta pesquisa recente na história da docência tem muito a contribuir para a formação de professores, e que o distanciamento entre a história e o currículo de formação de docentes deve ser superado. |
id |
EAA-1_1ef5a53450b91f437ac298c6d44e323e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782012000100007 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História da educação e formação de professoreshistória da educaçãohistória da profissão docenteformação de professoresteoria e práticaNos últimos trinta anos, a história da educação na Inglaterra, como em muitos outros países, tem sido excluída do currículo de formação de professores. Este encaminhamento tem implicações significativas para a natureza da formação de professores no que diz respeito à relação entre a prática e a teoria. Nesse sentido, o presente estudo avalia a mudança de posição da história da educação como campo de estudo e de pesquisa em relação às suas contribuições para a formação de professores. Demonstramos, a partir da revisão da literatura especializada, que a pesquisa em história da educação tem se desenvolvido de forma exemplar em nível internacional, porém, o resultado desse empreendimento não chega aos programas de formação de professores, tendo como consequência a falta entre os professores de uma compreensão crítica da história da profissão docente, dos professores e da pedagogia e da educação em geral. Dessa forma, este paradoxo que envolve, por um lado, o crescimento da pesquisa sobre a história da profissão docente entre os especialistas e, por outro, a sua ausência nos cursos de formação de professores é o tema principal dessa reflexão. Nas conclusões desse artigo argumenta-se no sentido de que esta pesquisa recente na história da docência tem muito a contribuir para a formação de professores, e que o distanciamento entre a história e o currículo de formação de docentes deve ser superado.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100007Revista Brasileira de Educação v.17 n.49 2012reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782012000100007info:eu-repo/semantics/openAccessMcculloch,Garypor2012-05-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782012000100007Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2012-05-25T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação e formação de professores |
title |
História da educação e formação de professores |
spellingShingle |
História da educação e formação de professores Mcculloch,Gary história da educação história da profissão docente formação de professores teoria e prática |
title_short |
História da educação e formação de professores |
title_full |
História da educação e formação de professores |
title_fullStr |
História da educação e formação de professores |
title_full_unstemmed |
História da educação e formação de professores |
title_sort |
História da educação e formação de professores |
author |
Mcculloch,Gary |
author_facet |
Mcculloch,Gary |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mcculloch,Gary |
dc.subject.por.fl_str_mv |
história da educação história da profissão docente formação de professores teoria e prática |
topic |
história da educação história da profissão docente formação de professores teoria e prática |
description |
Nos últimos trinta anos, a história da educação na Inglaterra, como em muitos outros países, tem sido excluída do currículo de formação de professores. Este encaminhamento tem implicações significativas para a natureza da formação de professores no que diz respeito à relação entre a prática e a teoria. Nesse sentido, o presente estudo avalia a mudança de posição da história da educação como campo de estudo e de pesquisa em relação às suas contribuições para a formação de professores. Demonstramos, a partir da revisão da literatura especializada, que a pesquisa em história da educação tem se desenvolvido de forma exemplar em nível internacional, porém, o resultado desse empreendimento não chega aos programas de formação de professores, tendo como consequência a falta entre os professores de uma compreensão crítica da história da profissão docente, dos professores e da pedagogia e da educação em geral. Dessa forma, este paradoxo que envolve, por um lado, o crescimento da pesquisa sobre a história da profissão docente entre os especialistas e, por outro, a sua ausência nos cursos de formação de professores é o tema principal dessa reflexão. Nas conclusões desse artigo argumenta-se no sentido de que esta pesquisa recente na história da docência tem muito a contribuir para a formação de professores, e que o distanciamento entre a história e o currículo de formação de docentes deve ser superado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100007 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000100007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782012000100007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.17 n.49 2012 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491188477952 |