Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scorsolini-Comin, Fabio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em Revista
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21143
Resumo: O objetivo deste estudo foi abordar as noções de diálogo e dialogismo nas obras de Bakhtin e Freire, discutindo suas contribuições para o contexto da educação a distância (EAD). Foram apresentadas três situações-problemas fictícias em um curso na modalidade a distância, no que tangem às ferramentas de interação. As proposições dessas ferramentas devem ser redigidas de modo a convidar os participantes a se posicionarem, permitindo a assunção de diferentes vozes acerca do assunto. O dialogismo, ao relativizar a autoria individual, ajuda-nos a compreender o caráter coletivo dessas produções. Ao propor a formação de alunos críticos e incentivar, paulatinamente, a adequação dos aprendentes a uma determinada forma, opera-se uma dicotomização, alienando o aluno e vendo-o como um produto, não como produtor de significações. Conclui-se que as ferramentas de interação em ambientes virtuais podem ser poderosos instrumentos para uma educação que se propõe transformadora.  
id UFMG-5_fd263a7e1490af8a17cb9229c0028554
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/21143
network_acronym_str UFMG-5
network_name_str Educação em Revista
repository_id_str
spelling Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distânciadiálogolinguagemeducação a distânciaO objetivo deste estudo foi abordar as noções de diálogo e dialogismo nas obras de Bakhtin e Freire, discutindo suas contribuições para o contexto da educação a distância (EAD). Foram apresentadas três situações-problemas fictícias em um curso na modalidade a distância, no que tangem às ferramentas de interação. As proposições dessas ferramentas devem ser redigidas de modo a convidar os participantes a se posicionarem, permitindo a assunção de diferentes vozes acerca do assunto. O dialogismo, ao relativizar a autoria individual, ajuda-nos a compreender o caráter coletivo dessas produções. Ao propor a formação de alunos críticos e incentivar, paulatinamente, a adequação dos aprendentes a uma determinada forma, opera-se uma dicotomização, alienando o aluno e vendo-o como um produto, não como produtor de significações. Conclui-se que as ferramentas de interação em ambientes virtuais podem ser poderosos instrumentos para uma educação que se propõe transformadora.  Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21143Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21143/17033Copyright (c) 2014 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScorsolini-Comin, Fabio2023-05-29T15:52:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21143Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T15:52:12Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância
title Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância
spellingShingle Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância
Scorsolini-Comin, Fabio
diálogo
linguagem
educação a distância
title_short Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância
title_full Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância
title_fullStr Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância
title_full_unstemmed Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância
title_sort Diálogo e dialogismo em Bakhtin e Freire: contribuições para a educação a distância
author Scorsolini-Comin, Fabio
author_facet Scorsolini-Comin, Fabio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scorsolini-Comin, Fabio
dc.subject.por.fl_str_mv diálogo
linguagem
educação a distância
topic diálogo
linguagem
educação a distância
description O objetivo deste estudo foi abordar as noções de diálogo e dialogismo nas obras de Bakhtin e Freire, discutindo suas contribuições para o contexto da educação a distância (EAD). Foram apresentadas três situações-problemas fictícias em um curso na modalidade a distância, no que tangem às ferramentas de interação. As proposições dessas ferramentas devem ser redigidas de modo a convidar os participantes a se posicionarem, permitindo a assunção de diferentes vozes acerca do assunto. O dialogismo, ao relativizar a autoria individual, ajuda-nos a compreender o caráter coletivo dessas produções. Ao propor a formação de alunos críticos e incentivar, paulatinamente, a adequação dos aprendentes a uma determinada forma, opera-se uma dicotomização, alienando o aluno e vendo-o como um produto, não como produtor de significações. Conclui-se que as ferramentas de interação em ambientes virtuais podem ser poderosos instrumentos para uma educação que se propõe transformadora.  
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por Pares
artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21143
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21143/17033
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Educação em Revista
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
publisher.none.fl_str_mv Educação em Revista
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Revista ; v. 30 n. 3 (2014)
1982-6621
0102-4698
reponame:Educação em Revista
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Educação em Revista
collection Educação em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv ||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br
_version_ 1799711121282695168