Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Hugo Leonardo Gomes dos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pontes, Antonio Luciano, Filho, Pedro Henrique Lima Praxedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17794
Resumo: Dentre as estruturas lexicográficas, a medioestrutura se configura como a menos abordada nos estudos metalexicográficos tendo em vista o volume de pesquisas referentes a aspectos da microestrutura, como a definição e as marcas de uso. Nosso objetivo, então, é investigar o sistema de remissões de dicionários escolares tipo 3 do Programa Nacional do Livro Didático de 2012. Fundamentamos nosso estudo em trabalhos de metalexicografia (GELPÍ ARROYO, 2000; MARTÍNEZ DE SOUSA, 1995; PONTES, 2009, WELKER, 2004), com foco na medioestrutura e na classificação das remissivas. Nosso corpus é composto por quarenta ocorrências relacionadas a homossexuais masculinos em onze entradas, extraídas de cinco dicionários. (BECHARA, 2011; FERREIRA, 2011; GEIGER, 2011; RAMOS, 2011; SARAIVA; OLIVEIRA, 2010) Fizemos a descrição das remissivas e, por meio delas, elaboramos redes medioestruturais para evidenciar o fluxo de sentidos entre os verbetes. Nossos resultados apontam uma tendência para a utilização de remissivas implícitas (81,8%) e para a convergência de sentidos para a entrada “homossexual”.PALAVRAS-CHAVE: medioestrutura; remissiva; homossexualidades masculinas.Among the lexicographic structures, the medioestructure is the least addressed in metalexicographic studies considering the volume of research related to aspects of the microstructure, such as the definition and the labels. Our objective, then, is to investigate the reprinting system of type 3 school dictionaries from Programa Nacional do Livro Didático of 2012. We base our study on works in metalexicography (GELPÍ ARROYO, 2000; MARTÍNEZ DE SOUSA, 1995; PONTES, 2009, WELKER, 2004), with a focus on the medioestructure and classification of cross-references. Our corpus comprised forty occurrences related to male homosexuals in eleven entries, extracted from five dictionaries (BECHARA, 2011; FERREIRA, 2011; GEIGER, 2011; RAMOS, 2011; SARAIVA; OLIVEIRA, 2010). We described the cross-references and, based on them, elaborated medioestructural networks to show the flow of meanings among the entries. Our results point to a trend towards the use of implicit cross-references (81.8%) and towards the convergence of meanings to the entry “homosexual”.KEYWORDS: medioestructure; cross-reference; male homosexuality.
id UFMG-7_0dd702b5df304651c4279cc30815bd84
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17794
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male HomosexualsMedioestrutura; Remissiva; Homossexualidades masculinas; medioestructure; cross-reference; male homosexuality.Dentre as estruturas lexicográficas, a medioestrutura se configura como a menos abordada nos estudos metalexicográficos tendo em vista o volume de pesquisas referentes a aspectos da microestrutura, como a definição e as marcas de uso. Nosso objetivo, então, é investigar o sistema de remissões de dicionários escolares tipo 3 do Programa Nacional do Livro Didático de 2012. Fundamentamos nosso estudo em trabalhos de metalexicografia (GELPÍ ARROYO, 2000; MARTÍNEZ DE SOUSA, 1995; PONTES, 2009, WELKER, 2004), com foco na medioestrutura e na classificação das remissivas. Nosso corpus é composto por quarenta ocorrências relacionadas a homossexuais masculinos em onze entradas, extraídas de cinco dicionários. (BECHARA, 2011; FERREIRA, 2011; GEIGER, 2011; RAMOS, 2011; SARAIVA; OLIVEIRA, 2010) Fizemos a descrição das remissivas e, por meio delas, elaboramos redes medioestruturais para evidenciar o fluxo de sentidos entre os verbetes. Nossos resultados apontam uma tendência para a utilização de remissivas implícitas (81,8%) e para a convergência de sentidos para a entrada “homossexual”.PALAVRAS-CHAVE: medioestrutura; remissiva; homossexualidades masculinas.Among the lexicographic structures, the medioestructure is the least addressed in metalexicographic studies considering the volume of research related to aspects of the microstructure, such as the definition and the labels. Our objective, then, is to investigate the reprinting system of type 3 school dictionaries from Programa Nacional do Livro Didático of 2012. We base our study on works in metalexicography (GELPÍ ARROYO, 2000; MARTÍNEZ DE SOUSA, 1995; PONTES, 2009, WELKER, 2004), with a focus on the medioestructure and classification of cross-references. Our corpus comprised forty occurrences related to male homosexuals in eleven entries, extracted from five dictionaries (BECHARA, 2011; FERREIRA, 2011; GEIGER, 2011; RAMOS, 2011; SARAIVA; OLIVEIRA, 2010). We described the cross-references and, based on them, elaborated medioestructural networks to show the flow of meanings among the entries. Our results point to a trend towards the use of implicit cross-references (81.8%) and towards the convergence of meanings to the entry “homosexual”.KEYWORDS: medioestructure; cross-reference; male homosexuality.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSantos, Hugo Leonardo Gomes dosPontes, Antonio LucianoFilho, Pedro Henrique Lima Praxedes2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17794Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 507-534Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 507-534Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 507-5341984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17794/2856/*ref*/ALMEIDA, E. C. Categorização e corporificação em dicionários escolares: uma análise do paradigma definicional. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019./*ref*/ARAÚJO, E. M. V. M. Descrição e avaliação de um quicktionary bilíngue offline usado na aprendizagem da língua inglesa. 2018. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018./*ref*/ARAÚJO, N. C. Gíria comum no dicionário escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019./*ref*/AULETE, Caldas. Caldas Aulete: minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004./*ref*/BECHARA, E. C. (Org.). Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011./*ref*/BORBA, F. S. Dicionário de usos do Português do Brasil. São Paulo: Ática, 2002./*ref*/BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997./*ref*/CARVALHO, G. L. Expressões idiomáticas em dicionários escolares de língua portuguesa. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016./*ref*/CARVALHO, O. L. S. Dicionários escolares: definição oracional e texto lexicográfico. In: CARVALHO, O. L. S.; BAGNO, M. (Org.). Dicionários escolares: políticas, formas & usos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 87-104./*ref*/CASTRO, R. Bolsonaro distorce publicação e acusa OMS de incentivar masturbação e homossexualidade em crianças. Época, Rio de Janeiro, 30 abr. 2020. Disponível em: https://epoca.globo.com/brasil/bolsonaro-distorce-publicacao-acusa-oms-de-incentivar-masturbacao-homossexualidade-em-criancas-1-24403161. Acesso em: 12 nov. 2020./*ref*/CHAVES, C. R. D. Le micro Robert: desvelando ideologia(s) em torno do gênero verbete. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011./*ref*/COLLINS COBUILD. Illustrated Basic Dictionary of American English. Boston: Heinle Cengage Learning, 2010./*ref*/DUARTE, E. B.; PONTES, A. L. O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete. Entrepalavras, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 48-57, 2011./*ref*/FARIAS, V. S. Whole-sentence versus definição por genus proximum + differentiae specificae: um contraste entre duas técnicas definitórias. Revista Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 73-100, 2009./*ref*/FERREIRA, A. B. H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2011./*ref*/FORGAS BERDET, E. Diccionario e ideología: tres décadas de la sociedad española a través de los ejemplos lexicográficos. Espéculo – Revista de Estudios Literarios, Madrid, ano VII, n. 17, 2001./*ref*/GEIGER, P. (Org.). Caldas Aulete: minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011./*ref*/GELPÍ ARROYO, C. La lexicografía. Barcelona: Santillana, 2000./*ref*/MARTÍNEZ DE SOUSA, J. Diccionario de Lexicografía práctica. Barcelona: Bibliograf, 1995./*ref*/MOREIRA, G. L. O uso do dicionário monolíngue na sala de aula: uma ferramenta para compreensão leitora em língua espanhola por alunos avançados de espanhol/LE. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2009./*ref*/NASCIMENTO, F. I. Lexicografia e semiótica social: uma análise da representação, da composição e das relações texto-imagem nos dicionários escolares tipo 2. 2018. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018./*ref*/NUNES, J. H. Espaço urbano, sujeito e dicionário: definição e formas do silêncio. Fragmentum, Santa Maria, n. 26, p. 45-54, 2010./*ref*/ONZI, M. L. Informação fônica em obras lexicográficas: estudo da pronúncia em dicionários das línguas portuguesa e italiana. 2016. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016./*ref*/PONTES, A. L. Dicionário para uso escolar: o que é como se lê. Fortaleza: EdUECE, 2009./*ref*/PONTES, A. L.; FECHINE, L. A. R. Metadiscurso verbal e visual: análise da medioestrutura de um dicionário de língua inglesa. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 10, n. 13, p. 1-22, 2018./*ref*/PONTES, A. L.; SANTOS, H. L. G. A representação do homem e da mulher no Dicionário de Usos do português do Brasil. Linha D’Água, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 123-140, 2014./*ref*/PORTO DAPENA, J. A. Manual de técnica lexicográfica. Madrid: Arcos Libros S. L., 2002./*ref*/PRETES, E.; VIANNA, T. História da criminalização da homossexualidade no Brasil: da sodomia ao homossexualismo. In: LOBATO, W.; SABINO, C.; ABREU, J. F. Iniciação científica: destaques 2007. Belo Horizonte: PUC Minas, 2008. v. 1. p. 313-392./*ref*/RAMOS, R. A. (Ed.). Dicionário didático de língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: SM, 2011./*ref*/SANTOS, H. L. G. Verbetes lexicográficos e processos: uma abordagem metalexicográfica e sistêmico-funcional de dicionários escolares. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016./*ref*/SANTOS, H. L. G.; PONTES, A. L.; PRAXEDES FILHO, P. H. L. Marcas de uso e redes medioestruturais de verbetes sobre homossexual masculino em dicionários escolares. Domínios da lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2384-2410, 2019./*ref*/SANTOS, H. L. G.; PONTES, A. L.; PRAXEDES FILHO, P. H. L. Transitividade em definições de dicionários escolares: análise dos tipos de processos em verbetes sobre homossexuais masculinos. (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 28, p. 218-237, 2020./*ref*/SARAIVA, K. S. A.; OLIVEIRA, R. C. G. Saraiva jovem: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2010./*ref*/SOUSA, A. G. F. Com a palavra o consulente: as relações entre imagem e texto em verbetes ilustrados. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014./*ref*/STREHLER, R. G. Marcas de uso nos dicionários. In: PIRES DE OLIVEIRA, A. M. P.; ISQUERDO, A. N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2001. p. 171-180./*ref*/WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004./*ref*/ZANATTA, F.; BUGUEÑO MIRANDA, F. V. A normatividade em dicionários gerais de língua portuguesa. In: LIMA-HERNANDES, M. C.; MARÇALO, M. J.; MICHELETTI, G.; MARTIN, V. L. R. (Org.). A língua portuguesa no mundo. São Paulo: FFLECH-USP, 2008. p. 1-20.Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-28T19:34:31Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17794Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2022-07-28T19:34:31Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals
title Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals
spellingShingle Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals
Santos, Hugo Leonardo Gomes dos
Medioestrutura; Remissiva; Homossexualidades masculinas; medioestructure; cross-reference; male homosexuality.
title_short Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals
title_full Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals
title_fullStr Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals
title_full_unstemmed Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals
title_sort Redes medioestruturais de dicionários escolares: fluxo de sentidos entre verbetes sobre homossexuais masculinos / Medioestructural Networks in School Dictionaries: Flow of Meanings Among Entries About Male Homosexuals
author Santos, Hugo Leonardo Gomes dos
author_facet Santos, Hugo Leonardo Gomes dos
Pontes, Antonio Luciano
Filho, Pedro Henrique Lima Praxedes
author_role author
author2 Pontes, Antonio Luciano
Filho, Pedro Henrique Lima Praxedes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Hugo Leonardo Gomes dos
Pontes, Antonio Luciano
Filho, Pedro Henrique Lima Praxedes
dc.subject.por.fl_str_mv Medioestrutura; Remissiva; Homossexualidades masculinas; medioestructure; cross-reference; male homosexuality.
topic Medioestrutura; Remissiva; Homossexualidades masculinas; medioestructure; cross-reference; male homosexuality.
description Dentre as estruturas lexicográficas, a medioestrutura se configura como a menos abordada nos estudos metalexicográficos tendo em vista o volume de pesquisas referentes a aspectos da microestrutura, como a definição e as marcas de uso. Nosso objetivo, então, é investigar o sistema de remissões de dicionários escolares tipo 3 do Programa Nacional do Livro Didático de 2012. Fundamentamos nosso estudo em trabalhos de metalexicografia (GELPÍ ARROYO, 2000; MARTÍNEZ DE SOUSA, 1995; PONTES, 2009, WELKER, 2004), com foco na medioestrutura e na classificação das remissivas. Nosso corpus é composto por quarenta ocorrências relacionadas a homossexuais masculinos em onze entradas, extraídas de cinco dicionários. (BECHARA, 2011; FERREIRA, 2011; GEIGER, 2011; RAMOS, 2011; SARAIVA; OLIVEIRA, 2010) Fizemos a descrição das remissivas e, por meio delas, elaboramos redes medioestruturais para evidenciar o fluxo de sentidos entre os verbetes. Nossos resultados apontam uma tendência para a utilização de remissivas implícitas (81,8%) e para a convergência de sentidos para a entrada “homossexual”.PALAVRAS-CHAVE: medioestrutura; remissiva; homossexualidades masculinas.Among the lexicographic structures, the medioestructure is the least addressed in metalexicographic studies considering the volume of research related to aspects of the microstructure, such as the definition and the labels. Our objective, then, is to investigate the reprinting system of type 3 school dictionaries from Programa Nacional do Livro Didático of 2012. We base our study on works in metalexicography (GELPÍ ARROYO, 2000; MARTÍNEZ DE SOUSA, 1995; PONTES, 2009, WELKER, 2004), with a focus on the medioestructure and classification of cross-references. Our corpus comprised forty occurrences related to male homosexuals in eleven entries, extracted from five dictionaries (BECHARA, 2011; FERREIRA, 2011; GEIGER, 2011; RAMOS, 2011; SARAIVA; OLIVEIRA, 2010). We described the cross-references and, based on them, elaborated medioestructural networks to show the flow of meanings among the entries. Our results point to a trend towards the use of implicit cross-references (81.8%) and towards the convergence of meanings to the entry “homosexual”.KEYWORDS: medioestructure; cross-reference; male homosexuality.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17794
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17794
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17794/2856
/*ref*/ALMEIDA, E. C. Categorização e corporificação em dicionários escolares: uma análise do paradigma definicional. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.
/*ref*/ARAÚJO, E. M. V. M. Descrição e avaliação de um quicktionary bilíngue offline usado na aprendizagem da língua inglesa. 2018. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
/*ref*/ARAÚJO, N. C. Gíria comum no dicionário escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019.
/*ref*/AULETE, Caldas. Caldas Aulete: minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.
/*ref*/BECHARA, E. C. (Org.). Dicionário escolar da Academia Brasileira de Letras. 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2011.
/*ref*/BORBA, F. S. Dicionário de usos do Português do Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
/*ref*/BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997.
/*ref*/CARVALHO, G. L. Expressões idiomáticas em dicionários escolares de língua portuguesa. 2016. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.
/*ref*/CARVALHO, O. L. S. Dicionários escolares: definição oracional e texto lexicográfico. In: CARVALHO, O. L. S.; BAGNO, M. (Org.). Dicionários escolares: políticas, formas & usos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 87-104.
/*ref*/CASTRO, R. Bolsonaro distorce publicação e acusa OMS de incentivar masturbação e homossexualidade em crianças. Época, Rio de Janeiro, 30 abr. 2020. Disponível em: https://epoca.globo.com/brasil/bolsonaro-distorce-publicacao-acusa-oms-de-incentivar-masturbacao-homossexualidade-em-criancas-1-24403161. Acesso em: 12 nov. 2020.
/*ref*/CHAVES, C. R. D. Le micro Robert: desvelando ideologia(s) em torno do gênero verbete. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.
/*ref*/COLLINS COBUILD. Illustrated Basic Dictionary of American English. Boston: Heinle Cengage Learning, 2010.
/*ref*/DUARTE, E. B.; PONTES, A. L. O componente medioestrutural do minidicionário escolar Caldas Aulete. Entrepalavras, Fortaleza, ano 1, v. 1, n. 1, p. 48-57, 2011.
/*ref*/FARIAS, V. S. Whole-sentence versus definição por genus proximum + differentiae specificae: um contraste entre duas técnicas definitórias. Revista Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 73-100, 2009.
/*ref*/FERREIRA, A. B. H. Aurélio Júnior: dicionário escolar da língua portuguesa. 2. ed. Curitiba: Positivo, 2011.
/*ref*/FORGAS BERDET, E. Diccionario e ideología: tres décadas de la sociedad española a través de los ejemplos lexicográficos. Espéculo – Revista de Estudios Literarios, Madrid, ano VII, n. 17, 2001.
/*ref*/GEIGER, P. (Org.). Caldas Aulete: minidicionário contemporâneo da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2011.
/*ref*/GELPÍ ARROYO, C. La lexicografía. Barcelona: Santillana, 2000.
/*ref*/MARTÍNEZ DE SOUSA, J. Diccionario de Lexicografía práctica. Barcelona: Bibliograf, 1995.
/*ref*/MOREIRA, G. L. O uso do dicionário monolíngue na sala de aula: uma ferramenta para compreensão leitora em língua espanhola por alunos avançados de espanhol/LE. 2009. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2009.
/*ref*/NASCIMENTO, F. I. Lexicografia e semiótica social: uma análise da representação, da composição e das relações texto-imagem nos dicionários escolares tipo 2. 2018. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
/*ref*/NUNES, J. H. Espaço urbano, sujeito e dicionário: definição e formas do silêncio. Fragmentum, Santa Maria, n. 26, p. 45-54, 2010.
/*ref*/ONZI, M. L. Informação fônica em obras lexicográficas: estudo da pronúncia em dicionários das línguas portuguesa e italiana. 2016. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
/*ref*/PONTES, A. L. Dicionário para uso escolar: o que é como se lê. Fortaleza: EdUECE, 2009.
/*ref*/PONTES, A. L.; FECHINE, L. A. R. Metadiscurso verbal e visual: análise da medioestrutura de um dicionário de língua inglesa. Palimpsesto, Rio de Janeiro, v. 10, n. 13, p. 1-22, 2018.
/*ref*/PONTES, A. L.; SANTOS, H. L. G. A representação do homem e da mulher no Dicionário de Usos do português do Brasil. Linha D’Água, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 123-140, 2014.
/*ref*/PORTO DAPENA, J. A. Manual de técnica lexicográfica. Madrid: Arcos Libros S. L., 2002.
/*ref*/PRETES, E.; VIANNA, T. História da criminalização da homossexualidade no Brasil: da sodomia ao homossexualismo. In: LOBATO, W.; SABINO, C.; ABREU, J. F. Iniciação científica: destaques 2007. Belo Horizonte: PUC Minas, 2008. v. 1. p. 313-392.
/*ref*/RAMOS, R. A. (Ed.). Dicionário didático de língua portuguesa. 2. ed. São Paulo: SM, 2011.
/*ref*/SANTOS, H. L. G. Verbetes lexicográficos e processos: uma abordagem metalexicográfica e sistêmico-funcional de dicionários escolares. 2016. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.
/*ref*/SANTOS, H. L. G.; PONTES, A. L.; PRAXEDES FILHO, P. H. L. Marcas de uso e redes medioestruturais de verbetes sobre homossexual masculino em dicionários escolares. Domínios da lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 4, p. 2384-2410, 2019.
/*ref*/SANTOS, H. L. G.; PONTES, A. L.; PRAXEDES FILHO, P. H. L. Transitividade em definições de dicionários escolares: análise dos tipos de processos em verbetes sobre homossexuais masculinos. (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 28, p. 218-237, 2020.
/*ref*/SARAIVA, K. S. A.; OLIVEIRA, R. C. G. Saraiva jovem: dicionário da língua portuguesa ilustrado. São Paulo: Saraiva, 2010.
/*ref*/SOUSA, A. G. F. Com a palavra o consulente: as relações entre imagem e texto em verbetes ilustrados. 2014. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2014.
/*ref*/STREHLER, R. G. Marcas de uso nos dicionários. In: PIRES DE OLIVEIRA, A. M. P.; ISQUERDO, A. N. (Org.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. 2. ed. Campo Grande: Ed. UFMS, 2001. p. 171-180.
/*ref*/WELKER, H. A. Dicionários: uma pequena introdução à lexicografia. Brasília: Thesaurus, 2004.
/*ref*/ZANATTA, F.; BUGUEÑO MIRANDA, F. V. A normatividade em dicionários gerais de língua portuguesa. In: LIMA-HERNANDES, M. C.; MARÇALO, M. J.; MICHELETTI, G.; MARTIN, V. L. R. (Org.). A língua portuguesa no mundo. São Paulo: FFLECH-USP, 2008. p. 1-20.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 507-534
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 507-534
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 507-534
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099446099968