Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Rosane Rocha
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Urzêda-Freitas, Marco Túlio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8394
Resumo: Em 2014, a primeira autora deste artigo ministrou uma disciplina de Prática Oral 2 de Inglês no curso de Letras da (omitido para fins de avaliação às cegas), informada pela Linguística Aplica Crítica. O curso focalizou os temas “raça” e “língua”, objetivando problematizar desigualdades sociais e língua como espaço de poder. Essa problematização foi possível não apenas pelos textos lidos, mas também por eventos críticos que aconteceram entre treze alunas/os e a professora durante o curso. Esses eventos motivaram o relato de outros eventos críticos que aconteceram antes do curso. Neste estudo, analisamos esse conjunto de eventos como compreendendo atos de fala ofensivos que foram atenuados e rearticulados afirmativamente, abrindo a possibilidade de agência (BUTLER, 1997).
id UFMG-7_1a4c62ec482174fff22c1c976073ba0a
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8394
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva críticaLinguística Aplicada Crítica; ensino de língua inglesa; língua e poder; corpo/identidades.Em 2014, a primeira autora deste artigo ministrou uma disciplina de Prática Oral 2 de Inglês no curso de Letras da (omitido para fins de avaliação às cegas), informada pela Linguística Aplica Crítica. O curso focalizou os temas “raça” e “língua”, objetivando problematizar desigualdades sociais e língua como espaço de poder. Essa problematização foi possível não apenas pelos textos lidos, mas também por eventos críticos que aconteceram entre treze alunas/os e a professora durante o curso. Esses eventos motivaram o relato de outros eventos críticos que aconteceram antes do curso. Neste estudo, analisamos esse conjunto de eventos como compreendendo atos de fala ofensivos que foram atenuados e rearticulados afirmativamente, abrindo a possibilidade de agência (BUTLER, 1997).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPessoa, Rosane RochaUrzêda-Freitas, Marco Túlio de2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8394Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8394/9191Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:28:35Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8394Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:28:35Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica
title Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica
spellingShingle Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica
Pessoa, Rosane Rocha
Linguística Aplicada Crítica; ensino de língua inglesa; língua e poder; corpo/identidades.
title_short Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica
title_full Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica
title_fullStr Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica
title_full_unstemmed Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica
title_sort Língua como espaço de poder: uma pesquisa de sala de aula na perspectiva crítica
author Pessoa, Rosane Rocha
author_facet Pessoa, Rosane Rocha
Urzêda-Freitas, Marco Túlio de
author_role author
author2 Urzêda-Freitas, Marco Túlio de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Rosane Rocha
Urzêda-Freitas, Marco Túlio de
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada Crítica; ensino de língua inglesa; língua e poder; corpo/identidades.
topic Linguística Aplicada Crítica; ensino de língua inglesa; língua e poder; corpo/identidades.
description Em 2014, a primeira autora deste artigo ministrou uma disciplina de Prática Oral 2 de Inglês no curso de Letras da (omitido para fins de avaliação às cegas), informada pela Linguística Aplica Crítica. O curso focalizou os temas “raça” e “língua”, objetivando problematizar desigualdades sociais e língua como espaço de poder. Essa problematização foi possível não apenas pelos textos lidos, mas também por eventos críticos que aconteceram entre treze alunas/os e a professora durante o curso. Esses eventos motivaram o relato de outros eventos críticos que aconteceram antes do curso. Neste estudo, analisamos esse conjunto de eventos como compreendendo atos de fala ofensivos que foram atenuados e rearticulados afirmativamente, abrindo a possibilidade de agência (BUTLER, 1997).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8394
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8394/9191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099395768320