Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892 |
Resumo: | Na presente pesquisa investigamos como os professores de portuguêsdo Ensino Fundamental II estão lidando com o embate entre a tradição escolargramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolveremaquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamamde Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico, nosapoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista e, doponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa. Nossos resultados indicama coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática dosprofessores nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramenteem função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados em sala de aula. |
id |
UFMG-7_1b1662160e1910671261353c82062470 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/892 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de portuguêsNa presente pesquisa investigamos como os professores de portuguêsdo Ensino Fundamental II estão lidando com o embate entre a tradição escolargramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolveremaquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamamde Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico, nosapoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista e, doponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa. Nossos resultados indicama coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática dosprofessores nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramenteem função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados em sala de aula.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisda Silva, Noadia Íris2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892/988info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T17:03:05Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/892Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T17:03:05Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português |
title |
Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português |
spellingShingle |
Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português da Silva, Noadia Íris |
title_short |
Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português |
title_full |
Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português |
title_fullStr |
Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português |
title_full_unstemmed |
Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português |
title_sort |
Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português |
author |
da Silva, Noadia Íris |
author_facet |
da Silva, Noadia Íris |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Noadia Íris |
description |
Na presente pesquisa investigamos como os professores de portuguêsdo Ensino Fundamental II estão lidando com o embate entre a tradição escolargramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolveremaquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamamde Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico, nosapoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista e, doponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa. Nossos resultados indicama coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática dosprofessores nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramenteem função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados em sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892/988 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099881259008 |