Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Noadia Íris
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892
Resumo: Na presente pesquisa investigamos como os professores de portuguêsdo Ensino Fundamental II estão lidando com o embate entre a tradição escolargramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolveremaquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamamde Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico, nosapoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista e, doponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa. Nossos resultados indicama coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática dosprofessores nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramenteem função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados em sala de aula.
id UFMG-7_1b1662160e1910671261353c82062470
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/892
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de portuguêsNa presente pesquisa investigamos como os professores de portuguêsdo Ensino Fundamental II estão lidando com o embate entre a tradição escolargramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolveremaquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamamde Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico, nosapoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista e, doponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa. Nossos resultados indicama coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática dosprofessores nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramenteem função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados em sala de aula.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisda Silva, Noadia Íris2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892/988info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T17:03:05Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/892Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T17:03:05Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português
title Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português
spellingShingle Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português
da Silva, Noadia Íris
title_short Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português
title_full Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português
title_fullStr Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português
title_full_unstemmed Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português
title_sort Ensino Tradicional de Gramática ou Prática de Análise Linguística: uma questão de (con)tradição nas aulas de português
author da Silva, Noadia Íris
author_facet da Silva, Noadia Íris
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Noadia Íris
description Na presente pesquisa investigamos como os professores de portuguêsdo Ensino Fundamental II estão lidando com o embate entre a tradição escolargramatical e as novas propostas de ensino que visam desbancá-la, ao desenvolveremaquilo que os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa chamamde Eixo da Reflexão e Análise Sobre a Língua. Do ponto de vista teórico, nosapoiamos nos pressupostos da Linguística Aplicada de base interacionista e, doponto de vista metodológico, na abordagem qualitativa. Nossos resultados indicama coexistência de diferentes perspectivas teórico-metodológicas na prática dosprofessores nesse eixo de ensino, perspectivas essas que se delineiam mais claramenteem função dos conteúdos linguísticos selecionados e trabalhados em sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/892/988
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 4 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099881259008