ILA - ILF – ILE - ILG: QUEM DÁ CONTA?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Clarissa Menezes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5187
Resumo: este texto discute alguns dos pressupostos e implicações atribuídos ao uso dos termos língua franca, internacional, global, estrangeira e adicional relacionados à língua inglesa. Tal terminologia é abordada a partir de dois eixos: o da práxis pedagógica do ensino-aprendizagem de inglês em escolas públicas no Brasil, e o de um referencial pós-estruturalista, com base no pensamento de Derrida e Foucault sobre texto e discurso, adotado aqui principalmente com Pennycook (2007) para discutir a concepção de língua tomada como pressuposto e consequência nessa terminologia. Também as ideias trazidas por Jenkins, Cogo & Dewey (2011) são tomadas para explorar conotações atribuídas especificamente à língua inglesa nos termos que dão título ao artigo, contrapostos à noção de inglês como língua estrangeira (ILE), termo utilizado historicamente em referência ao ensino-aprendizagem desta língua no Brasil.
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