ILA - ILF – ILE - ILG: QUEM DÁ CONTA?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5187 |
Resumo: | este texto discute alguns dos pressupostos e implicações atribuídos ao uso dos termos língua franca, internacional, global, estrangeira e adicional relacionados à língua inglesa. Tal terminologia é abordada a partir de dois eixos: o da práxis pedagógica do ensino-aprendizagem de inglês em escolas públicas no Brasil, e o de um referencial pós-estruturalista, com base no pensamento de Derrida e Foucault sobre texto e discurso, adotado aqui principalmente com Pennycook (2007) para discutir a concepção de língua tomada como pressuposto e consequência nessa terminologia. Também as ideias trazidas por Jenkins, Cogo & Dewey (2011) são tomadas para explorar conotações atribuídas especificamente à língua inglesa nos termos que dão título ao artigo, contrapostos à noção de inglês como língua estrangeira (ILE), termo utilizado historicamente em referência ao ensino-aprendizagem desta língua no Brasil. |
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ILA - ILF – ILE - ILG: QUEM DÁ CONTA?este texto discute alguns dos pressupostos e implicações atribuídos ao uso dos termos língua franca, internacional, global, estrangeira e adicional relacionados à língua inglesa. Tal terminologia é abordada a partir de dois eixos: o da práxis pedagógica do ensino-aprendizagem de inglês em escolas públicas no Brasil, e o de um referencial pós-estruturalista, com base no pensamento de Derrida e Foucault sobre texto e discurso, adotado aqui principalmente com Pennycook (2007) para discutir a concepção de língua tomada como pressuposto e consequência nessa terminologia. Também as ideias trazidas por Jenkins, Cogo & Dewey (2011) são tomadas para explorar conotações atribuídas especificamente à língua inglesa nos termos que dão título ao artigo, contrapostos à noção de inglês como língua estrangeira (ILE), termo utilizado historicamente em referência ao ensino-aprendizagem desta língua no Brasil.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESJordão, Clarissa Menezes2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5187Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5187/231http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5187/232porinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-23T13:50:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5187Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-05-23T13:50:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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