REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fólio - Revista de Letras |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas questões relacionadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF) na prática do ensino de inglês no contexto brasileiro, através da contribuição de professores-pesquisadores da área. Trata-se de um estudo de caso no qual participaram quatro professores de língua inglesa de instituições públicas e particulares de ensino do interior da Bahia. O instrumento de geração de dados utilizado foi um questionário com perguntas objetivas e discursivas. A partir da análise das respostas dos participantes, observamos que, embora os docentes percebam a relevância de se descentralizar o modelo do falante nativo e de mostrarem aos estudantes que existem outras variantes do inglês, as modalidades de inglês britânico e americano ainda são evidenciadas e tomadas como referências principais. O estudo mostrou ainda que algumas das razões para tal prática se devem à necessidade de os docentes conduzirem suas aulas seguindo à risca o que ditam aos livros didáticos por eles usados ou por conta das demandas de exames como o ENEM que, até o presente momento, não contemplam a perspectiva do ILF. |
id |
UESB-1_88927177a570fa3656c961f41f54a109 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2864 |
network_acronym_str |
UESB-1 |
network_name_str |
Fólio - Revista de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORESEste artigo tem como objetivo refletir sobre algumas questões relacionadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF) na prática do ensino de inglês no contexto brasileiro, através da contribuição de professores-pesquisadores da área. Trata-se de um estudo de caso no qual participaram quatro professores de língua inglesa de instituições públicas e particulares de ensino do interior da Bahia. O instrumento de geração de dados utilizado foi um questionário com perguntas objetivas e discursivas. A partir da análise das respostas dos participantes, observamos que, embora os docentes percebam a relevância de se descentralizar o modelo do falante nativo e de mostrarem aos estudantes que existem outras variantes do inglês, as modalidades de inglês britânico e americano ainda são evidenciadas e tomadas como referências principais. O estudo mostrou ainda que algumas das razões para tal prática se devem à necessidade de os docentes conduzirem suas aulas seguindo à risca o que ditam aos livros didáticos por eles usados ou por conta das demandas de exames como o ENEM que, até o presente momento, não contemplam a perspectiva do ILF.Edições UESB2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864/2383Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Keila Mendes dosDuarte, Daniela Moreira2021-03-22T18:05:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2864Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:25.739334Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES |
title |
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES |
spellingShingle |
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES Santos, Keila Mendes dos |
title_short |
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES |
title_full |
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES |
title_fullStr |
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES |
title_sort |
REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES |
author |
Santos, Keila Mendes dos |
author_facet |
Santos, Keila Mendes dos Duarte, Daniela Moreira |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Daniela Moreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Keila Mendes dos Duarte, Daniela Moreira |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas questões relacionadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF) na prática do ensino de inglês no contexto brasileiro, através da contribuição de professores-pesquisadores da área. Trata-se de um estudo de caso no qual participaram quatro professores de língua inglesa de instituições públicas e particulares de ensino do interior da Bahia. O instrumento de geração de dados utilizado foi um questionário com perguntas objetivas e discursivas. A partir da análise das respostas dos participantes, observamos que, embora os docentes percebam a relevância de se descentralizar o modelo do falante nativo e de mostrarem aos estudantes que existem outras variantes do inglês, as modalidades de inglês britânico e americano ainda são evidenciadas e tomadas como referências principais. O estudo mostrou ainda que algumas das razões para tal prática se devem à necessidade de os docentes conduzirem suas aulas seguindo à risca o que ditam aos livros didáticos por eles usados ou por conta das demandas de exames como o ENEM que, até o presente momento, não contemplam a perspectiva do ILF. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864/2383 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UESB |
dc.source.none.fl_str_mv |
fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA 2176-4182 reponame:Fólio - Revista de Letras instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Fólio - Revista de Letras |
collection |
Fólio - Revista de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com |
_version_ |
1799318973729210369 |