REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Keila Mendes dos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Duarte, Daniela Moreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Fólio - Revista de Letras
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas questões relacionadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF) na prática do ensino de inglês no contexto brasileiro, através da contribuição de professores-pesquisadores da área. Trata-se de um estudo de caso no qual participaram quatro professores de língua inglesa de instituições públicas e particulares de ensino do interior da Bahia. O instrumento de geração de dados utilizado foi um questionário com perguntas objetivas e discursivas. A partir da análise das respostas dos participantes, observamos que, embora os docentes percebam a relevância de se descentralizar o modelo do falante nativo e de mostrarem aos estudantes que existem outras variantes do inglês, as modalidades de inglês britânico e americano ainda são evidenciadas e tomadas como referências principais. O estudo mostrou ainda que algumas das razões para tal prática se devem à necessidade de os docentes conduzirem suas aulas seguindo à risca o que ditam aos livros didáticos por eles usados ou por conta das demandas de exames como o ENEM que, até o presente momento, não contemplam a perspectiva do ILF.
id UESB-1_88927177a570fa3656c961f41f54a109
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2864
network_acronym_str UESB-1
network_name_str Fólio - Revista de Letras
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORESEste artigo tem como objetivo refletir sobre algumas questões relacionadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF) na prática do ensino de inglês no contexto brasileiro, através da contribuição de professores-pesquisadores da área. Trata-se de um estudo de caso no qual participaram quatro professores de língua inglesa de instituições públicas e particulares de ensino do interior da Bahia. O instrumento de geração de dados utilizado foi um questionário com perguntas objetivas e discursivas. A partir da análise das respostas dos participantes, observamos que, embora os docentes percebam a relevância de se descentralizar o modelo do falante nativo e de mostrarem aos estudantes que existem outras variantes do inglês, as modalidades de inglês britânico e americano ainda são evidenciadas e tomadas como referências principais. O estudo mostrou ainda que algumas das razões para tal prática se devem à necessidade de os docentes conduzirem suas aulas seguindo à risca o que ditam aos livros didáticos por eles usados ou por conta das demandas de exames como o ENEM que, até o presente momento, não contemplam a perspectiva do ILF.Edições UESB2018-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA2176-4182reponame:Fólio - Revista de Letrasinstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864/2383Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Keila Mendes dosDuarte, Daniela Moreira2021-03-22T18:05:39Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/2864Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folioPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/oai||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com2176-41821808-3099opendoar:2024-05-17T13:37:25.739334Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES
title REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES
Santos, Keila Mendes dos
title_short REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES
title_full REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES
title_sort REFLEXÕES SOBRE A PERSPECTIVA DO ILF NA PRÁTICA DO ENSINO DE LI: CONVERSANDO COM PROFESSORES PESQUISADORES
author Santos, Keila Mendes dos
author_facet Santos, Keila Mendes dos
Duarte, Daniela Moreira
author_role author
author2 Duarte, Daniela Moreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Keila Mendes dos
Duarte, Daniela Moreira
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre algumas questões relacionadas à perspectiva do Inglês como Língua Franca (ILF) na prática do ensino de inglês no contexto brasileiro, através da contribuição de professores-pesquisadores da área. Trata-se de um estudo de caso no qual participaram quatro professores de língua inglesa de instituições públicas e particulares de ensino do interior da Bahia. O instrumento de geração de dados utilizado foi um questionário com perguntas objetivas e discursivas. A partir da análise das respostas dos participantes, observamos que, embora os docentes percebam a relevância de se descentralizar o modelo do falante nativo e de mostrarem aos estudantes que existem outras variantes do inglês, as modalidades de inglês britânico e americano ainda são evidenciadas e tomadas como referências principais. O estudo mostrou ainda que algumas das razões para tal prática se devem à necessidade de os docentes conduzirem suas aulas seguindo à risca o que ditam aos livros didáticos por eles usados ou por conta das demandas de exames como o ENEM que, até o presente momento, não contemplam a perspectiva do ILF.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/2864/2383
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 fólio - Revista de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv fólio - Revista de Letras; v. 8 n. 1 (2016): OUTRAS HISTÓRIAS: LITERATURAS E ALTERIDADES DE ÁFRICAS E AMÉRICAS / INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA
2176-4182
reponame:Fólio - Revista de Letras
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Fólio - Revista de Letras
collection Fólio - Revista de Letras
repository.name.fl_str_mv Fólio - Revista de Letras - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv ||marciouesb@gmail.com|| revistafolio@gmail.com
_version_ 1799318973729210369