Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715 |
Resumo: | Este estudo investigou como estudantes brasileiros desenvolvem seu aprendizado no que concerne ao presente do subjuntivo em espanhol, principalmente quando utilizam as conjunções cuando, aunque e donde. A pesquisa foi aplicada com estudantes, de nível intermediário, em uma instituição privada do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Como base teórica foi utilizada a IFF com ênfase nas ideias de Spada (1997, 2008, 2010) e Ellis (2001, 2006, 2009). Foram quatro etapas de pesquisa: pré-teste; aulas-tratamento; pós-teste imediato e pós-teste postergado. Para as tarefas orais e escritas foram utilizados como recursos a Platafaorma Edmodo e o Programa Team Speak. Durante a análise dos dados foi possível perceber o equívoco existente e o quanto a IFF foi benéfica para a aprendizagem do presente do subjuntivo em espanhol. |
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Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanholEspanhol. Instrução com Foco na Forma. Presente do subjuntivo. Língua Estrangeira.Este estudo investigou como estudantes brasileiros desenvolvem seu aprendizado no que concerne ao presente do subjuntivo em espanhol, principalmente quando utilizam as conjunções cuando, aunque e donde. A pesquisa foi aplicada com estudantes, de nível intermediário, em uma instituição privada do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Como base teórica foi utilizada a IFF com ênfase nas ideias de Spada (1997, 2008, 2010) e Ellis (2001, 2006, 2009). Foram quatro etapas de pesquisa: pré-teste; aulas-tratamento; pós-teste imediato e pós-teste postergado. Para as tarefas orais e escritas foram utilizados como recursos a Platafaorma Edmodo e o Programa Team Speak. Durante a análise dos dados foi possível perceber o equívoco existente e o quanto a IFF foi benéfica para a aprendizagem do presente do subjuntivo em espanhol.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBenck de Moraes, Gisele2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715/9193http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715/9194Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:28:35Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8715Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:28:35Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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