Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benck de Moraes, Gisele
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715
Resumo: Este estudo investigou como estudantes brasileiros desenvolvem seu aprendizado no que concerne ao presente do subjuntivo em espanhol, principalmente quando utilizam as conjunções cuando, aunque e donde. A pesquisa foi aplicada com estudantes, de nível intermediário, em uma instituição privada do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Como base teórica foi utilizada a IFF com ênfase nas ideias de Spada (1997, 2008, 2010) e Ellis (2001, 2006, 2009). Foram quatro etapas de pesquisa: pré-teste; aulas-tratamento; pós-teste imediato e pós-teste postergado. Para as tarefas orais e escritas foram utilizados como recursos a Platafaorma Edmodo e o Programa Team Speak. Durante a análise dos dados foi possível perceber o equívoco existente e o quanto a IFF foi benéfica para a aprendizagem do presente do subjuntivo em espanhol.
id UFMG-7_2699858afc3e0989fab2225ec93c451e
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8715
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanholEspanhol. Instrução com Foco na Forma. Presente do subjuntivo. Língua Estrangeira.Este estudo investigou como estudantes brasileiros desenvolvem seu aprendizado no que concerne ao presente do subjuntivo em espanhol, principalmente quando utilizam as conjunções cuando, aunque e donde. A pesquisa foi aplicada com estudantes, de nível intermediário, em uma instituição privada do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Como base teórica foi utilizada a IFF com ênfase nas ideias de Spada (1997, 2008, 2010) e Ellis (2001, 2006, 2009). Foram quatro etapas de pesquisa: pré-teste; aulas-tratamento; pós-teste imediato e pós-teste postergado. Para as tarefas orais e escritas foram utilizados como recursos a Platafaorma Edmodo e o Programa Team Speak. Durante a análise dos dados foi possível perceber o equívoco existente e o quanto a IFF foi benéfica para a aprendizagem do presente do subjuntivo em espanhol.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBenck de Moraes, Gisele2016-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715/9193http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715/9194Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:28:35Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/8715Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:28:35Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
title Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
spellingShingle Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
Benck de Moraes, Gisele
Espanhol. Instrução com Foco na Forma. Presente do subjuntivo. Língua Estrangeira.
title_short Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
title_full Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
title_fullStr Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
title_full_unstemmed Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
title_sort Um estudo com Foco na Forma (IFF): o presente do subjuntivo em espanhol
author Benck de Moraes, Gisele
author_facet Benck de Moraes, Gisele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Benck de Moraes, Gisele
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol. Instrução com Foco na Forma. Presente do subjuntivo. Língua Estrangeira.
topic Espanhol. Instrução com Foco na Forma. Presente do subjuntivo. Língua Estrangeira.
description Este estudo investigou como estudantes brasileiros desenvolvem seu aprendizado no que concerne ao presente do subjuntivo em espanhol, principalmente quando utilizam as conjunções cuando, aunque e donde. A pesquisa foi aplicada com estudantes, de nível intermediário, em uma instituição privada do interior do Estado do Rio Grande do Sul. Como base teórica foi utilizada a IFF com ênfase nas ideias de Spada (1997, 2008, 2010) e Ellis (2001, 2006, 2009). Foram quatro etapas de pesquisa: pré-teste; aulas-tratamento; pós-teste imediato e pós-teste postergado. Para as tarefas orais e escritas foram utilizados como recursos a Platafaorma Edmodo e o Programa Team Speak. Durante a análise dos dados foi possível perceber o equívoco existente e o quanto a IFF foi benéfica para a aprendizagem do presente do subjuntivo em espanhol.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715/9193
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/8715/9194
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 1 (2016)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099408351232