O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graña-Fernández, Carlos Emilio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15032010-155410/
Resumo: Este trabalho apresenta a descrição do emprego do modo subjuntivo no português do Brasil e no espanhol, um primeiro panorama contrastivo e uma ênfase no emprego desse modo tanto nas orações independentes quanto nas subordinadas. Além dos estudos gramaticais e teóricos sobre este tema nos dois idiomas, foram analisados também dados lingüísticos autênticos, extraídos de um Corpus bilíngüe espanhol-português. O Corpus foi compilado para esta pesquisa, segundo os parâmetros estabelecidos pela Lingüística. Devido às diferenças existentes entre as duas línguas, o uso do modo subjuntivo representa um item difícil para os aprendizes brasileiros adultos de espanhol como língua estrangeira, especialmente no que diz respeito ao seu emprego nas orações subordinadas,. Como no espanhol há maior ocorrência do subjuntivo nesse tipo de oração, existem interferências na produção lingüística dos aprendizes brasileiros em contextos similares dessa língua. Tal fato foi avaliado por meio da análise gramatical das ocorrências contidas no nosso Corpus. Não há trabalhos contrastivos espanhol-português sobre este tema como um todo e tal comparação poderá contribuir para a elaboração de materiais didáticos e de metodologias de ensino desse modo verbal, além de subsídios para os professores e aprendizes de espanhol como língua estrangeira.
id USP_33cf9e004780c0ef2346ebe2e7f9c4bd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15032010-155410
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançadoEl modo subjuntivo en español/LE a niveles avanzados: contribución a su enseñanza en aprendices adultos de cursos libresenseñanza de lengua extranjeraensino de língua estrangeiraespanhol como língua estrangeiraespañol como lengua extranjeragramáticagramáticalengua española-estudio y enseñanzalengua portuguesalíngua espanhola estudo e ensinolíngua portuguesalingüísticalingüísticamodo subjuntivo en español y en portuguésmodo subjuntivo no espanhol e no portuguêssubjuntivosubjuntivoEste trabalho apresenta a descrição do emprego do modo subjuntivo no português do Brasil e no espanhol, um primeiro panorama contrastivo e uma ênfase no emprego desse modo tanto nas orações independentes quanto nas subordinadas. Além dos estudos gramaticais e teóricos sobre este tema nos dois idiomas, foram analisados também dados lingüísticos autênticos, extraídos de um Corpus bilíngüe espanhol-português. O Corpus foi compilado para esta pesquisa, segundo os parâmetros estabelecidos pela Lingüística. Devido às diferenças existentes entre as duas línguas, o uso do modo subjuntivo representa um item difícil para os aprendizes brasileiros adultos de espanhol como língua estrangeira, especialmente no que diz respeito ao seu emprego nas orações subordinadas,. Como no espanhol há maior ocorrência do subjuntivo nesse tipo de oração, existem interferências na produção lingüística dos aprendizes brasileiros em contextos similares dessa língua. Tal fato foi avaliado por meio da análise gramatical das ocorrências contidas no nosso Corpus. Não há trabalhos contrastivos espanhol-português sobre este tema como um todo e tal comparação poderá contribuir para a elaboração de materiais didáticos e de metodologias de ensino desse modo verbal, além de subsídios para os professores e aprendizes de espanhol como língua estrangeira.Debido a las diferencias existentes entre las dos lenguas, este trabajo presenta la descripción del uso del modo subjuntivo en el portugués de Brasil y en español, un primer panorama contrastivo y un énfasis en el empleo de este modo tanto en las oraciones independientes como en las subordinadas. Además de los estudios gramaticales y teóricos en ambos idiomas, se han analizado también datos lingüísticos auténticos, extraídos de un Corpus bilingüe español-portugués. El Corpus se obtuvo para esta investigación siguiendo los parámetros establecidos por la Lingüística. El uso del modo subjuntivo representa un tema muy difícil para los aprendices brasileños adultos de español como lengua extranjera, especialmente en lo que se refiere a su utilización en las oraciones subordinadas. Como en español hay mayores usos con tal tipo de oración, existen interferencias en la producción lingüística de los aprendices brasileños adultos en contextos similares de nuestra lengua. Tal hecho ha sido evaluado con un análisis gramatical de los casos que constan en nuestro Corpus. En Brasil no hay registros de trabajos contrastivos español-portugués sobre este tema como un todo, lo cual podrá contribuir a la elaboración de materiales didácticos, metodologías didácticas de este modo verbal a brasileños y subsidios para los profesores y aprendices de español como lengua extranjera.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarote, Joao Teodoro D OlimGraña-Fernández, Carlos Emilio 2009-04-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15032010-155410/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:03Zoai:teses.usp.br:tde-15032010-155410Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançado
El modo subjuntivo en español/LE a niveles avanzados: contribución a su enseñanza en aprendices adultos de cursos libres
title O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançado
spellingShingle O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançado
Graña-Fernández, Carlos Emilio
enseñanza de lengua extranjera
ensino de língua estrangeira
espanhol como língua estrangeira
español como lengua extranjera
gramática
gramática
lengua española-estudio y enseñanza
lengua portuguesa
língua espanhola estudo e ensino
língua portuguesa
lingüística
lingüística
modo subjuntivo en español y en portugués
modo subjuntivo no espanhol e no português
subjuntivo
subjuntivo
title_short O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançado
title_full O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançado
title_fullStr O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançado
title_full_unstemmed O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançado
title_sort O subjuntivo em espanhol/LE: contribuição ao seu ensino a alunos de cursos livres em nível avançado
author Graña-Fernández, Carlos Emilio
author_facet Graña-Fernández, Carlos Emilio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marote, Joao Teodoro D Olim
dc.contributor.author.fl_str_mv Graña-Fernández, Carlos Emilio
dc.subject.por.fl_str_mv enseñanza de lengua extranjera
ensino de língua estrangeira
espanhol como língua estrangeira
español como lengua extranjera
gramática
gramática
lengua española-estudio y enseñanza
lengua portuguesa
língua espanhola estudo e ensino
língua portuguesa
lingüística
lingüística
modo subjuntivo en español y en portugués
modo subjuntivo no espanhol e no português
subjuntivo
subjuntivo
topic enseñanza de lengua extranjera
ensino de língua estrangeira
espanhol como língua estrangeira
español como lengua extranjera
gramática
gramática
lengua española-estudio y enseñanza
lengua portuguesa
língua espanhola estudo e ensino
língua portuguesa
lingüística
lingüística
modo subjuntivo en español y en portugués
modo subjuntivo no espanhol e no português
subjuntivo
subjuntivo
description Este trabalho apresenta a descrição do emprego do modo subjuntivo no português do Brasil e no espanhol, um primeiro panorama contrastivo e uma ênfase no emprego desse modo tanto nas orações independentes quanto nas subordinadas. Além dos estudos gramaticais e teóricos sobre este tema nos dois idiomas, foram analisados também dados lingüísticos autênticos, extraídos de um Corpus bilíngüe espanhol-português. O Corpus foi compilado para esta pesquisa, segundo os parâmetros estabelecidos pela Lingüística. Devido às diferenças existentes entre as duas línguas, o uso do modo subjuntivo representa um item difícil para os aprendizes brasileiros adultos de espanhol como língua estrangeira, especialmente no que diz respeito ao seu emprego nas orações subordinadas,. Como no espanhol há maior ocorrência do subjuntivo nesse tipo de oração, existem interferências na produção lingüística dos aprendizes brasileiros em contextos similares dessa língua. Tal fato foi avaliado por meio da análise gramatical das ocorrências contidas no nosso Corpus. Não há trabalhos contrastivos espanhol-português sobre este tema como um todo e tal comparação poderá contribuir para a elaboração de materiais didáticos e de metodologias de ensino desse modo verbal, além de subsídios para os professores e aprendizes de espanhol como língua estrangeira.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15032010-155410/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-15032010-155410/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256986054295552