Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Elaine Fernandes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835
Resumo: O propósito deste texto é discutir a prática social da pesquisa emLingüística Aplicada em sua relação dialética com as iniciativas de formação deprofessores de inglês. Para isso, apresento possibilidades de novos territórios quevão sendo desenhados em atividades que buscam romper com relações históricasde poder e de privilégio do conhecimento acadêmico sobre o conhecimentocotidiano. Os participantes envolvidos nessas práticas são quase sempre movidospelo desejo de diálogo, de não domínio, de emancipação. Sem a ilusão de que oslimites entre universidade-escola possam ser completamente apagados, o que sediscute aqui é o fortalecimento de uma agenda de pesquisa em Lingüística Aplicadaque, sendo atividade crítico-praxiológica, promova unidade na multiplicidade,convergência na pluralidade, ética na não-indiferença.
id UFMG-7_2badd96ef151e09df221a4f95c58efe2
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/835
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglêsO propósito deste texto é discutir a prática social da pesquisa emLingüística Aplicada em sua relação dialética com as iniciativas de formação deprofessores de inglês. Para isso, apresento possibilidades de novos territórios quevão sendo desenhados em atividades que buscam romper com relações históricasde poder e de privilégio do conhecimento acadêmico sobre o conhecimentocotidiano. Os participantes envolvidos nessas práticas são quase sempre movidospelo desejo de diálogo, de não domínio, de emancipação. Sem a ilusão de que oslimites entre universidade-escola possam ser completamente apagados, o que sediscute aqui é o fortalecimento de uma agenda de pesquisa em Lingüística Aplicadaque, sendo atividade crítico-praxiológica, promova unidade na multiplicidade,convergência na pluralidade, ética na não-indiferença.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMateus, Elaine Fernandes2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835/931info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T22:27:07Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/835Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T22:27:07Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês
title Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês
spellingShingle Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês
Mateus, Elaine Fernandes
title_short Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês
title_full Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês
title_fullStr Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês
title_full_unstemmed Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês
title_sort Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês
author Mateus, Elaine Fernandes
author_facet Mateus, Elaine Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Elaine Fernandes
description O propósito deste texto é discutir a prática social da pesquisa emLingüística Aplicada em sua relação dialética com as iniciativas de formação deprofessores de inglês. Para isso, apresento possibilidades de novos territórios quevão sendo desenhados em atividades que buscam romper com relações históricasde poder e de privilégio do conhecimento acadêmico sobre o conhecimentocotidiano. Os participantes envolvidos nessas práticas são quase sempre movidospelo desejo de diálogo, de não domínio, de emancipação. Sem a ilusão de que oslimites entre universidade-escola possam ser completamente apagados, o que sediscute aqui é o fortalecimento de uma agenda de pesquisa em Lingüística Aplicadaque, sendo atividade crítico-praxiológica, promova unidade na multiplicidade,convergência na pluralidade, ética na não-indiferença.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835/931
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100309078016