Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835 |
Resumo: | O propósito deste texto é discutir a prática social da pesquisa emLingüística Aplicada em sua relação dialética com as iniciativas de formação deprofessores de inglês. Para isso, apresento possibilidades de novos territórios quevão sendo desenhados em atividades que buscam romper com relações históricasde poder e de privilégio do conhecimento acadêmico sobre o conhecimentocotidiano. Os participantes envolvidos nessas práticas são quase sempre movidospelo desejo de diálogo, de não domínio, de emancipação. Sem a ilusão de que oslimites entre universidade-escola possam ser completamente apagados, o que sediscute aqui é o fortalecimento de uma agenda de pesquisa em Lingüística Aplicadaque, sendo atividade crítico-praxiológica, promova unidade na multiplicidade,convergência na pluralidade, ética na não-indiferença. |
id |
UFMG-7_2badd96ef151e09df221a4f95c58efe2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/835 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglêsO propósito deste texto é discutir a prática social da pesquisa emLingüística Aplicada em sua relação dialética com as iniciativas de formação deprofessores de inglês. Para isso, apresento possibilidades de novos territórios quevão sendo desenhados em atividades que buscam romper com relações históricasde poder e de privilégio do conhecimento acadêmico sobre o conhecimentocotidiano. Os participantes envolvidos nessas práticas são quase sempre movidospelo desejo de diálogo, de não domínio, de emancipação. Sem a ilusão de que oslimites entre universidade-escola possam ser completamente apagados, o que sediscute aqui é o fortalecimento de uma agenda de pesquisa em Lingüística Aplicadaque, sendo atividade crítico-praxiológica, promova unidade na multiplicidade,convergência na pluralidade, ética na não-indiferença.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMateus, Elaine Fernandes2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835/931info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T22:27:07Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/835Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T22:27:07Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês |
title |
Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês |
spellingShingle |
Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês Mateus, Elaine Fernandes |
title_short |
Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês |
title_full |
Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês |
title_fullStr |
Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês |
title_full_unstemmed |
Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês |
title_sort |
Torres de babel e línguas de fogo: um pouco sobre pesquisa na formação de professores de inglês |
author |
Mateus, Elaine Fernandes |
author_facet |
Mateus, Elaine Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mateus, Elaine Fernandes |
description |
O propósito deste texto é discutir a prática social da pesquisa emLingüística Aplicada em sua relação dialética com as iniciativas de formação deprofessores de inglês. Para isso, apresento possibilidades de novos territórios quevão sendo desenhados em atividades que buscam romper com relações históricasde poder e de privilégio do conhecimento acadêmico sobre o conhecimentocotidiano. Os participantes envolvidos nessas práticas são quase sempre movidospelo desejo de diálogo, de não domínio, de emancipação. Sem a ilusão de que oslimites entre universidade-escola possam ser completamente apagados, o que sediscute aqui é o fortalecimento de uma agenda de pesquisa em Lingüística Aplicadaque, sendo atividade crítico-praxiológica, promova unidade na multiplicidade,convergência na pluralidade, ética na não-indiferença. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/835/931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100309078016 |