O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fairchild, Thomas
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/864
Resumo: Neste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino dePortuguês é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre oseu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional.Contra isso, venho pesquisando a formação de um “discurso profissional docente”através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui aleitura de um relatório de estágio a partir do conceito de “imagem” proposto porPêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita queparecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que aconstrução de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer deinstrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicaçõeslaterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. Oresultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, masantes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino.
id UFMG-7_32aa2affbb324ab01c1d4080bddac3c1
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/864
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em LetrasNeste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino dePortuguês é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre oseu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional.Contra isso, venho pesquisando a formação de um “discurso profissional docente”através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui aleitura de um relatório de estágio a partir do conceito de “imagem” proposto porPêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita queparecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que aconstrução de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer deinstrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicaçõeslaterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. Oresultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, masantes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFairchild, Thomas2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/864Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/864/961info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T20:55:58Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/864Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T20:55:58Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras
title O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras
spellingShingle O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras
Fairchild, Thomas
title_short O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras
title_full O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras
title_fullStr O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras
title_full_unstemmed O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras
title_sort O professor no espelho: refletindo sobre a leitura de um relatório de estágio na graduação em Letras
author Fairchild, Thomas
author_facet Fairchild, Thomas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fairchild, Thomas
description Neste artigo defendo que um dos entraves centrais do ensino dePortuguês é a dificuldade de o professor sustentar um discurso específico sobre oseu objeto de especialidade, o que põe em jogo sua própria condição profissional.Contra isso, venho pesquisando a formação de um “discurso profissional docente”através da análise da escrita de alunos de graduação em Letras. Apresento aqui aleitura de um relatório de estágio a partir do conceito de “imagem” proposto porPêcheux (1969). Problematizo especificamente alguns processos de escrita queparecem favorecer a evasão do sujeito em relação à sua experiência mais do que aconstrução de conhecimento a partir dela. Nesse caso, em vez de se valer deinstrumentos teóricos para analisar dados empíricos, o sujeito adere a explicaçõeslaterais ao seu objeto de análise, cujo motor é a ocultação de uma imagem de si. Oresultado é uma elaboração que dificilmente se traduz em efeitos de formação, masantes preserva o caráter leigo de seu discurso sobre o ensino.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/864
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/864/961
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 1 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099889647616