Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_70be623331df9b0d25d3b5e31bc827ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/33600
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelhoAfetividadeRelação professor-alunoEnsino aprendizagemCNPQ::CIENCIAS HUMANASTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)O processo educativo ao longo do tempo passou por várias mudanças, algo relativamente comum para uma sociedade que está em constante crescimento e desenvolvimento. Entretanto, recentemente, a crise sanitária que se instalou mundialmente com a covid-19 ocasionou transformações, ainda que relevantes no âmbito educacional, para além das atuais estruturas que o sistema de ensino brasileiro possui. O isolamento social adotado conduziu as escolas a aderirem ao “ensino remoto” mediado pelas ferramentas tecnológicas. O distanciamento social foi a maneira mais viável adotada pelos órgãos de saúde para conter a disseminação do vírus, sendo que tal medida interferiu diretamente na esfera escolar. Diante disso, vale ressaltar a importância de se discutir o relevante papel que a afetividade possui na relação entre professor e aluno, sendo indispensável ao longo do processo educativo. O objetivo central deste trabalho é abordar a influência da afetividade na relação entre professor e aluno, bem como as implicações e os efeitos provocados no processo pedagógico. Além do mais, é importante também procurar entender como a afetividade trabalhada no ambiente escolar tem impactado a vida dos indivíduos no seio da sociedade. Propõe-se, assim, apresentar reflexões e analisar como tem sido trabalhado esse vínculo entre docente e discente no modelo de ensino remoto. A metodologia para realizar o trabalho consistiu de uma pesquisa bibliográfica. Evidencia-se que as práticas pedagógicas mediadas com afetividades contribuem para a formação do sujeito de forma não só intelectual, mas também humana. A necessidade da afetividade na relação entre professor e aluno, ainda que dentro do contexto de distanciamento e isolamento social, continua sendo fundamental para construção de um processo de ensino aprendizagem eficaz. Mesmo distantes, é possível que os indivíduos envolvidos no processo educativo constituam uma boa relação na qual as habilidades e competências do sujeito em formação sejam desenvolvidas.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPedagogiaLonghini, Iara Maria Morahttp://lattes.cnpq.br/7922481000336627Longhini, Marcos Danielhttp://lattes.cnpq.br/8422119886996254x, xxRosa, Paula Tatiane Ribas Campos2021-11-30T17:45:00Z2021-11-30T17:45:00Z2021-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfROSA, Paula Tatiane Ribas Campos. Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600porAttribution-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2021-12-01T06:20:16Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/33600Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2021-12-01T06:20:16Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
title Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
spellingShingle Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos
Afetividade
Relação professor-aluno
Ensino aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
title_short Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
title_full Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
title_fullStr Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
title_full_unstemmed Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
title_sort Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho
author Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos
author_facet Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Longhini, Iara Maria Mora
http://lattes.cnpq.br/7922481000336627
Longhini, Marcos Daniel
http://lattes.cnpq.br/8422119886996254
x, x
x
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Paula Tatiane Ribas Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Relação professor-aluno
Ensino aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
topic Afetividade
Relação professor-aluno
Ensino aprendizagem
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30T17:45:00Z
2021-11-30T17:45:00Z
2021-11-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Paula Tatiane Ribas Campos. Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600
identifier_str_mv ROSA, Paula Tatiane Ribas Campos. Memorial reflexivo: minha trajetória refletida em um espelho. 2021. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2021.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/33600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Pedagogia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1805569559114022912