Implicated Literacies: Life Begetting Life in Linguistic Education / Letramentos Implicados: vida gerando vida na educação linguística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Batista
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17950
Resumo: ABSTRACT: We are almost 8 billion people to live, eat and survive on the only inhabitable planet, yet few of us care for environmental issues. Our relationship with the Nature, in general, has been one of exploitation and spoliation, following the anthropocentric modern narrative that prioritizes an egocentric mindset. The outcomes are deprivation, scarcity, depletion of natural organisms, destruction of the space as a whole. Anchored in decolonial and transdisciplinary studies, this text ponders on the consequences of the Eurocentric narratives, claims the need of collectively building a different narrative, and advocates in favor of implicated literacies, a pedagogy for language teaching that understands that “life on Earth implicates life”, and encourages the improvement of environmental and social relations in a broader conception of sustainability.KEYWORDS: sustainability; linguistic education; implicated literacies.RESUMO: Somos quase 8 bilhões de pessoas para viver, comer e sobreviver no único planeta habitável, mas poucos de nós se preocupam com questões ambientais. Nossa relação com a Natureza, em geral, tem sido de exploração e espoliação, seguindo a narrativa antropocêntrica moderna, que prioriza uma mentalidade egocêntrica. Os resultados têm sido privação, escassez, esgotamento dos organismos naturais, destruição do espaço como um todo. Ancorado nos estudos decoloniais e transdisciplinares, este texto pondera sobre as consequências das narrativas eurocêntricas, afirma a necessidade de construir coletivamente uma narrativa diferente, e advoga em favor de letramentos implicados, uma pedagogia para o ensino de línguas que entende que “a vida na Terra implica vida”, e incentiva a melhorar as relações ambientais e sociais em uma concepção ampliada de sustentabilidade.PALAVRAS-CHAVE: sustentabilidade; educação lingüística; letramentos implicados.
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Anchored in decolonial and transdisciplinary studies, this text ponders on the consequences of the Eurocentric narratives, claims the need of collectively building a different narrative, and advocates in favor of implicated literacies, a pedagogy for language teaching that understands that “life on Earth implicates life”, and encourages the improvement of environmental and social relations in a broader conception of sustainability.KEYWORDS: sustainability; linguistic education; implicated literacies.RESUMO: Somos quase 8 bilhões de pessoas para viver, comer e sobreviver no único planeta habitável, mas poucos de nós se preocupam com questões ambientais. Nossa relação com a Natureza, em geral, tem sido de exploração e espoliação, seguindo a narrativa antropocêntrica moderna, que prioriza uma mentalidade egocêntrica. Os resultados têm sido privação, escassez, esgotamento dos organismos naturais, destruição do espaço como um todo. Ancorado nos estudos decoloniais e transdisciplinares, este texto pondera sobre as consequências das narrativas eurocêntricas, afirma a necessidade de construir coletivamente uma narrativa diferente, e advoga em favor de letramentos implicados, uma pedagogia para o ensino de línguas que entende que “a vida na Terra implica vida”, e incentiva a melhorar as relações ambientais e sociais em uma concepção ampliada de sustentabilidade.PALAVRAS-CHAVE: sustentabilidade; educação lingüística; letramentos implicados.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilva, Simone Batista2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17950Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGenghttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17950/1125614056/*ref*/ARENDT, H. 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Disponível em: https://www.academia.edu/4479110/A_Guide_for_Using_the_Earth_Charter_in_Education?email_work_card=view-paper (acesso em Jan 17, 2021)Copyright (c) 2021 Simone Batista Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-05T12:03:32Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17950Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-05-05T12:03:32Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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