De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cinto, Gregory de Jesus Gonçalves [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/143772
Resumo: Neste estudo defendemos o corpo implicado como mecanismo de ruptura diante de políticas de subjetivação controladas pelo mercado capitalista neoliberal. A partir dos conceitos de “biopoder” e “biopolítica”, de Michel Foucault, conseguimos descrever os processos de subjetivação que sintonizam as relações econômicas contemporâneas (produzidas pelo mercado capitalista neoliberal) e o funcionamento psíquico dos sujeitos. Portanto, nesse processo, o corpo sofre uma espécie de “empresariamento”, causado por políticas de subjetivação empreendidas pelo mercado. A eficácia desse tipo de produção é garantida porque o sistema econômico, em sua essência, atua sobre o corpo, explora os processos históricos, econômicos e a constituição humana (o sistema psíquico do sujeito). A escola como parte dos processos de subjetivação contribui para a produção de um tipo de sujeito refém do mercado, sobretudo, quando incorpora os seus valores. Isso ocorre porque as políticas de subjetivação, produzidas pelo sistema econômico global e organizadas pelas suas instituições financeiras, fazem a regulação econômica, humana e institucional. Tais políticas existem para garantir as demandas do mercado. Michel Foucault é a nossa base teórica e, a partir do conceito de “cuidado de si”, nós retornamos aos antigos gregos para apresentarmos uma concepção de corpo, sobretudo na perspectiva do fortalecimento ético e democrático no movimento educacional e cultural da sociedade contemporânea. O “cuidado de si” possibilita o enfrentamento das tensões consigo mesmo, consistindo em estar atento perante o cuidado consigo, com os outros sujeitos e com a natureza. Ele não garante a segurança, mas abre múltiplas possibilidades para a vida. O mesmo podemos dizer sobre o “cuidado de si” na escola, na relação do educador consigo, com os colegas de trabalho, com os alunos e com a natureza (como ciência). O corpo cuidado torna-se mecanismo de ruptura fundamental para enfrentarmos os desafios culturais e educacionais da sociedade contemporânea. É nele que apostamos.
id UNSP_82c1cc1022ddcef58dc64ef88782f519
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/143772
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporâneaCorpo implicadoEscolaProcessos de subjetivaçãoMercado capitalista neoliberalImplicated bodySchoolProcesses of subjectivationNeoliberal capitalist marketNeste estudo defendemos o corpo implicado como mecanismo de ruptura diante de políticas de subjetivação controladas pelo mercado capitalista neoliberal. A partir dos conceitos de “biopoder” e “biopolítica”, de Michel Foucault, conseguimos descrever os processos de subjetivação que sintonizam as relações econômicas contemporâneas (produzidas pelo mercado capitalista neoliberal) e o funcionamento psíquico dos sujeitos. Portanto, nesse processo, o corpo sofre uma espécie de “empresariamento”, causado por políticas de subjetivação empreendidas pelo mercado. A eficácia desse tipo de produção é garantida porque o sistema econômico, em sua essência, atua sobre o corpo, explora os processos históricos, econômicos e a constituição humana (o sistema psíquico do sujeito). A escola como parte dos processos de subjetivação contribui para a produção de um tipo de sujeito refém do mercado, sobretudo, quando incorpora os seus valores. Isso ocorre porque as políticas de subjetivação, produzidas pelo sistema econômico global e organizadas pelas suas instituições financeiras, fazem a regulação econômica, humana e institucional. Tais políticas existem para garantir as demandas do mercado. Michel Foucault é a nossa base teórica e, a partir do conceito de “cuidado de si”, nós retornamos aos antigos gregos para apresentarmos uma concepção de corpo, sobretudo na perspectiva do fortalecimento ético e democrático no movimento educacional e cultural da sociedade contemporânea. O “cuidado de si” possibilita o enfrentamento das tensões consigo mesmo, consistindo em estar atento perante o cuidado consigo, com os outros sujeitos e com a natureza. Ele não garante a segurança, mas abre múltiplas possibilidades para a vida. O mesmo podemos dizer sobre o “cuidado de si” na escola, na relação do educador consigo, com os colegas de trabalho, com os alunos e com a natureza (como ciência). O corpo cuidado torna-se mecanismo de ruptura fundamental para enfrentarmos os desafios culturais e educacionais da sociedade contemporânea. É nele que apostamos.The following study defends the body implicated as a rupture mechanism in light of subjectivation policies controlled by a neoliberal capitalist market. From the concepts of "biopower" and "biopolitics" by Michel Foucault, the study describes the processes of subjectivation that are a result of the contemporary economic relations (brought about by the capitalist neoliberal market dynamics), as well as the mental (psyche) functions of the subjects. Therefore, in this process, the body suffers a kind of "business transformation", caused by the subjectivation policies brought on in the marketplace. The effectiveness of this kind of production is guaranteed because the economic system, in its essence, acts on the body, explores the historic and economic processes and the human constitution - the mental (psyche) system of the subject. Schools as a part of the process of subjectivation contribute towards the production of a type of subject who is hostage to the market, even more so when the subject incorporates the economic systems values. This occurs, as will be shown throughout the study, because the policies of subjectivation produced by the global economic system, and organized by the financial institutions, also provide economic, human and institutional regulation. Such policies exist in order to guarantee the market demand balance. Michel Foucault and his theories were used as the basis for the study, and starting with the concept of "Care of Self" we go further back to ancient Greece to present further evidence of bodily awareness, with special emphasis on the strengthening of ethics, democracy and culture in the educational movements as well as in modern society as a whole. "Care of Self" enables the subject to face tough times in one's life, and consists in being aware of one's own well-being as well as others' well-being and nature's well being. It must be said, that this will not guarantee safety and well-being, but it does open up many different possibilities. The same can be said of "Care of Self" in school, in relation to the educators with themselves, with their colleagues, with the students and with nature. The well-taken-car-of body becomes a fundamental rupture mechanism which enables coping with the cultural and educational challenges in modern society, and it is in this theory that we have focused the following study.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ricardo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cinto, Gregory de Jesus Gonçalves [UNESP]2016-09-02T17:07:05Z2016-09-02T17:07:05Z2016-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14377200087149433004030079P262340850194139490000-0002-7478-4835porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:10:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143772Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T14:10:05Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporânea
title De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporânea
spellingShingle De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporânea
Cinto, Gregory de Jesus Gonçalves [UNESP]
Corpo implicado
Escola
Processos de subjetivação
Mercado capitalista neoliberal
Implicated body
School
Processes of subjectivation
Neoliberal capitalist market
title_short De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporânea
title_full De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporânea
title_fullStr De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporânea
title_full_unstemmed De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporânea
title_sort De corpo implicado: desafios para o movimento educacional da sociedade contemporânea
author Cinto, Gregory de Jesus Gonçalves [UNESP]
author_facet Cinto, Gregory de Jesus Gonçalves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Ricardo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cinto, Gregory de Jesus Gonçalves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo implicado
Escola
Processos de subjetivação
Mercado capitalista neoliberal
Implicated body
School
Processes of subjectivation
Neoliberal capitalist market
topic Corpo implicado
Escola
Processos de subjetivação
Mercado capitalista neoliberal
Implicated body
School
Processes of subjectivation
Neoliberal capitalist market
description Neste estudo defendemos o corpo implicado como mecanismo de ruptura diante de políticas de subjetivação controladas pelo mercado capitalista neoliberal. A partir dos conceitos de “biopoder” e “biopolítica”, de Michel Foucault, conseguimos descrever os processos de subjetivação que sintonizam as relações econômicas contemporâneas (produzidas pelo mercado capitalista neoliberal) e o funcionamento psíquico dos sujeitos. Portanto, nesse processo, o corpo sofre uma espécie de “empresariamento”, causado por políticas de subjetivação empreendidas pelo mercado. A eficácia desse tipo de produção é garantida porque o sistema econômico, em sua essência, atua sobre o corpo, explora os processos históricos, econômicos e a constituição humana (o sistema psíquico do sujeito). A escola como parte dos processos de subjetivação contribui para a produção de um tipo de sujeito refém do mercado, sobretudo, quando incorpora os seus valores. Isso ocorre porque as políticas de subjetivação, produzidas pelo sistema econômico global e organizadas pelas suas instituições financeiras, fazem a regulação econômica, humana e institucional. Tais políticas existem para garantir as demandas do mercado. Michel Foucault é a nossa base teórica e, a partir do conceito de “cuidado de si”, nós retornamos aos antigos gregos para apresentarmos uma concepção de corpo, sobretudo na perspectiva do fortalecimento ético e democrático no movimento educacional e cultural da sociedade contemporânea. O “cuidado de si” possibilita o enfrentamento das tensões consigo mesmo, consistindo em estar atento perante o cuidado consigo, com os outros sujeitos e com a natureza. Ele não garante a segurança, mas abre múltiplas possibilidades para a vida. O mesmo podemos dizer sobre o “cuidado de si” na escola, na relação do educador consigo, com os colegas de trabalho, com os alunos e com a natureza (como ciência). O corpo cuidado torna-se mecanismo de ruptura fundamental para enfrentarmos os desafios culturais e educacionais da sociedade contemporânea. É nele que apostamos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02T17:07:05Z
2016-09-02T17:07:05Z
2016-06-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/143772
000871494
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
url http://hdl.handle.net/11449/143772
identifier_str_mv 000871494
33004030079P2
6234085019413949
0000-0002-7478-4835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650188071403520