Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9956 |
Resumo: | Este trabalho tem, por objetivo, analisar a multimodalidade e o letramento visual de alunos do curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao resignificarem um texto multimodal selecionado para a compreensão em produções escritas. O corpus coletado consiste de 18 textos escritos por alunos de língua espanhola e foi analisado à luz dos pressupostos teóricos da multimodalidade e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), no que diz respeito às metafunções e à análise da imagem, segundo a Gramática de Design Visual. Nesse sentido, almejamos mostrar como a produção dos textos pode revelar indícios de letramento visual dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola. |
id |
UFMG-7_3d5dec497136e861dd00637793cfc15e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9956 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escritaMultimodalidade; Letramento Visual; Língua Espanhola.Este trabalho tem, por objetivo, analisar a multimodalidade e o letramento visual de alunos do curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao resignificarem um texto multimodal selecionado para a compreensão em produções escritas. O corpus coletado consiste de 18 textos escritos por alunos de língua espanhola e foi analisado à luz dos pressupostos teóricos da multimodalidade e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), no que diz respeito às metafunções e à análise da imagem, segundo a Gramática de Design Visual. Nesse sentido, almejamos mostrar como a produção dos textos pode revelar indícios de letramento visual dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPinheiro, Michelle Soares2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9956Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1118http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1186http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1195http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1200Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-26T11:43:48Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9956Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-11-26T11:43:48Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita |
title |
Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita |
spellingShingle |
Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita Pinheiro, Michelle Soares Multimodalidade; Letramento Visual; Língua Espanhola. |
title_short |
Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita |
title_full |
Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita |
title_fullStr |
Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita |
title_full_unstemmed |
Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita |
title_sort |
Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita |
author |
Pinheiro, Michelle Soares |
author_facet |
Pinheiro, Michelle Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Michelle Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multimodalidade; Letramento Visual; Língua Espanhola. |
topic |
Multimodalidade; Letramento Visual; Língua Espanhola. |
description |
Este trabalho tem, por objetivo, analisar a multimodalidade e o letramento visual de alunos do curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao resignificarem um texto multimodal selecionado para a compreensão em produções escritas. O corpus coletado consiste de 18 textos escritos por alunos de língua espanhola e foi analisado à luz dos pressupostos teóricos da multimodalidade e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), no que diz respeito às metafunções e à análise da imagem, segundo a Gramática de Design Visual. Nesse sentido, almejamos mostrar como a produção dos textos pode revelar indícios de letramento visual dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9956 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1118 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1186 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1195 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101077684224 |