Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Michelle Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9956
Resumo: Este trabalho tem, por objetivo, analisar a multimodalidade e o letramento visual de alunos do curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao resignificarem um texto multimodal selecionado para a compreensão em produções escritas. O corpus coletado consiste de 18 textos escritos por alunos de língua espanhola e foi analisado à luz dos pressupostos teóricos da multimodalidade e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), no que diz respeito às metafunções e à análise da imagem, segundo a Gramática de Design Visual. Nesse sentido, almejamos mostrar como a produção dos textos pode revelar indícios de letramento visual dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola.
id UFMG-7_3d5dec497136e861dd00637793cfc15e
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9956
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escritaMultimodalidade; Letramento Visual; Língua Espanhola.Este trabalho tem, por objetivo, analisar a multimodalidade e o letramento visual de alunos do curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao resignificarem um texto multimodal selecionado para a compreensão em produções escritas. O corpus coletado consiste de 18 textos escritos por alunos de língua espanhola e foi analisado à luz dos pressupostos teóricos da multimodalidade e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), no que diz respeito às metafunções e à análise da imagem, segundo a Gramática de Design Visual. Nesse sentido, almejamos mostrar como a produção dos textos pode revelar indícios de letramento visual dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPinheiro, Michelle Soares2016-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9956Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1118http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1186http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1195http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1200Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-11-26T11:43:48Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9956Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-11-26T11:43:48Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
title Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
spellingShingle Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
Pinheiro, Michelle Soares
Multimodalidade; Letramento Visual; Língua Espanhola.
title_short Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
title_full Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
title_fullStr Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
title_full_unstemmed Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
title_sort Multimodalidade e Letramento Visual na sala de aula de Língua Espanhola: análise de uma atividade de produção escrita
author Pinheiro, Michelle Soares
author_facet Pinheiro, Michelle Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Michelle Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Multimodalidade; Letramento Visual; Língua Espanhola.
topic Multimodalidade; Letramento Visual; Língua Espanhola.
description Este trabalho tem, por objetivo, analisar a multimodalidade e o letramento visual de alunos do curso de Espanhol do Núcleo de Línguas da Universidade Estadual do Ceará (UECE), ao resignificarem um texto multimodal selecionado para a compreensão em produções escritas. O corpus coletado consiste de 18 textos escritos por alunos de língua espanhola e foi analisado à luz dos pressupostos teóricos da multimodalidade e do letramento visual de Kress e van Leeuwen (1996, 2006), no que diz respeito às metafunções e à análise da imagem, segundo a Gramática de Design Visual. Nesse sentido, almejamos mostrar como a produção dos textos pode revelar indícios de letramento visual dos alunos no contexto de ensino e aprendizagem nas aulas de Língua Espanhola.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9956
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1118
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1186
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1195
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9956/1200
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 4 (2016)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101077684224