PROINTE – Inglês: contexto de aprendizagem e desenvolvimento da identidade docente PROINTE – English: A Context of Learning and Development of the Teacher Identity

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Autor(a) principal: Aleixo, Célia Regina Lessa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Calvo, Luciana Cabrini Simões, Novelli, Josimayre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16813
Resumo: RESUMO: Este trabalho analisa as representações dos licenciandos em Letras que fizeram parte do Programa de Integração Estudantil (PROINTE) – Inglês sobre as motivações para participação no programa, as experiências significativas ali vivenciadas, as oportunidades de aprendizagem docente e a consolidação (ou não) pela profissão ao atuarem no referido contexto. As discussões estão pautadas em estudos sobre aprendizagem e identidade docente (JOHNSON, 2009; REIS; van VEEN; GIMENEZ, 2011, dentre outros) além de bases de conhecimento (SHULMAN, 1986; TARDIF, 2000). Os dados foram gerados por meio da aplicação de questionário a oito participantes entre 2016 e 2018. Os resultados apontam o contexto do PROINTE como relevante para a aprendizagem dos envolvidos, além de ressaltar que a experiência ali vivenciada consolidou a escolha pela profissão.PALAVRAS-CHAVE: aprendizagem docente; identidade docente; PROINTE.ABSTRACT: This paper aims at discussing the representation of Letras undergraduate students from the Student Integration Program (Programa de Integração Estudantil-PROINTE) – English about their motivations to take part in the program, their relevant experiences, opportunities of teacher learning and the influence of the program on the consolidation (or not) of their choice by the teaching profession. The studies about teacher learning and identity (JOHNSON, 2009, REIS, van VEEN; GIMENEZ, 2011, among others) as well as the knowledge bases (SHULMAN, 1986; TARDIF, 2000) are assumed as the theoretical framework to guide our reflections.  Data were generated through the application of open questionnaires for eight participants of the program in 2016, 2017 and 2018. Results show the experience in the context of PROINTE as relevant and motivating for participants’ professional learning and for the professional choice consolidation.KEYWORDS: teacher learning; teacher identity; PROINTE.
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Results show the experience in the context of PROINTE as relevant and motivating for participants’ professional learning and for the professional choice consolidation.KEYWORDS: teacher learning; teacher identity; PROINTE.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisAleixo, Célia Regina LessaCalvo, Luciana Cabrini SimõesNovelli, Josimayre2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16813Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16813/1125614033http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16813/2687http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16813/2688/*ref*/BEIJAARD, D.; MEIJER, P. 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