Pro samba que você me convidou, com que roupa eu vou?: Um estudo sobre adequação, variação estilística e educação linguística / What clothes should I wear to go to the samba you invited me to?: A study on adequacy, stylistic variation, and linguistic education

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Autor(a) principal: Souza, Adriano de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Simioni, Taíse
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16710
Resumo: Resumo: O artigo propõe discutir a relação entre a adequação linguística e a noção de estilo em sociolinguística, mirando a relevância dessa discussão para o ensino de língua portuguesa, especificamente no que diz respeito à variação na concordância verbal do português brasileiro. Num primeiro momento, o trabalho elabora uma reflexão teórica amparada na revisão de certa literatura sociolinguística sobre a questão da variação estilística para, em seguida, empreender uma análise de seção dedicada ao tema da concordância verbal de dois livros didáticos de língua portuguesa de ensino médio. Ao cabo desse percurso teórico e aplicado, o trabalho sustenta que a adequação linguística é forjada mais amplamente na prática estilística, convidando a observá-la mais detidamente.Palavras-chave: adequação; variação estilística; concordância verbal; educação linguística.Abstract: This paper discusses the association of linguistic adequacy and style in Sociolinguistics, focusing on its relevance to Portuguese language teaching, specifically regarding Brazilian Portuguese verbal agreement. From the review of specific sociolinguistic literature, this work first reflects upon the issue of stylistic variation. Then, it presents a section analysis dedicated to the topic of verbal agreement based on two Portuguese high school textbooks: Finally, the work defends that linguistic adequacy is more widely forged in stylistic practice, meriting further observation.Keywords: adequacy; stylistic variation; verbal agreement; linguistic education.
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Num primeiro momento, o trabalho elabora uma reflexão teórica amparada na revisão de certa literatura sociolinguística sobre a questão da variação estilística para, em seguida, empreender uma análise de seção dedicada ao tema da concordância verbal de dois livros didáticos de língua portuguesa de ensino médio. Ao cabo desse percurso teórico e aplicado, o trabalho sustenta que a adequação linguística é forjada mais amplamente na prática estilística, convidando a observá-la mais detidamente.Palavras-chave: adequação; variação estilística; concordância verbal; educação linguística.Abstract: This paper discusses the association of linguistic adequacy and style in Sociolinguistics, focusing on its relevance to Portuguese language teaching, specifically regarding Brazilian Portuguese verbal agreement. From the review of specific sociolinguistic literature, this work first reflects upon the issue of stylistic variation. Then, it presents a section analysis dedicated to the topic of verbal agreement based on two Portuguese high school textbooks: Finally, the work defends that linguistic adequacy is more widely forged in stylistic practice, meriting further observation.Keywords: adequacy; stylistic variation; verbal agreement; linguistic education.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSouza, Adriano deSimioni, Taíse2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16710Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-9271984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16710/1125614219http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16710/3056http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16710/3057/*ref*/AMARAL, E. et al. 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