Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar como uma futura professora de língua inglesa narra parte de sua constituição identitária, tendo como base os referenciais teóricos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992,1995, 2003) e da Lingüística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004). Com o intuito de pontuar as manutenções e/ou as mudanças discursivas ocorridas no período de coleta de dados – entre 2004 e 2007, a discussão dos dados está centrada em dois pontos principais: a) o tornar-se professora de língua estrangeirae b) a influência do Curso de Licenciatura nesse processo identitário. As conclusões indicam que, ao narrar sobre sua constituição profissional docente, a participante da pesquisa revela que seu discurso é passível de mudança, tendo como condições: a) tempo para trocar experiências com outros agentes sociais e b) oportunidade de historiar sua trajetória formativa enquanto professora, refletindo criticamente sobre sua identidade docente.
id UFMG-7_4ba30470d2364c3cf708afb01d33d534
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/816
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissionalEste artigo tem por objetivo investigar como uma futura professora de língua inglesa narra parte de sua constituição identitária, tendo como base os referenciais teóricos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992,1995, 2003) e da Lingüística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004). Com o intuito de pontuar as manutenções e/ou as mudanças discursivas ocorridas no período de coleta de dados – entre 2004 e 2007, a discussão dos dados está centrada em dois pontos principais: a) o tornar-se professora de língua estrangeirae b) a influência do Curso de Licenciatura nesse processo identitário. As conclusões indicam que, ao narrar sobre sua constituição profissional docente, a participante da pesquisa revela que seu discurso é passível de mudança, tendo como condições: a) tempo para trocar experiências com outros agentes sociais e b) oportunidade de historiar sua trajetória formativa enquanto professora, refletindo criticamente sobre sua identidade docente.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMalatér, Luciani Salcedo de Oliveira2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816/914info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-19T00:57:21Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/816Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-19T00:57:21Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional
title Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional
spellingShingle Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional
Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira
title_short Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional
title_full Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional
title_fullStr Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional
title_full_unstemmed Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional
title_sort Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional
author Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira
author_facet Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira
description Este artigo tem por objetivo investigar como uma futura professora de língua inglesa narra parte de sua constituição identitária, tendo como base os referenciais teóricos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992,1995, 2003) e da Lingüística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004). Com o intuito de pontuar as manutenções e/ou as mudanças discursivas ocorridas no período de coleta de dados – entre 2004 e 2007, a discussão dos dados está centrada em dois pontos principais: a) o tornar-se professora de língua estrangeirae b) a influência do Curso de Licenciatura nesse processo identitário. As conclusões indicam que, ao narrar sobre sua constituição profissional docente, a participante da pesquisa revela que seu discurso é passível de mudança, tendo como condições: a) tempo para trocar experiências com outros agentes sociais e b) oportunidade de historiar sua trajetória formativa enquanto professora, refletindo criticamente sobre sua identidade docente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816/914
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099751235584