Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo investigar como uma futura professora de língua inglesa narra parte de sua constituição identitária, tendo como base os referenciais teóricos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992,1995, 2003) e da Lingüística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004). Com o intuito de pontuar as manutenções e/ou as mudanças discursivas ocorridas no período de coleta de dados – entre 2004 e 2007, a discussão dos dados está centrada em dois pontos principais: a) o tornar-se professora de língua estrangeirae b) a influência do Curso de Licenciatura nesse processo identitário. As conclusões indicam que, ao narrar sobre sua constituição profissional docente, a participante da pesquisa revela que seu discurso é passível de mudança, tendo como condições: a) tempo para trocar experiências com outros agentes sociais e b) oportunidade de historiar sua trajetória formativa enquanto professora, refletindo criticamente sobre sua identidade docente. |
id |
UFMG-7_4ba30470d2364c3cf708afb01d33d534 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/816 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissionalEste artigo tem por objetivo investigar como uma futura professora de língua inglesa narra parte de sua constituição identitária, tendo como base os referenciais teóricos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992,1995, 2003) e da Lingüística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004). Com o intuito de pontuar as manutenções e/ou as mudanças discursivas ocorridas no período de coleta de dados – entre 2004 e 2007, a discussão dos dados está centrada em dois pontos principais: a) o tornar-se professora de língua estrangeirae b) a influência do Curso de Licenciatura nesse processo identitário. As conclusões indicam que, ao narrar sobre sua constituição profissional docente, a participante da pesquisa revela que seu discurso é passível de mudança, tendo como condições: a) tempo para trocar experiências com outros agentes sociais e b) oportunidade de historiar sua trajetória formativa enquanto professora, refletindo criticamente sobre sua identidade docente.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMalatér, Luciani Salcedo de Oliveira2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816/914info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-19T00:57:21Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/816Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-19T00:57:21Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional |
title |
Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional |
spellingShingle |
Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira |
title_short |
Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional |
title_full |
Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional |
title_fullStr |
Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional |
title_full_unstemmed |
Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional |
title_sort |
Discurso de uma futura professora sobre sua identidade profissional |
author |
Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira |
author_facet |
Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malatér, Luciani Salcedo de Oliveira |
description |
Este artigo tem por objetivo investigar como uma futura professora de língua inglesa narra parte de sua constituição identitária, tendo como base os referenciais teóricos da Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992,1995, 2003) e da Lingüística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994, 2004). Com o intuito de pontuar as manutenções e/ou as mudanças discursivas ocorridas no período de coleta de dados – entre 2004 e 2007, a discussão dos dados está centrada em dois pontos principais: a) o tornar-se professora de língua estrangeirae b) a influência do Curso de Licenciatura nesse processo identitário. As conclusões indicam que, ao narrar sobre sua constituição profissional docente, a participante da pesquisa revela que seu discurso é passível de mudança, tendo como condições: a) tempo para trocar experiências com outros agentes sociais e b) oportunidade de historiar sua trajetória formativa enquanto professora, refletindo criticamente sobre sua identidade docente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/816/914 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 2 (2008) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099751235584 |