Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clemêncio, Maria Aparecida
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81703
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação
id UFSC_7d5f9d4b41ecf48f1be0647386e26ca1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81703
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professorasEducaçãoProfessores -FormaçãoRelações raciaisIdentidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da EducaçãoO presente projeto, trata de um estudo sobre diversidade etnocultural na educação, tendo como sujeitos, alunas do Curso de Pedagogia/ Séries Iniciais da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. Buscamos identificar, como a diversidade etnocultural aparece nos Cursos de Formação de Professores em Florianópolis (SC). Diante da diversidade etnocultural brasileira, baseada nos três grupos raciais, o índio o negro e o branco, temos percebido que estes grupos recebem tratamentos diferentes no contexto escolar. Observa-se uma supervalorização da cultura européia, e pouca relevância no trato da cultura negra e indígena. A ênfase nos conteúdos baseados na cultura européia, ocorre em um ambiente em que o racismo e o preconceito, não são declarados. São percebidos através de comportamentos que neutralizam atitudes discriminadoras. Primamos então pela discussão da formação dos professores de Pedagogia por duas razões: uma por entendermos que o professor é mediador fundamental nas mudanças implementadas no processo educacional e outra por vermos no Ensino Fundamental a porta de entrada para o saber sistematizado dos integrantes das classes populares. Por conseguinte será neste espaço que as crianças oriundas destes setores sociais desfavorecidos vão ter a possibilidade de redefinir e recriar valores culturais de etnia e raça. No entanto, é necessário que ampliemos esta discussão para que negros e não negros reflitam e clamem por mudanças na realidade educacional a fim de que possam ver reafirmadas suas identidades étnicas e raciais na escolaFlorianópolis, SCFreire, Ida MaraUniversidade Federal de Santa CatarinaClemêncio, Maria Aparecida2012-10-19T06:59:56Z2012-10-19T06:59:56Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179130http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81703porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:23:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81703Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:23:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras
title Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras
spellingShingle Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras
Clemêncio, Maria Aparecida
Educação
Professores -
Formação
Relações raciais
Identidade
title_short Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras
title_full Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras
title_fullStr Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras
title_full_unstemmed Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras
title_sort Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras
author Clemêncio, Maria Aparecida
author_facet Clemêncio, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Ida Mara
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Clemêncio, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores -
Formação
Relações raciais
Identidade
topic Educação
Professores -
Formação
Relações raciais
Identidade
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001
2012-10-19T06:59:56Z
2012-10-19T06:59:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 179130
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81703
identifier_str_mv 179130
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651884995543040