Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81703 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação |
id |
UFSC_7d5f9d4b41ecf48f1be0647386e26ca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81703 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professorasEducaçãoProfessores -FormaçãoRelações raciaisIdentidadeDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da EducaçãoO presente projeto, trata de um estudo sobre diversidade etnocultural na educação, tendo como sujeitos, alunas do Curso de Pedagogia/ Séries Iniciais da Universidade Federal de Santa Catarina em Florianópolis. Buscamos identificar, como a diversidade etnocultural aparece nos Cursos de Formação de Professores em Florianópolis (SC). Diante da diversidade etnocultural brasileira, baseada nos três grupos raciais, o índio o negro e o branco, temos percebido que estes grupos recebem tratamentos diferentes no contexto escolar. Observa-se uma supervalorização da cultura européia, e pouca relevância no trato da cultura negra e indígena. A ênfase nos conteúdos baseados na cultura européia, ocorre em um ambiente em que o racismo e o preconceito, não são declarados. São percebidos através de comportamentos que neutralizam atitudes discriminadoras. Primamos então pela discussão da formação dos professores de Pedagogia por duas razões: uma por entendermos que o professor é mediador fundamental nas mudanças implementadas no processo educacional e outra por vermos no Ensino Fundamental a porta de entrada para o saber sistematizado dos integrantes das classes populares. Por conseguinte será neste espaço que as crianças oriundas destes setores sociais desfavorecidos vão ter a possibilidade de redefinir e recriar valores culturais de etnia e raça. No entanto, é necessário que ampliemos esta discussão para que negros e não negros reflitam e clamem por mudanças na realidade educacional a fim de que possam ver reafirmadas suas identidades étnicas e raciais na escolaFlorianópolis, SCFreire, Ida MaraUniversidade Federal de Santa CatarinaClemêncio, Maria Aparecida2012-10-19T06:59:56Z2012-10-19T06:59:56Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf179130http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81703porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T23:23:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/81703Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T23:23:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras |
title |
Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras |
spellingShingle |
Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras Clemêncio, Maria Aparecida Educação Professores - Formação Relações raciais Identidade |
title_short |
Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras |
title_full |
Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras |
title_fullStr |
Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras |
title_full_unstemmed |
Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras |
title_sort |
Identidades e etnias na educação: no discurso de futuras professoras |
author |
Clemêncio, Maria Aparecida |
author_facet |
Clemêncio, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Ida Mara Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Clemêncio, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Professores - Formação Relações raciais Identidade |
topic |
Educação Professores - Formação Relações raciais Identidade |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T06:59:56Z 2012-10-19T06:59:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
179130 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81703 |
identifier_str_mv |
179130 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/81703 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651884995543040 |