A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vetromille-Castro, Rafael
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/618
Resumo: Este trabalho apresenta implicações para a preparação de materiais para o ensino mediado por computador, constatadas através de uma pesquisa na qual um teste de usabilidade foi aplicado a uma atividade de compreensão textual em inglês como LE. O conceito de usabilidade foi dividido em usabilidade de design – com foco na superfície do material – e usabilidadepedagógica – concentrada na apresentação de feedback e de estratégias de leitura. Cinco alunos iniciantes de inglês leram um texto e responderam a perguntas de compreensão usando a atividade mediada por computador. Esse material fornecia desempenho assistido na forma de dicionário acopladoao texto, perguntas de compreensão com respostas abertas, e vários tipos de feedback ativados automaticamente. Os dados foram coletados por meio de auto-relato dos sujeitos, observação anotada e questionário pós-teste. Os resultados revelaram que os alunos – através do desempenho assistido –construíram sentido de um texto que estava além de sua competência lingüística.
id UFMG-7_4be8a3fc5c5c3f0611bdfcdb442953e8
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/618
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computadorEste trabalho apresenta implicações para a preparação de materiais para o ensino mediado por computador, constatadas através de uma pesquisa na qual um teste de usabilidade foi aplicado a uma atividade de compreensão textual em inglês como LE. O conceito de usabilidade foi dividido em usabilidade de design – com foco na superfície do material – e usabilidadepedagógica – concentrada na apresentação de feedback e de estratégias de leitura. Cinco alunos iniciantes de inglês leram um texto e responderam a perguntas de compreensão usando a atividade mediada por computador. Esse material fornecia desempenho assistido na forma de dicionário acopladoao texto, perguntas de compreensão com respostas abertas, e vários tipos de feedback ativados automaticamente. Os dados foram coletados por meio de auto-relato dos sujeitos, observação anotada e questionário pós-teste. Os resultados revelaram que os alunos – através do desempenho assistido –construíram sentido de um texto que estava além de sua competência lingüística. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisVetromille-Castro, Rafael2011-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/618Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/618/682info:eu-repo/semantics/openAccess2012-01-31T01:20:34Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/618Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-01-31T01:20:34Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador
title A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador
spellingShingle A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador
Vetromille-Castro, Rafael
title_short A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador
title_full A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador
title_fullStr A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador
title_full_unstemmed A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador
title_sort A usabilidade e a elaboração de materiais para o ensino de inglês mediado por computador
author Vetromille-Castro, Rafael
author_facet Vetromille-Castro, Rafael
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vetromille-Castro, Rafael
description Este trabalho apresenta implicações para a preparação de materiais para o ensino mediado por computador, constatadas através de uma pesquisa na qual um teste de usabilidade foi aplicado a uma atividade de compreensão textual em inglês como LE. O conceito de usabilidade foi dividido em usabilidade de design – com foco na superfície do material – e usabilidadepedagógica – concentrada na apresentação de feedback e de estratégias de leitura. Cinco alunos iniciantes de inglês leram um texto e responderam a perguntas de compreensão usando a atividade mediada por computador. Esse material fornecia desempenho assistido na forma de dicionário acopladoao texto, perguntas de compreensão com respostas abertas, e vários tipos de feedback ativados automaticamente. Os dados foram coletados por meio de auto-relato dos sujeitos, observação anotada e questionário pós-teste. Os resultados revelaram que os alunos – através do desempenho assistido –construíram sentido de um texto que estava além de sua competência lingüística.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-22
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/618
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/618/682
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 3, No 2 (2003)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100541861888