Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Pedro
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21300
Resumo: Resumo: Neste artigo, abordamos a relação sujeito-língua no âmbito da educação linguística (Simões, 2006) e de políticas de ensino escolar de língua portuguesa no Brasil (Rajagopalan, 2013). Partindo de Bakhtin (1997, 2010a, 2010b, 2015) e Volóchinov (2017), realizamos um diálogo teórico, sob o princípio de pesquisa interdisciplinar na Linguística Aplicada mestiça e ideológica (Moita Lopes, 2006, 2013), com o objetivo de problematizar questões políticas e culturais em torno de língua e educação linguística (Rajagopalan, 2013; Simões, 2006; Bagno; Rangel, 2005; Guimarães, 2002). Tomamos para análise políticas de ensino de português, particularmente aquelas que se instituem no processo de escolarização do campo jornalístico: a Lei 5.692/1971, os PCN (Brasil, 1998) e a BNCC (Brasil, 2018).Abstract: In this paper, we approached the subject-language relationship in the context of language education (Simões, 2006) and Portuguese school teaching policies in Brazil (Rajagopalan, 2013). Starting from Bakhtin (1997, 2010a, 2010b, 2015) and Volóchinov (2017), we carry out a theoretical dialogue, under the principle of interdisciplinary research in mixed and ideological Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006, 2013), with the aim of problematizing political and cultural issues around language and language education (Rajagopalan, 2013; Simões, 2006; Bagno; Rangel, 2005; Guimarães, 2002). We take for analysis Portuguese teaching policies, particularly those instituted in the schooling process of the journalism field: the Law 5.692/1971, the PCN (Brasil, 1998) and the BNCC (Brasil, 2018).
id UFMG-7_4e72da4cd122634d13ce33f52826696a
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/21300
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Languagerelação sujeito-língua; educação linguística; política de ensino de português; escolarização do campo jornalístico; Subject-language relationship; Language education; Portuguese teaching policy; Schooling of the journalistic field.Resumo: Neste artigo, abordamos a relação sujeito-língua no âmbito da educação linguística (Simões, 2006) e de políticas de ensino escolar de língua portuguesa no Brasil (Rajagopalan, 2013). Partindo de Bakhtin (1997, 2010a, 2010b, 2015) e Volóchinov (2017), realizamos um diálogo teórico, sob o princípio de pesquisa interdisciplinar na Linguística Aplicada mestiça e ideológica (Moita Lopes, 2006, 2013), com o objetivo de problematizar questões políticas e culturais em torno de língua e educação linguística (Rajagopalan, 2013; Simões, 2006; Bagno; Rangel, 2005; Guimarães, 2002). Tomamos para análise políticas de ensino de português, particularmente aquelas que se instituem no processo de escolarização do campo jornalístico: a Lei 5.692/1971, os PCN (Brasil, 1998) e a BNCC (Brasil, 2018).Abstract: In this paper, we approached the subject-language relationship in the context of language education (Simões, 2006) and Portuguese school teaching policies in Brazil (Rajagopalan, 2013). Starting from Bakhtin (1997, 2010a, 2010b, 2015) and Volóchinov (2017), we carry out a theoretical dialogue, under the principle of interdisciplinary research in mixed and ideological Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006, 2013), with the aim of problematizing political and cultural issues around language and language education (Rajagopalan, 2013; Simões, 2006; Bagno; Rangel, 2005; Guimarães, 2002). We take for analysis Portuguese teaching policies, particularly those instituted in the schooling process of the journalism field: the Law 5.692/1971, the PCN (Brasil, 1998) and the BNCC (Brasil, 2018).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCapesSimões, Pedro2024-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21300Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21300/1125615062http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21300/3457/*ref*/BAGNO, M. Dicionário crítico de Sociolinguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2017./*ref*/BAGNO, M.; RANGEL, E. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/LdCCsV35tZzGymcnq8DcW5p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 ago. 2020./*ref*/BAKHTIN, M. Hacia una filosofia del acto etico. Trad. Tatiana Bubnova. Barcelona: Anthropos, 1997./*ref*/BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad.Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010a. p. 26-48./*ref*/BAKHTIN, M. O romance de educação na história do realismo. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad.Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010b. p. 235-243./*ref*/BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015. p. 19-78./*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: MEC, 2018./*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998./*ref*/BUNZEN, C. A fabricação da disciplina escolar Português. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 885-911, set./dez. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v11n34/v11n34a14.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019./*ref*/CALVET, L. J. As políticas linguísticas. Trad. Isabel de Oliveira Duarte; Jonas Tenfen; Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2007./*ref*/CAVALCANTI, M. Educação linguística na formação de professores de língua: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 233-252./*ref*/CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf. Acesso em: 15 abr. 2016./*ref*/DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002./*ref*/DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; ROJO, R. (Org.). Os gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 41-73./*ref*/FARACO, C. A. O Brasil entre a norma culta e a norma curta. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 259-275./*ref*/FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008./*ref*/FONSECA, F. C. P. Mídia e democracia: falsas confluências. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 22, p. 13-24, jun. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/smkPpKnzYLQYPPjy7CtRXTL/. Acesso em: 20 jun. 2019./*ref*/FRANCHI, C. Mas o que é mesmo “gramática”?. São Paulo: Parábola, 2006./*ref*/GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Ed., 2010./*ref*/GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997./*ref*/GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002./*ref*/JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n. 1, jan./jun. 2001. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/server/api/core/bitstreams/c195e91b-ee3a-49cc-9893-6c5d49f8218c/content. Acesso em: 15 jun. 2019./*ref*/KELLNER, D.; SHARE, J. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 104 – Especial, p. 687-715, out. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hcZr4mDdbgTfSy3NWt8RptQ/. Acesso em: 10 jun. 2019./*ref*/LAGARES, X. C. Minorias linguísticas, políticas normativas e mercados. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 169-192./*ref*/MARCUSCHI, L. A. A construção do mobiliário do mundo e da mente: linguagem, cultura e categorização. In: MARCUSCHI, L. A. (Org.). Cognição, linguagem e práticas interacionais. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005. p. 124-145./*ref*/MARIANI, B. A redação do código civil: polêmica linguística, jurídica ou política? In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 237-257./*ref*/MILROY, J. Ideologias linguísticas e as consequências da padronização. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 49-87./*ref*/MIRANDA, M. A Ratio Studiorum e o desenvolvimento de uma cultura escolar na Europa moderna. Humanitas, v. 63, p. 473-490, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7319070/mod_resource/content/1/Ratio_Margarida_Miranda.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019./*ref*/MOITA LOPES, L. P. (Org.). Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-37./*ref*/MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44./*ref*/NASCIMENTO, G. Racismo Linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2020./*ref*/PETITAT, A. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Trad. Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994./*ref*/PIETRI, E. Sobre a constituição da disciplina curricular de língua portuguesa. Revista Brasileira de Educação, v. 15 n. 43 jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FQZbCMNLgkZpGstqJSWQ3gQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2019./*ref*/POSSENTI, S.; ILARI, R. Ensino de Língua e Gramática: alterar conteúdos ou alterar a imagem do professor? In: CLEMENTE, E.; KIRST, H. (Org.). Linguística Aplicada ao Ensino de Português. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992. p. 8-15./*ref*/RAJAGOPALAN, K. A norma linguística do ponto de vista da política linguística. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.) Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 121-128./*ref*/RAJAGOPALAN, K. Política de ensino de línguas no Brasil: história e reflexões prospectivas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 143-161./*ref*/RAJAGOPALAN, K. Linguagem e ética: algumas considerações gerais. In: RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003. p. 15-22./*ref*/RAZZINI, M. História da Disciplina Português na Escola Secundária Brasileira. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 4, p. 43-58 jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.bing.com/search?q=Hist%C3%B3ria+da+Disciplina+Portugu%C3%AAs+na+Escola+Secund%C3%A1ria+Brasileira.&cvid=3e93eeb2857946b08cf119a617442ff9&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOdIBBzQ3MmowajSoAgCwAgA&FORM=ANAB01&PC=U531. Acesso em: 25 ago. 2019./*ref*/ROCHA, S. P. V. Tornar-se quem se é: educação como formação, educação como transformação. 3er Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, v. 3, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5745250/mod_resource/content/1/ROCHA%2C%20Silvia%20P.V._Tornar-se%20quem%20se%20%C3%A9_educa%C3%A7%C3%A3o%20como%20forma%C3%A7%C3%A3o%2C%20educa%C3%A7%C3%A3o%20como%20transforma%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 21 ago. 2019./*ref*/SANTANA, M. V. M. Uma língua, uma nação? O papel dos vernáculos na formação dos estados nacionais europeus. In: FREITAG, L. M. K.; SILVA, L. R. (Org.). Percursos de uma Política Linguística no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. p. 29-50./*ref*/SIMÕES, A. R. G. S. M. A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade obrigatória. 2006. 378 f. (Doutorado em Didáctica) – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/4681#:~:text=Depois%20de%20um%20estudo%20explorat%C3%B3rio%20junto%20de%20uma,elementos%20did%C3%A1cticos%20%C3%BAteis%20para%20um%20trabalho%20educativo%20concreto. Acesso em: 25 ago. 2019./*ref*/SIMÕES, P. O projeto político-pedagógico-linguístico do trabalho com o campo jornalístico proposto no componente de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular. 2021. 216 f. (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: https://www.bing.com/search?q=O+projeto+pol%C3%ADtico-pedag%C3%B3gico-lingu%C3%ADstico+do+ trabalho+com+o+campo+jornal%C3%ADstico+proposto+no+componente+de+L%C3%ADngua+Portuguesa+da+Base+Nacional+Comum+Curricular&cvid=3518233eee904c90ac6331f4d325047b&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOdIBBzc3N2owajSoAgCwAgA&FORM=ANAB01&PC=U531. Acesso em: 20 nov. 2021./*ref*/SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.) Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 155-177./*ref*/STREET, B.; STREET, J. A escolarização do letramento. In: STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 121-144./*ref*/SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão ao bolsonarismo. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019./*ref*/THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis: Vozes, 1998./*ref*/VIEIRA, F. E. A gramática tradicional: história crítica. São Paulo: Parábola, 2018./*ref*/VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Volkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.Copyright (c) 2024 Pedro Simõeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-09T14:35:35Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/21300Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2024-05-09T14:35:35Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language
title Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language
spellingShingle Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language
Simões, Pedro
relação sujeito-língua; educação linguística; política de ensino de português; escolarização do campo jornalístico; Subject-language relationship; Language education; Portuguese teaching policy; Schooling of the journalistic field.
title_short Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language
title_full Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language
title_fullStr Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language
title_full_unstemmed Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language
title_sort Política, (educação de) língua e cultura: questões interdisciplinares para a pesquisa e o ensino de língua portuguesa / Politics, Language (education) and Culture: Interdisciplinary Considerations for the Research and Teaching of the Portuguese Language
author Simões, Pedro
author_facet Simões, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv relação sujeito-língua; educação linguística; política de ensino de português; escolarização do campo jornalístico; Subject-language relationship; Language education; Portuguese teaching policy; Schooling of the journalistic field.
topic relação sujeito-língua; educação linguística; política de ensino de português; escolarização do campo jornalístico; Subject-language relationship; Language education; Portuguese teaching policy; Schooling of the journalistic field.
description Resumo: Neste artigo, abordamos a relação sujeito-língua no âmbito da educação linguística (Simões, 2006) e de políticas de ensino escolar de língua portuguesa no Brasil (Rajagopalan, 2013). Partindo de Bakhtin (1997, 2010a, 2010b, 2015) e Volóchinov (2017), realizamos um diálogo teórico, sob o princípio de pesquisa interdisciplinar na Linguística Aplicada mestiça e ideológica (Moita Lopes, 2006, 2013), com o objetivo de problematizar questões políticas e culturais em torno de língua e educação linguística (Rajagopalan, 2013; Simões, 2006; Bagno; Rangel, 2005; Guimarães, 2002). Tomamos para análise políticas de ensino de português, particularmente aquelas que se instituem no processo de escolarização do campo jornalístico: a Lei 5.692/1971, os PCN (Brasil, 1998) e a BNCC (Brasil, 2018).Abstract: In this paper, we approached the subject-language relationship in the context of language education (Simões, 2006) and Portuguese school teaching policies in Brazil (Rajagopalan, 2013). Starting from Bakhtin (1997, 2010a, 2010b, 2015) and Volóchinov (2017), we carry out a theoretical dialogue, under the principle of interdisciplinary research in mixed and ideological Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006, 2013), with the aim of problematizing political and cultural issues around language and language education (Rajagopalan, 2013; Simões, 2006; Bagno; Rangel, 2005; Guimarães, 2002). We take for analysis Portuguese teaching policies, particularly those instituted in the schooling process of the journalism field: the Law 5.692/1971, the PCN (Brasil, 1998) and the BNCC (Brasil, 2018).
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-09
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21300
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/21300/1125615062
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/21300/3457
/*ref*/BAGNO, M. Dicionário crítico de Sociolinguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
/*ref*/BAGNO, M.; RANGEL, E. Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 5, n. 1, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbla/a/LdCCsV35tZzGymcnq8DcW5p/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 ago. 2020.
/*ref*/BAKHTIN, M. Hacia una filosofia del acto etico. Trad. Tatiana Bubnova. Barcelona: Anthropos, 1997.
/*ref*/BAKHTIN, M. O autor e a personagem na atividade estética. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad.Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010a. p. 26-48.
/*ref*/BAKHTIN, M. O romance de educação na história do realismo. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad.Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2010b. p. 235-243.
/*ref*/BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Teoria do romance I: a estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015. p. 19-78.
/*ref*/BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasil: MEC, 2018.
/*ref*/BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC, 1998.
/*ref*/BUNZEN, C. A fabricação da disciplina escolar Português. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 11, n. 34, p. 885-911, set./dez. 2011. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v11n34/v11n34a14.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019.
/*ref*/CALVET, L. J. As políticas linguísticas. Trad. Isabel de Oliveira Duarte; Jonas Tenfen; Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
/*ref*/CAVALCANTI, M. Educação linguística na formação de professores de língua: intercompreensão e práticas translíngues. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 233-252.
/*ref*/CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf. Acesso em: 15 abr. 2016.
/*ref*/DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais & ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002.
/*ref*/DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B.; ROJO, R. (Org.). Os gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004. p. 41-73.
/*ref*/FARACO, C. A. O Brasil entre a norma culta e a norma curta. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 259-275.
/*ref*/FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola, 2008.
/*ref*/FONSECA, F. C. P. Mídia e democracia: falsas confluências. Rev. Sociol. Polít., Curitiba, 22, p. 13-24, jun. 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsocp/a/smkPpKnzYLQYPPjy7CtRXTL/. Acesso em: 20 jun. 2019.
/*ref*/FRANCHI, C. Mas o que é mesmo “gramática”?. São Paulo: Parábola, 2006.
/*ref*/GERALDI, J. W. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro e João Ed., 2010.
/*ref*/GERALDI, J. W. Portos de passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
/*ref*/GUIMARÃES, E. Semântica do Acontecimento. Campinas: Pontes, 2002.
/*ref*/JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. n. 1, jan./jun. 2001. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/server/api/core/bitstreams/c195e91b-ee3a-49cc-9893-6c5d49f8218c/content. Acesso em: 15 jun. 2019.
/*ref*/KELLNER, D.; SHARE, J. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educ. Soc., Campinas, v. 29, n. 104 – Especial, p. 687-715, out. 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hcZr4mDdbgTfSy3NWt8RptQ/. Acesso em: 10 jun. 2019.
/*ref*/LAGARES, X. C. Minorias linguísticas, políticas normativas e mercados. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 169-192.
/*ref*/MARCUSCHI, L. A. A construção do mobiliário do mundo e da mente: linguagem, cultura e categorização. In: MARCUSCHI, L. A. (Org.). Cognição, linguagem e práticas interacionais. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2005. p. 124-145.
/*ref*/MARIANI, B. A redação do código civil: polêmica linguística, jurídica ou política? In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola, 2011. p. 237-257.
/*ref*/MILROY, J. Ideologias linguísticas e as consequências da padronização. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 49-87.
/*ref*/MIRANDA, M. A Ratio Studiorum e o desenvolvimento de uma cultura escolar na Europa moderna. Humanitas, v. 63, p. 473-490, 2011. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7319070/mod_resource/content/1/Ratio_Margarida_Miranda.pdf. Acesso em: 15 jun. 2019.
/*ref*/MOITA LOPES, L. P. (Org.). Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. p. 15-37.
/*ref*/MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44.
/*ref*/NASCIMENTO, G. Racismo Linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo. Belo Horizonte: Editora Letramento, 2020.
/*ref*/PETITAT, A. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Trad. Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
/*ref*/PIETRI, E. Sobre a constituição da disciplina curricular de língua portuguesa. Revista Brasileira de Educação, v. 15 n. 43 jan./abr. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/FQZbCMNLgkZpGstqJSWQ3gQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 ago. 2019.
/*ref*/POSSENTI, S.; ILARI, R. Ensino de Língua e Gramática: alterar conteúdos ou alterar a imagem do professor? In: CLEMENTE, E.; KIRST, H. (Org.). Linguística Aplicada ao Ensino de Português. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1992. p. 8-15.
/*ref*/RAJAGOPALAN, K. A norma linguística do ponto de vista da política linguística. In: LAGARES, X. C.; BAGNO, M. (Org.) Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2011. p. 121-128.
/*ref*/RAJAGOPALAN, K. Política de ensino de línguas no Brasil: história e reflexões prospectivas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Linguística Aplicada na modernidade recente: festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola, 2013. p. 143-161.
/*ref*/RAJAGOPALAN, K. Linguagem e ética: algumas considerações gerais. In: RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003. p. 15-22.
/*ref*/RAZZINI, M. História da Disciplina Português na Escola Secundária Brasileira. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 4, p. 43-58 jan./jun. 2010. Disponível em: https://www.bing.com/search?q=Hist%C3%B3ria+da+Disciplina+Portugu%C3%AAs+na+Escola+Secund%C3%A1ria+Brasileira.&cvid=3e93eeb2857946b08cf119a617442ff9&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOdIBBzQ3MmowajSoAgCwAgA&FORM=ANAB01&PC=U531. Acesso em: 25 ago. 2019.
/*ref*/ROCHA, S. P. V. Tornar-se quem se é: educação como formação, educação como transformação. 3er Congreso Latinoamericano de Filosofía de la Educación, v. 3, 2015. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5745250/mod_resource/content/1/ROCHA%2C%20Silvia%20P.V._Tornar-se%20quem%20se%20%C3%A9_educa%C3%A7%C3%A3o%20como%20forma%C3%A7%C3%A3o%2C%20educa%C3%A7%C3%A3o%20como%20transforma%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 21 ago. 2019.
/*ref*/SANTANA, M. V. M. Uma língua, uma nação? O papel dos vernáculos na formação dos estados nacionais europeus. In: FREITAG, L. M. K.; SILVA, L. R. (Org.). Percursos de uma Política Linguística no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2015. p. 29-50.
/*ref*/SIMÕES, A. R. G. S. M. A cultura linguística em contexto escolar: um estudo no final da escolaridade obrigatória. 2006. 378 f. (Doutorado em Didáctica) – Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa, Universidade de Aveiro, Aveiro. Disponível em: https://ria.ua.pt/handle/10773/4681#:~:text=Depois%20de%20um%20estudo%20explorat%C3%B3rio%20junto%20de%20uma,elementos%20did%C3%A1cticos%20%C3%BAteis%20para%20um%20trabalho%20educativo%20concreto. Acesso em: 25 ago. 2019.
/*ref*/SIMÕES, P. O projeto político-pedagógico-linguístico do trabalho com o campo jornalístico proposto no componente de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular. 2021. 216 f. (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. Disponível em: https://www.bing.com/search?q=O+projeto+pol%C3%ADtico-pedag%C3%B3gico-lingu%C3%ADstico+do+ trabalho+com+o+campo+jornal%C3%ADstico+proposto+no+componente+de+L%C3%ADngua+Portuguesa+da+Base+Nacional+Comum+Curricular&cvid=3518233eee904c90ac6331f4d325047b&gs_lcrp=EgZjaHJvbWUyBggAEEUYOdIBBzc3N2owajSoAgCwAgA&FORM=ANAB01&PC=U531. Acesso em: 20 nov. 2021.
/*ref*/SOARES, M. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, M. (Org.) Linguística da norma. São Paulo: Loyola, 2002. p. 155-177.
/*ref*/STREET, B.; STREET, J. A escolarização do letramento. In: STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. p. 121-144.
/*ref*/SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão ao bolsonarismo. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.
/*ref*/THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis: Vozes, 1998.
/*ref*/VIEIRA, F. E. A gramática tradicional: história crítica. São Paulo: Parábola, 2018.
/*ref*/VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Volkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Pedro Simões
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Pedro Simões
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 24, No 2 (2024): Revista Brasileira de Linguística Aplicada
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099194441728